×

Biografia de Edinho Perlin

O farmacêutico Edison Luis Martins Perlin, é um apaixonado pelo nativismo desde criança. Mas por conta de uma surpresa do destino, a música gaúcha se tornou bem mais que um hobby em sua vida. Após ser hospitalizado e ter complicações que o deixaram com problema em uma das pernas, Edinho Perlin, como é conhecido, perdeu um pouco do entusiasmo de outrora.

Por um tempo, a depressão ficou no lugar da disposição que o gabrielense tinha, tanto profisional como social. Mas ele decidiu que a tristeza não iria lhe derrubar. Então, com a ajuda da música gaudéria, resolveu se reerguer e transformar a experiência em arte.

Não é de hoje que a arte serve como ferramenta de inclusão e ressocialização. A música, o teatro, as artes visuais, a literatura e o cinema são comprovadamente instrumentos que ajudam muita gente a retomar a autoestima e tocar a vida adiante.

Foi exatamente esse tipo de situação que Edinho vivenciou. O resultado prático dessa experiência foram dois discos. O primeiro é Silhuetas do Campo (2006) e, o segundo, Acordes Pampeanos (2009).

Conforme o próprio artista, a palavra acorde do título tem a ver com o fato de o gaúcho acordar cedo para a lida campeira, além do significado musical.

"Um acorde musical musical é formado por três notas. Assim como o trabalho do gaúcho precisa de três elementos básicos: o campo, o homem e o cavalo" – compara Edinho.

O registro mais recente traz letras mais reflexivas e otimistas que o anterior, que teve uma temática mais autobiográfica, falando das dificuldades pelas quais Edinho passou.

Para que a sonoridade do disco estivesse de acordo com a proposta das composições, com um clima mais para cima, o cantor usou ritmos como chamamé, xote, vanera e milonga.

Além disso, contou com os préstimos de músicos respeitados dentro da música regionalista, como Nielsen Santos (cordeona botoneira e pandeiro) e Marcello Caminha (violões e contrabaixo), que também produziu o álbum.

Já Silhuetas do Campo contou com a produção do conterrâneo Rogério Melo, integrante de um dos grupos mais celebrados da música nativista da atualidade: César Oliveira e Rogério Melo.

Edinho Perlin cantor e compositor gabrielense,tem um cd independente gravado, "Silhuetas de Campo", 2006, com parceiros como César Oliveira, Rogério Melo, Gaspar Machado, Airton Pimentel, André Oliveira, Francisco Luzardo, Alex Silveira entre outros. Músicos Marcello Caminha, Diego Caminha, Luciano Maia, Nielsen Santos.

Está em fase de gravação do Novo Ca "Acordes Pamperos", lançamento março/09, de produção Marcello Caminha e gravado na ACIT. Todo cd viaja pelos ritmos mais variados,denotando o estilo campeiro da fronteira-oeste do estado,nas letras dos grandes poetas e nas melodias autênticas da região.