×

Biografia de Donovan Leitch

Donovan Leitch nasceu em Maryhill, Glasgow, na Escócia, em 10 de maio de 1946. A família mudou-se da dura e áspera bomba cicatrizes da cidade de Glasgow e da exuberante paisagem verde de Hertfordshire, Inglaterra, quando Donovan tinha dez anos.

A mudança para Hatfield teve um efeito profundo sobre Donovan e influenciou grandemente a sua compreensão da beleza e da natureza, temas que ele buscou expressar em suas canções mais cedo. Sua música acabaria por chegar a toda uma geração durante os anos sessenta revolucionário e continua a influenciar a poesia e letras de músicas de décadas posteriores.

Donovan entrou na faculdade e descobri um mundo de idéias da Boêmia, o budismo, a poesia, a arte eo pensamento radical. He went to Art school but dropped out. Ele foi para a escola de arte, mas desistiu.

Em 1963, tendo trabalhado uma série de operárias e os empregos nas fábricas, Donovan ouvido a chamada da estrada aberta. He hitchhiked down to St. Ele carona na cidade de St. Ives, na Cornualha, onde ele dormia nas praias. Para Donovan este era um ponto de viragem. Ele se tornou um trovador errante, escrever suas próprias letras originais.

Voltando ao pais em sua casa Hatfield após o verão acabou, ele continuou sua educação auto escrever e aprender violão. do seu tempo foi gasto em local próximo de clubes St. Albans. Donovan influências mais durante este período foram músicos como Martin Carthy, Woody Guthrie, Alex Campbell, Ramblin 'Jack Elliott, e um saco misto de blues, jazz e canções folclóricas.

Sua primeira oportunidade profissional surgiu quando seus gerentes, Geoff Stevens e Peter Éden, apresentou-o a Elkan Allan, o produtor da série de TV inovadora "Ready Steady Go", que tomou a etapa inaudita de reserva Donovan para três shows consecutivos." Aos dezoito anos, Donovan subitamente encontrou-se no número três no Reino Unido escolhe cartas com seu primeiro disco, "Catch the Wind".

Ele seguiu esse sucesso com esse Top Ten hits como "Colours", "Azul Turquesa", e "Soldado Universal", junto com seu primeiro álbum, "What's Bin fez eo que Bin Hid. ." Ao longo dos anos sessenta Donovan ampliou sua sequência com músicas como "Sunshine Superman", "Mellow Yellow", "Hurdy Gurdy Man", "Atlantis", "há uma montanha" e "Temporada de Bruxa".

Em contraste com os Beatles e os Rolling Stones, Donovan ficou sozinho como um artista solo em capturar os corações e mentes de um novo público, capaz de realizar grandes 'a atenção de uma multidão com sua guitarra e seu repertório de canções originais com base em seu amor e respeito pela natureza e sua crença na paz e harmonia. Ele marchou contra o desarmamento nuclear com o movimento CND e escreveu canções que protestava coSua preocupação com o meio ambiente foi expressa em muitas de suas composições e continua a atrair um novo público e os jovens à procura de algum significado mais profundo em suas vidas.

Em 1965, quase entregou único, introduzido Donovan milhões de seus fãs para as verdades espirituais, o tempo honrado caminho do yoga Eurásia. Ele percebeu a mudança para um mundo melhor só pode vir através do cultivo de amor e compaixão. Sua música transmitiu essa mensagem de paz. Já um amigo (não creditado e musical convidado ocasional) dos The Beatles, Donovan foi um dos músicos britânicos de perfil alto, que com os Beatles e os Rolling Stones e da atriz Mia Farrow, entre outros, foram atraídos para os ensinamentos filosóficos do guru indiano, o Mahareshi Mahesh Yogi, em finais dos anos sessenta e viajou à Índia para estudar com ele.

Durante os anos setenta e início dos anos oitenta Donovan continuou a executar e lançar álbuns que expressou sua preocupação apaixonado pelo meio ambiente e sua busca de consciência espiritual e conhecimento. Por outro lado, ele também apareceu como vocalista convidado em choque precoce-rockers Cooper "Alice Billion Dollar Bebês hit song ". Seus álbuns 'Cosmic Wheels' e 'Neutronica "estimular uma retomada do movimento pela paz no início dos anos oitenta.Este período foi um momento de retiro e viver tranquilamente com sua família em Joshua Tree, na Califórnia, ainda continua a escrever e trabalhar em vários projetos que estão começando agora a dar frutos.

Em 1990, Donovan e sua esposa Linda voltou a viver no sul da Irlanda.Ele viajou do Reino Unido com o "Hurdy Gurdy Tour 'e passou alguns anos escrevendo sua autobiografia e compondo novas canções.

No verão de 1994, Donovan se reuniu com uma série de amigos do músico, incluindo Noel Redding (ex-Jimi Hendrix Experience), Marianne Faithfull, Phil Maio (Pretty Things), Paul Jones (Blues Band) e enteado Julian Jones a apresentar uma show em homenagem a Brian Jones em Marquee Club de Londres.

Em 1995, Donovan apresentou dois documentários de rádio parte, Joan Baez, produzido por Kevin Howlett para a BBC Radio 2, e terminou um documentário de rádio da BBC da própria vida a sua obra, que foi ao ar no verão de 1995. Donovan também estrelou, numa encenação de uma lenda irlandesa, 'Os Filhos de Lir ", que teve a rave anúncios na Irlanda.

Em 1996, Donovan começou a trabalhar em um novo álbum ("Sutras"), com 1995 de Produtor do Ano, Rick Rubin.Um fã de longa data de Donovan, Rubin produziu também o retorno altamente aclamados álbuns de Johnny Cash, e top vender CDs de artistas tão diversos como Run-DMC, Red Hot Chili Peppers, Mick Jagger, e Macy Gray.

O álbum de Donovan's American Recordings Rubin é rica em sabores únicos de Donovan e cores. A encantadora "Por favor, não se dobram", em particular, reafirma a-touch escrevendo música que ainda é de ouro.

Para Donovan, esta foi mais do que um regresso auspicioso para os olhos do público, foi uma retomada de sua viagem: "Sempre que me perguntam onde eu estive todos esses anos, a minha resposta é que eu nunca fui um artista".

Donovan gravou a canção sixties "Atlantis" com a girl band alemã No Angels produzido pelo talentoso Leslie Manoki de Red Rock Studios, foi a número 5 nas paradas alemãs, vendendo mais de 500,000 cópias e vai ganhar um disco de ouro. O single foi lançado como parte do lançamento do filme da Disney "Atlantis The Lost Empire".

Um filme da vida de Donovan e trabalhar pelo premiado documentarista Hannes Rossacher da Doro Productions, de Viena, está atualmente em produção.

Em 2003 chegou ao fim, grandes contribuições para a canção de Donovan e poesia receberam reconhecimento pela Universidade de Hertfordshire. Ele recebeu um título honorário de Doutor em Letras St. Albans Catedral no 19 de novembro. Donovan voltou para Hatfield e St. Albans para receber a honra, revisitando a sua família, os lugares que tanto influenciou a sua vida e músicas.

Após a venda de shows Donovan deu em Manchester e Londres, em janeiro deste ano, ele retornou para a cidade de seu nascimento, Glasgow, em maio 2004 para comemorar mais um concerto "Sixty Four", o ano que viu estabelecidos no sua carreira notável e também o título do inédito CD de gravações já a partir desse ano.