×

Biografia de Elegy

Elegy (NLD) - Progressive Power Metal

Em 1986 o guitarrista Henk van de Laars e o baixista Martin Helmantel formam a banda e gravam a primeira demo entitulada "Metricide". Já em 1988 após a gravação da sua Segunda demo, "Better Than Bells", a banda entra em excursão com Diamond and Angelwitch.

Com término da turne européia em 1989, Ed Warby (bateria) e Eduard Hovings (vocais) juntam-se a banda para a gravação da terceira demo "The Elegant Solution".

De 1989 a 1992 a banda passa pôr um período de poucos acontecimentos, mas em 1993 com a conquista do primeiro lugar em um concurso de talentos rendeu a banda a gravação do primeiro álbum entitulado "Labyrinth Of Dreams" que saiu pelo selo Shark Records. Para promover o novo álbum o Elegy excursionou pelo Japão, Holanda e Bélgica.

Em 1994 a formação da banda sofre outras modificações: Dirk Bruinenberg substitui Ed Warby e Gilbert Pot (guit) se junta a banda para a gravação do segundo álbum “Supremacy” na qual é lançado na primavera de 1994, onde o Elegy se junta as bandas Annihilator, Phantom Blue, The Gathering and Gorefest para uma turne européia. .

No verão de 1995 é lançado o terceiro álbum “Lost”, que recebe boas críticas da mídia. Mas Gilbert Pot (guitarra) e Eduard Hovinga (vocais) deixam a banda antes da turne com Yngwie Malmsteen começar. Eduard Hovinga forma uma nova banda de metal melódico chamada Prime Time.

Para substituir Eduard Hovinga é chamado em 1996 Ian Parry que anteriormente foi vocalista de bandas como Hammerhead, Mono Pacific e Airrace e tinha mais de dez anos de experiência , uma carreira solo de sucesso e uma voz brilhante que alcança mias de três oitavas, ou seja, o substituto perfeito. Assim no verão deste mesmo ano a banda lança um EP chamado "Primal Instinct”.

Maio de 1997 o álbum "State Of Mind" é lançado e a banda sai em uma turne européia abrindo para o Stratovarius. Turnê esta de grande êxito.

Em 1999 novamente ocorre mudança na formação: Chris Allister (teclado) se junta a banda e em agosto o conceitual album “"Manifestation Of Fear" é lançado. Em setembro do mesmo ano o Elegy entra em turne com a banda americana Kamelot.

No ano de 2000 o álbum "The Forbidden Fruit" é gravado e lançado em 18 setembro deste mesmo ano. Novamente mais mudanças ocorrem em suam formação: Patrick Rondat (guitarra), anteriormente integrante da banda do músico francês Jean Michel Jarre, se junta a banda. Já Chris Allister (teclado) e o fundador Henk Van der Laars (guitarra) deixam a banda.

Em 2003 a banda participou do projeto Locomotive Music – tributo ao Led Zeppelin gravando uma versão de “Rock & Roll” para o álbum '”The Metal Zeppelin - The Music Remains The Same”. Parry e o tecladista Joshua Dutrieux trabalharam em álbum chamado “Consortium Project”, “Terra Incognita (The Undiscovered World)”

Patrick Rondat atualmente está trabalhando com o baixista Patrice Guers e o baterista Dirk Bruinenburg na gravação de um novo álbum solo entitulado “Ephemeral World” nos estúdios Bazement na Alemanha, que tem lançamento previsto para abril deste ano.