×

Biografia de DZK

DZK é uma banda de Punk Rock brasileira formada no início dos anos 80, em Santo André, no ABC paulista.

Surgida no início dos anos 80 no município de Santo André, ABC paulista, com o nome de Decadência Social, passou por várias formações até começar a participar de shows. Em 1982 partipou do festival O Começo do Fim do Mundo.

Já com o nome de DZK (Dizikilibriu Social), particiou da coletânea Ronda Alternativa, que era o nome de um programa de Punk Rock da Rádio Clube de Santo André (hoje Rádio Trainon AM), com a música "Juventude" em 1988. Logo após, a banda se separa.

Após 2 anos parado, o bateirista Makarrão (o único membro da formação original), remontou a banda. Colocando anúncio em jornais e lojas de discos, encontra o vocalista Barata que também procurava uma banda com os mesmos ideais. Logo após o baixista Charuto se junta a eles.

Em 1992, são gravados 2 compactos duplos, tendo Barão na guitarra. Em 1993, as gravações dos dois compactos são relançadas no seu primeiro álbum, De Geração para Geração, Eternamente Punk. O disco também traz seis gravações inéditas com Chileninha, guitarrista da banda na época.

Em 1994, Chileninha sai do grupo e a formação é fixada com a vinda do guitarrista Flexa, que frequentava os ensaios da banda. Em 1997 o primeiro LP é relançado em CD com mais 7 músicas.

Em dezembro de 2000 é lançado seu segundo álbum Imperialistas.

Entre 2000 e 2005 são lançadas algumas coletâneas com a participação do DZK, entre elas a coletânea Aviso Final, lançada em 2005 com 2 músicas inéditas.

Em fevereiro de 2004, Flexa sai da banda. Boka, baterista do grupo Paranóia Nuclear, é convidado e assume o posto de guitarrista a partir de junho de 2004.

Em setembro de 2006 é lançado o álbum Fui Punk.

Em abril de 2007, Boka deixa a banda por motivos particulares, mas mesmo assim o DZK não pára, ocupando seu lugar temporariamente os guitarristas Robson e Cão. Em novembro de 2007, o DZK volta com uma de suas formações mais clássicas com a volta do guitarrista Flexa.

Em Julho de 2008 é lançado o álbum Tributo ao DZK, projeto iniciado em 2005, pela banda 88Não!. Dunga do DZK e Xinêz do Excomungados, retomaram o projeto e o idealizaram. O álbum traz 27 Bandas e uma faixa com o DZK.