×

Curiosidades sobre Elvis Presley

Enviar curiosidade >
  • Segundo o jornalista Richie Unterberger, da enciclopédia musical online All Music Guide, Elvis Aaron Presley fez diferença porque suas gravações da década de 50 estabeleceram a linguagem básica do rock'n'roll, enquanto sua presença de palco, explosiva e sexual, definiu os parâmetros para a imagem desse gênero musical.
  • Em 1945, Elvis participou num concurso de novos talentos na "Feira Mississippi-Alabama", onde conquistou o segundo lugar e o prémio de 5 dólares, mais ingressos para todas as diversões. Elvis, na ocasião, cantou Old Shep, canção que retrata o desespero de um menino pela perda de seu cão. No mesmo ano, o seu pai presenteou-o com um violão, que passou a ser a sua companhia constante, inclusive na escola.
  • Em 1956, Elvis tornou-se uma sensação internacional. Com um som e estilo que, uníssonos, sintetizavam suas diversas influências, ameaçavam a sociedade conservadora e repressiva da época e desafiavam os preconceitos múltiplos daqueles idos, Elvis fundou uma nova era e estética em música e cultura populares, consideradas, hoje, "cults" e primordiais, mundialmente.
  • O "rei", como era chamado pela comunidade de fãs de todo o mundo, apresentou-se, após seis meses de treinamento nos EUA, no 32º Regimento da 3ª Divisão Blindada de Friedberg (Ray Barracks), lugarejo de 18 mil habitantes ao norte de Frankfurt. Por casualidade, no local passa um rio chamado Usa. Além disso, durante a Segunda Guerra Mundial o regimento havia sido comandado pelo lendário general Patton. Hoje em dia, Friedberg é centro de peregrinação dos fãs de Elvis na Europa.
  • Em 1945, Elvis participou num concurso de novos talentos na "Feira Mississippi-Alabama", onde conquistou o segundo lugar e o prémio de 5 dólares, mais ingressos para todas as diversões. Elvis, na ocasião, cantou Old Shep, canção que retrata o desespero de um menino pela perda de seu cão. No mesmo ano, o seu pai presenteou-o com um violão, que passou a ser a sua companhia constante, inclusive na escola.
  • O túmulo do cantor é um dos mais visitados do mundo. No aniversário de sua morte, milhares de fãs acorrem à mansão onde Elvis viveu e está sepultado para prestar homenagens ao Rei. O local é preservado como um santuário. A devoção chegou a tal ponto que alguns já dão como certo o surgimento de uma nova religião devotada a Elvis Presley.
  • Nos seus primeiros anos de vida, cresceu em meio aos destroços de um furacão que devastou sua cidade no dia 5 de abril de 1936. Esse triste facto ocasionou, mesmo o estado do Mississipi sendo na época um centro do racismo americano, uma união entre brancos e negros, que deixaram de lado por algum tempo, o conflito racial, tudo em prol da reconstrução da cidade.
  • Durante os anos 70, o Rei fechava a sala de projeções do Memphian Theater para comandar suas sessões cinematográficas, quando, na maioria das vezes, assistia a filmes de caratê.
  • No dia 7 de Julho de 1953 a canção "Blue Moon Of Kentucky" chega ao primeiro lugar na parada country da Billboard na cidade de Memphis e "That's All Right" atinge o quarto lugar da mesma parada.
  • O ex-presidente americano Nixon recebeu uma carta de Elvis onde o Rei dizia estar iniciando um projeto de estudo e prevenção do uso de entorpecentes. Nixon nomeou Presley como embaixador americano anti-drogas.
  • As suas influências musicais foram o pop da época, particularmente Dean Martin; o country; a música gospel, ouvida na 1ªIgreja Evangélica Assembleia de Deus da sua cidade; o R&B, capturado na histórica "Beale Street", em sua adolescência, na cidade de Memphis; além de seu apreço pela música erudita particularmente a ópera. Um de seus maiores ídolos era o tenor Mario Lanza e, naturalmente, cantores gospel como J. D. Sumner, seu preferido.
  • Em 1974, Graceland foi usada para ilustrar o álbum "Recorded live on Stage in Memphis" tornando a mansão ainda mais famosa.
  • Elvis foi o primeiro músico do rock n’roll a ser homenageado com um selo postal.
  • Certa vez, um metalúrgico deu um soco em Elvis, alegando que o amor de sua mulher pelo ídolo causou o fim de seu casamento. Após ser preso, o acusado não teve dinheiro para pagar a fiança de cerca de 20 dólares e permaneceu na cadeia.
  • A comida favorita de Elvis era um sanduíche feito com pão de forma, pasta de amendoim e banana.
  • Poucos sabem que, de certa forma, Elvis já imaginava que não viveria por muito tempo, tanto que no mesmo ano de seu falecimento, já havia preparado um testamento, em que os principais beneficiários foram seu pai, Vernon, e Lisa Marie Presley, sua única filha. No reveillon de 76, Elvis Presley realizou um show de fim de ano em Pittsburgh. Após o concerto, o Rei confidenciou a pessoas próximas, como o cantor de apoio J.D. Sumner, que achava que sua morte estava se aproximando. Como tinha uma forte espiritualidade, o cantor já teria sinais de que sua passagem estava se completando.
  • Oito milhões de cópias dos discos de Elvis Presley se esgotaram em apenas cinco dias após sua morte, em agosto de 1977. Mesmo depois de três décadas de sua morte, seus herdeiros continuam faturando alto. Só no ano 2000, a venda de discos, somadas a de ingressos para visitar sua mansão e souvenirs com a imagem do Rei renderam 35 milhões de dólares.
  • Muitos de seus admiradores postulam que somente o seu talento e perseverança o mantiveram "vivo" até os dias atuais e que a descrição de que ele só fez sucesso por possuir uma aparência de certa forma agradável, não é mais considerada como uma versão admissível pelos biógrafos sérios e historiadores daquela época e da música, sendo consideradas nos dias atuais como risíveis e recheadas de clichê.
  • Elvis teve um irmão gêmeo que nasceu morto. O Rei chegou ao mundo 35 minutos depois do irmão. Amigos contam que ele não só sentia a presença do irmão como, às vezes, conversava com ele.
  • Em 1966 Elvis resolveu gravar mais um disco gospel, intitulado "How Great Thou Art". O cantor estava em um de seus piores momentos, suas trilhas sonoras estavam sendo criticadas e as vendagens baixas demonstravam que algo ia muito mal em sua carreira musical. Mesmo debaixo de toda a pressão Elvis chamou outros músicos, caprichou na formação de um belo grupo vocal, fez os arranjos e comandou cada ponto de gravação do seu segundo álbum Gospel. Assim foi lançado "How Great thou Art" que em pouco tempo chegou aos mais altos postos de vendagem e demonstrou a todos que o único problema na carreira do rei naquele momento era a má qualidade do material que lhe era imposto pelos estúdios de cinema. Com este disco Elvis ganhou o prêmio Grammy, o primeiro de sua carreira, então, Elvis reuniu coragem suficiente e decidiu que iria se afastar de Hollywood e de suas trilhas de gosto duvidoso. Iria voltar a se apresentar ao vivo e o mais importante, iria exercer maior controle musical em sua carreira a partir daí.
  • Várias de suas jumpsuits, os macacões usados por Elvis a partir de 1969, estão em exposição hoje em dia em Graceland.
  • Sempre que entrava em estúdio para gravar uma nova trilha sonora ou um novo trabalho qualquer, Elvis se aquecia cantando música gospel, antes da gravação principal, aquela era uma forma de se preparar para mais um rodada de gravações. No final dos anos 50, o produtor de Elvis, Steve Sholes, não pôde comparecer a uma das sessões de gravação pois estava com problemas de saúde. Então a RCA Victor mandou um de seus executivos de Nova Iorque para comandar as sessões. Elvis não o conhecia e assim que entrou em estúdio com sua banda, começaram a cantar gospel music. O executivo de Wall Street, que podia saber muito sobre negócios mas nada sobre música, interrompeu as canções religiosas para chamar a atenção de Elvis e da banda. Disse que a hora de estúdio era caríssima e não era para ficarem ali cantando gospel. Não era hora para brincadeiras e sim para trabalho duro. Ao ver aquilo Elvis implodiu, ele não fez escândalo nem coisa parecida, simplesmente se levantou e se retirou com todos de estúdio. O dia estava perdido. Quando a RCA soube do evento ficou em desespero e imediatamente despediu o executivo. Elvis só voltou dias depois quando Steve Sholes se recuperou de saúde.
  • Elvis sempre desejou se apresentar fora dos Estados Unidos, mas seu empresário nunca permitia. O motivo era que, Tom Parker, o empresário era imigrante ilegal. Ele tinha medo de sair dos Estados Unidos e não conseguir entrar novamente no país.
  • Em 1988, a faixa 'Hound Dog' foi considerada a música mais tocada de todos os tempos em jukeboxes.
  • No período de 1948 até 1954, Elvis trabalhou em várias actividades. Foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, onde possível, arriscava alguns acordes ao piano. Reza a lenda que apreciava cantar na penumbra e até em breu total.
  • Quando nem sonhava em se tornar o Rei do Rock, Elvis Presley chegou a ganhar a vida como caminhoneiro em Memphis. Além disso, pouca gente sabe, o Rei foi lanterninha de cinema e coveiro.
  • Teve a sua filha casa com Michael Jackson, um casamento de contos de fadas. A filha do grandioso Elis que se separou logo do Michael, alega que um dos motivos da separação foi o fato dela não aquentar ver o Michael Jackson sofrendo, pois como todos sabem ele e um grande setimental, fraco não apenas pelo fato de não ter uma boa alimentação mas no coração.
  • O Rei esteve no topo da parada inúmeras vezes. Dezoito músicas suas lideraram o ranking de música pop da revista Bilboard. E, apesar de ganhar apenas três, Elvis foi indicado ao Grammy 14 vezes.
  • Após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão de discos vendidos em todo o mundo.[
  • Vale lembrar que o cantor praticou Karatê por 20 anos, chegando a se graduar no oitavo Dan de faixa preta.
  • Como tinha sérias dificuldades para dormir, Elvis acabava trocando o dia pela noite. Pobre de quem tinha que servi-lo (coitado do dentista) ou, até mesmo, o bajular.
  • Suas canções e álbuns transformam-se em enormes sucessos e alavancaram vendas recordes em todo o mundo. Elvis tornou-se o primeiro "mega star" da música popular, inclusive em termos de marketing. Muitos postulam que essa revolução chamada rock, da qual Elvis foi emblemático, teria sido a última grande revolução cultural do século XX; já que, as bandas, cantores e compositores que surgiram nas décadas seguintes - e fizeram muito sucesso, foram influenciados, de alguma maneira, direta ou indiretamente por Elvis. O que pode ser considerado verdade! O preço do pioneirismo transformador, entretanto, é altíssimo. Elvis foi implacavelmente perseguido pelos múltiplos segmentos reacionários estadunidenses e por todas as etnias.
  • Um plano para roubar o corpo do Rei foi descoberto dias depois do enterro pela polícia federal norte-americana. Para garantir mais segurança, a família resolveu transferir o corpo para a mansão do cantor, em Graceland.
  • O menino Elvis Aaron Presley fez sua primeira aparição pública em um concurso no Mississipi quando tinha 10 anos de idade. Ele cantou uma música chamada 'Old Shep' e tirou o segundo lugar.
  • Em 2001, Elvis ingressa no Hall da Fama Gospel numa homenagem mais que merecida. Passa assim a ser o único artista presente nos três mais importantes Halls da Fama dos Estados Unidos: Rock, Country e Gospel.
  • Aos 13 anos, Elvis pediu a seus pais uma bicicleta de presente. Ganhou um violão. Foram os 12,50 dólares mais bem investidos do rock and roll.
  • No dia 5 de julho de 1954, considerado o "marco zero" do rock, Elvis ensaiava algumas canções , até que, em um momento de descontracção, de forma improvisada, começou a cantar "That's All Right, Mama", provocando em Sam Phillips um grande entusiasmo.Surgia então o rock'n and roll. "Take" realizado, nova canção, no gênero, foi concebida; dessa vez, "Blue Moon of Kentucky", com nova grande aprovação. Ambas comporiam seu primeiro disco, um "compacto simples" (single). Participaram das sessões, além de Elvis e Sam, o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black.
  • "He Touched Me", o último disco Gospel da carreira de Elvis, entre outras músicas, uma das mais conhecidas e bonitas, "Amazing Grace", quando foi lançado em 1972, Elvis novamente ganhou um prêmio Grammy. Durante os shows Elvis sempre apresentava um canção deste estilo musical e foi assim que ele acabou ganhando mais um Grammy, na apresentação que fez em Memphis, sua terra natal, em 1974, quando ele cantou "How Great thou Art" de uma forma tão verdadeira que acabou vencendo na categoria "Melhor Performance Inspirativa".
  • Poucos sabem que, de certa forma, Elvis já imaginava que não viveria por muito tempo, tanto que no mesmo ano de seu falecimento, já havia preparado um testamento, em que os principais beneficiários foram seu pai, Vernon, e Lisa Marie Presley, sua única filha. No reveillon de 76, Elvis Presley realizou um show de fim de ano em Pittsburgh. Após o concerto, o Rei confidenciou a pessoas próximas, como o cantor de apoio J.D. Sumner, que achava que sua morte estava se aproximando. Como tinha uma forte espiritualidade, o cantor já teria sinais de que sua passagem estava se completando.
  • Em 1957, foi levado a um hospital de Los Angeles com urgência por ter se engasgado com a obturação de um dos dentes. A porcelana teve que ser retirada de um de seus pulmões, e não causou maiores danos.
  • Elvis Presley vendeu 1 bilhão de discos em todo o mundo. Cerca de 40% foram vendidos fora dos Estados Unidos.
  • O Rei era loiro (ele pintou o cabelo de preto aos 17 anos), tinha 1,74 metro de altura e calçava 40. Pesou 76 Kg durante muito tempo, chegando a quase 130 na época da sua morte.
  • Elvis e a família mudaram-se para Memphis no dia 12 de setembro de 1948. A família Presley morou por bastante tempo em condições precárias.
  • Em parte de sua primeira infância, esteve privado da figura do pai, preso em 1937, juntamente com o irmão de Gladys, devido a estelionato.
  • No período de 1948 até 1954, Elvis trabalhou em várias actividades. Foi lanterninha de cinema e motorista de caminhão. Concluiu seus estudos em 1953. Nas horas vagas, cantava e tocava seu violão e, eventualmente, onde possível, arriscava alguns acordes ao piano. Reza a lenda que apreciava cantar na penumbra e até em breu total.
  • Elvis era originalmente loiro, ele tingia os cabelos.
  • Em 1957, Elvis comprou a mansão Graceland, em Menphis. A propriedade custou cerca de 100 mil dólares e pertencia à Igreja Cristã de Graceland.

Mais tocadas

Ouvir Elvis Presley Ouvir