×

Biografia de Edge Of Sanity

Edge of Sanity foi uma banda de death metal sueco, cujo trabalho muitas vezes delved experimental, mesmo progressistas, território. Enquanto artistas como Bathory e Imperador tinha gravado canções que podiam ser considerados épicos, Edge of Sanity ao lado de Opeth são considerados como sendo o primeiro a fundir estilos extremos como death metal e black metal com rock progressivo genuíno.

A banda afirmou como uma morte sólido-metal no seu primeiro lançamento Nothing But Death Remains, mas o seu segundo lançamento Unorthodox, com faixas como "Enigma" e "When All Is Said," mostrou-lhes ramificando para fora de alguns dos gênero convenções. Os Sofrimentos Spectral, Until Eternity Ends, e Purgatory Afterglow continuou a tendência, pelo que, o lançamento do 1996's Crimson foram gravação full-on metal progressivo. Crimson foi um álbum de 40 minutos conceito que consiste inteiramente de uma faixa, relativamente a um futuro pós-apocalíptico em que a humanidade perdeu a capacidade de procriar. Depois de mais um álbum, 1997's Infernal, o guitarrista / vocalista / compositor Dan Swanö deixou a banda, e sua saída é geralmente associado a um declínio na qualidade do material da banda. Swanö foi substituído por Robert Karlsson, o vocalista do Pan.Thy.Monium (projeto de um lado em que Swanö também estava envolvido), mas depois de mais um álbum, Cryptic mesmo ano, a banda acabou.

Em 2003, Swanö convocado o equipamento como um one-man band (com vários músicos, no entanto) e gravou uma seqüência de Crimson, naturalmente, o direito Crimson II. Imediatamente após, ele redissolvido o projeto, e foi em silêncio desde então.