×

Biografia de Eduardo Lages

Eduardo José Soares Lages
11/3/1947 Niterói, RJ

Iniciou sua carreira artística como arranjador, regente e compositor ligado ao Movimento Artístico Universitário (MAU).

Fez parte do Quarteto Forma, atuando, como arranjador, regente, músico e vocalista, no LP gravado pelo grupo.

Participou de diversos festivais de música, destacando-se como autor das seguintes canções: "Canto da Praia Grande" (c/ Paulinho Machado), interpretada pelo Momento Quatro, 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1969); "Razão de paz pra não cantar" (c/ Alézio Barros), interpretada por Claudia, 4° lugar no IV Festival Internacional da Canção Popular, 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1971) e premiada nas categorias Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Intérprete no Festival da Canção do Peru; "Retirada" (c/ Alézio Barros), interpretada por Sonia Lemos, 2º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1970); "A nave" (c/ Márcio Proença), interpretada por Claudia, 1º lugar no Festival Fluminense da Canção Popular (1972); "Água clara" (c/ Paulinho Machado), interpretada por Eduardo Conde, 1º lugar no Festival de Belo Horizonte; "Canção de amor e paz" (c/ Alézio Barros), 1º lugar no Festival da Canção do México, interpretada por Claudia e agraciada com os prêmios de Melhor Música, Melhor Letra, Melhor Arranjo e Melhor Intérprete.

Atuou como diretor musical, maestro e arranjador da casa de espetáculos Vivará (RJ), no show realizado por Benito de Paula, tendo como convidado especial o Maestro Radamés Gnattali.

Participou, como diretor musical, compositor e arranjador, dos musicais infantis "Sonho de Alice" e "A Bela Adormecida", estrelados por Myriam Rios.

Atuou como pianista da casa noturna Chiko's Bar (RJ), ao lado de Luis Carlos Vinhas, Edson Frederico, Luizinho Eça e Nana Caymmi.

Trabalhou durante 17 anos como arranjador e diretor musical contratado da TV Globo, tendo sido responsável por programas como "Globo de Ouro", "Fantástico" e "Moacyr Franco Show", entre outros. Compôs diversas vinhetas musicais para essa emissora, como as do "Jornal Nacional", "Sessão de Gala" e "Jornal das Dez", entre outras.

Atuou, como arranjador e produtor musical, com Marcos Valle e, como tecladista e arranjador, com artistas como Zezé Di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Agnaldo Timóteo, Roberta Miranda, Nélson Gonçalves, entre outros.

A partir de 1979, passou a trabalhar como arranjador, regente e diretor musical de Roberto Carlos, tendo sido responsável por 20 especiais de fim de ano realizados pelo cantor para a TV Globo.

Em 1998, participou, como arranjador e regente, do concerto "Pavarotti e Roberto Carlos", realizado em Porto Alegre (RS). Ainda nesse ano, atuou como arranjador e diretor musical do evento "Encontro com a Família", realizado durante a visita do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, com a participação da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Em 2000, exerceu a função de coordenador musical no concerto realizado por Luciano Pavarotti, Gal Costa e Maria Bethânia, em Salvador (BA). Ainda nesse ano, participou, como arranjador e regente, do especial "A música do século", realizado pela Rede Globo.

Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Adriana, Agostinho dos Santos, Agnaldo Timóteo, João Paulo e Daniel, Rosemary, Claudia, Nélson Gonçalves, Emílio Santiago, Claudette Soares e Roberto Carlos, entre outros.

Ao longo de sua carreira, recebeu diversos prêmios, como Melhor Compositor do Ano 1970 (Associação Fluminense de Jornalistas), Honra ao Mérito 1979 por Serviços Prestados (Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil), Honra ao Mérito 1987 (Academia Internacional de Música) e Troféu Rádio Globo 1980, como Melhor Maestro, entre outros.

Lançou, em 2005, o CD "Emoções", que vendeu mais de 100.000 cópias.

No ano seguinte, lançou o CD "Cenário", contemplado com Disco de Ouro.

Em 2007, lançou, em CD e DVD, "Com amor", gravado no Teatro Municipal de Niterói (RJ), passando por bossa nova, com "Chega de saudade" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), músicas da Jovem Guarda, como "Gatinha manhosa" (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), e canções do repertório dos Beatles, como "Michelle" (John Lennon e Paul McCartney).