×

Biografia de Emmerson Nogueira

Emmerson Oliveira Nogueira, conhecido por todos nós como EMMERSON NOGUEIRA, é multi instrumentista, produtor, cantor, compositor e “libriano legítimo” nasceu em 23/09/72, em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ainda bebê foi com a família para São João Nepomuceno / MG, também conhecida mundialmente como NEPOPÓ (risos), tornando-se assim São Joanense de fato e logo em seguida de direito com Título de Cidadão São Joanense outorgado pela Câmara Municipal da cidade.

É filho de Luiz Carlos Nogueira(in memorian) e Bernardina de Oliveira, e tem mais 5 irmãos (Heloiza, Anderson, Renata, Juninho e Helena).

Emmerson Nogueira é autodidata e começou a se interessar por música aos 14 anos, quando fazia capoeira, se aprimorando em tocar berimbau.

Aos 15 anos sua paixão pela música o fez mudar para o violão, a guitarra, o baixo e teclado. Além disso, foi se aperfeiçoando cada vez mais nos instrumentos que mais lhe agradavam, com dedicação especial ao violão, sendo “eles” quase inseparáveis.

Logo depois Emmerson se converteu evangélico e começou a tocar na banda da igreja. Nessa época, junto com essa banda, venceu vários Festivais Gospel na cidade e região, logo depois vai para Juiz de Fora, sem nenhum apoio da família, pois era ainda muito jovem e aos olhos dos pais, não tinha condições de se sustentar sozinho. Aprendeu a lutar por tudo aquilo que queria, com muito esforço e dedicação, sozinho em Juiz de Fora, passou por momentos difíceis, sem deixar que a família descobrisse, uma vez que se falasse com o pai, este o levaria de volta para sua cidade para ficar perto da família, e isso traria fim aos sonhos que tanto almejava. Em Juiz de Fora, Emmerson tocava em bares de amigos, junto com bandas locais. Os desafios, as dificuldades vividas, aliadas a dedicação e persistência forjaram o seu talento e o profissionalismo desde muito jovem.
Algum tempo depois voltou para São João Nepomuceno com a cabeça erguida, onde formou sua primeira banda “The Kingsize Tailors and The Nicotinos” , na qual tocava Elvis Presley e Beatles. Essa banda se desfez e, ele montou e tocou em vários conjuntos que marcaram época, tais como “ Led Zepelin Cover” , “ The Wait ” e “ Xadcaramelo ”, mas sempre continuou tocando em barzinhos locais, nos quais formou seu público fiel.

Em 1993 montou uma dupla com seu primo Kiko Furtado. Dupla esta que tocou na cidade e região, ganhando diversos festivais em MG e no RJ, mas a dupla se separou quando Kiko mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar. Emmerson então ficou em Juiz de Fora, pois achava que ainda não era o momento para arriscar uma ida ao Rio de Janeiro.

Nos caminhos da vida Emmerson tocou com diversos músicos de Juiz de Fora e São João Nepomuceno, entre eles um destaque especial ao “Belafonte Group” , formado por: Emmerson Nogueira (violão e voz), Kakin Ytaboray (teclados e voz), Dudu Lima (baixo) e Weber Martins (bateria), na época tocavam uma mistura de MPB com Blues em tom “ jazzístico”.

Convidado pela cantora e amiga Ana Carolina , Emmerson participa de um grande show: “Ana Carolina Convida” , onde se destacou nos violões, recebendo muitos elogios na época.

Em Juiz de Fora teve uma parceria de sucesso com a cantora Cristiane Visentin (que hoje se encontra no EUA, fazendo grande sucesso), este dueto rendeu aos dois vários prêmios e participações em diversos festivais, encantando o grande público.

Sendo em carreira solo ou com outros músicos Emmerson participou de mais de 200 festivais pelo Brasil entre 1.992 e 1997 . Recebendo premiação em 99% deles.

Festivais de renome como: o “Canta Minas”, da Rede Globo , no qual participou de três edições (ganhando em duas delas por unanimidade). A 1ª em 1994, em parceria com Pedro Paulo Mendes e Kakin Ytaboray; com a música “O Mar de Mariana” de Pedro Paulo Mendes. A 2ª em 1995, tocando uma música de sua autoria; “Fim de Todas As Canções” , fazendo o público presente no Parque da Gameleira cantar sua música do começo ao fim (no CD lançado pela Som Livre em 1.995 é possível escutar o público ao fundo cantando). E a 3ª participação em 1.996, também com uma música de sua autoria, “32 De Agosto” contando mais uma vez com a participação de Pedro Paulo Mendes e Kakin Ytaboray e também, Claudio Flagra e Leonardo Bruno.

Participou também d o Festival “Les Decouverts” da França, com outra música de sua autoria chamada “A nova canção da rosa” , sendo esta, muito executada numa rádio internacional da França.

Emmerson sente que é o momento de ir para Belo Horizonte, onde fez inúmeros contatos, tocou em diversos bares e boates da cidade, onde seu trabalho alcançou grande repercussão, criando assim seu próprio público cativo. Em Belo Horizonte tocou ao lado de diversos cantores da região, trabalhando, também, em um estúdio de gravação como técnico e produtor.

Em 1997 , retornou a Juiz de Fora e forma uma banda no estilo “Pop”, chamada “Zig Pernazul” , na qual era líder e vocalista. O projeto se mostrou bastante interessante, fazendo grande sucesso no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Logo depois, Emmerson insisti em sua carreira solo, gravando um CD independente, com composições próprias e em parceria com o cantor Leoni, ex-integrante da banda “Kid Abelha”.

Em 2000 , Emmerson muda-se para o Rio de Janeiro e em pouco tempo consege realizar um dos seus sonhos… Apresenta suas composições a uma gravadora e em seguida vê todo o esforço de uma vida recompensado. Emmerson fecha contrato como COMPOSITOR EXCLUSIVO, com uma das maiores gravadoras do mundo, a SONY MUSIC.

Daí pra frente a gravadora se aprofundou mais no trabalho que Emmerson desenvolvia e rendeu-se a seu talento e também fecha um contrato com ele como cantor, nascendo aí o projeto “Versão Acústica” .

Emmerson lança em 2.000 seu primeiro CD que o projetou para o grande público no Brasil e também no Exterior. Assim que Emmerson terminou a gravação de seu CD, foi para os EUA fazer um “workshop” sobre instrumentos brasileiros. Nesse meio tempo o seu primeiro CD Versão Acústica era “prensado” e distribuído aqui no Brasil.

Tudo aconteceu de uma maneira muito rápida… a gravadora entrou em contato com o Emmerson no exterior, pedindo a ele que voltasse, pois seu CD já era sucesso de vendas no Brasil e no México, tomando em conta o fato de que ele não havia feito shows para divulgação do mesmo. Esse fato além de grande surpresa foi recebido com muita alegria por todos.

Ao chegar no Brasil, Emmerson foi convidado juntamente com a cantora Daniela Mercury, para uma participação no programa “Pop Star”, do Disney Chanel e SBT.

Depois disso, começou a receber centenas de e-mails de fãs todos os dias e em seis meses, o CD “Versão Acústica” vendeu 100.000 cópias, sem estar em mídia alguma, resultando na premiação do “Disco de Ouro”.

Com o sucesso do primeiro disco, já ultrapassando as 300 mil cópias e também como disco de ouro no México, é lançado em Novembro de 2.002 seu segundo CD .

Os seus dois CDs já estavam no primeiro lugar em vendas no site da SONY MUSIC, ficando desta maneira por vários meses, chegando a estar na frente de artistas consagrados como Michael Jackson e Roberto Carlos.

O segundo CD, seguiu o mesmo caminho do primeiro, sendo também um sucesso em todo Brasil, vendendo 100.000 cópias em três meses.

Com os shows cada vez maiores e freqüentes, vem a idéia de retratar esse momento “ao vivo”, então é lançado em 2.003 “EMMERSON NOGUEIRA - AO VIVO DUPLO” gravado no Teatro Central em Juiz de Fora - MG que já bateu recordes de vendas em todo país. O CD foi lançado em mais de 12 países pela Sony / BMG vendendo mais de 125 mil cópias logo de cara. Este CD é em muitas pesquisas um dos mais preferidos entre os fãs.

Ainda em 2.003, foi lançado o Versão Acústica 3 , que vem inclusive com a proposta de contemplar dezenas de músicas que já eram parte integrante do repertório dos shows, e como sempre este trabalho incluiu algumas novidades. O seu terceiro CD vendendo mais de 100 mil cópias nos primeiros meses.

Em 2.004 , dono de um prestígio incontestável entre público, críticos e dentro da própria gravadora a aposta agora é mais ousada… Emmerson decide gravar suas origens interpretando exclusivamente o repertório da mais tocada, gravada e regravada banda do mundo, desde que o rock é rock. Nasce aí o CD Beatles, e este já parte com mais de 55 mil cópias vendidas. Neste CD exclusivo com Beatles, os fãs de Emmerson vão encontrá-lo mais à vontade em personalizar os clássicos de John Lennon e Paul McCartney. A primeira das quatorze faixas do disco, “A Hard Day’s Night”, é encerrada com um arranjo de violão bem brasileiro, com pitadas nordestinas. E, mesmo, “You’ve Got To Hide Your Love Away”, que marca de maneira mais clara o acento folk, enfatizado em diversas faixas do disco, tem um solo de piano inteiramente novo. “Mother’s Nature Son”, apresenta outra característica perceptível em todo o disco, um forte sotaque gospel, principalmente se tratando dos arranjos vocais, na companhia das backing vocals Vanessa Farias e Carol Marques.

“Nowhere Man” e “Blackbird”, são exemplos, por apresentarem uma falsa simplicidade, dificílima em seus arranjos; sendo a segunda, ainda mais impressionante, por ser levada somente no violão e voz. Em “I’ve Just Seen A Face”, é interessante conferir o talento multiinstrumental de Emmerson, não somente com os violões de 6 e 12 cordas, mas também com a gaita e a percussão. “Love Me Do” e “We Can Work It Out”, dão uma idéia do grau de subversão que Emmerson se arrisca a fazer ao mudar o andamento das músicas, como se intencionalmente quisesse enfatizar a poesia de Lennon e McCartney, tentativa na qual obtem total sucesso. Há ainda “With A Little Help From My Friends”, “Goldem Slumbers”, “Norwegian Wood”, “Across The Universe”, “From Me To You” e “Help”, todas incrivelmente revigoradas graças à maior marca da produção de Emmerson Nogueira nesses seis anos de estrada: o incomparável talento de fazer inspiradas regravações.

Além destes trabalhos, foi lançado em número limitado um BOX contendo os três primeiros CD’s , possuindo um formato ímpar, com encartes exclusivos e um livrete com todas as letras. Pra variar foi tão bem recebido pelo público que hoje a gravadora teve que incluir no seu “índice” o BOX novamente e mantê-lo a disposição para comprar dos milhares de fãs que crescem de forma aritmética em todo o Brasil.

O fenômeno Emmerson Nogueira explica-se por si só, ao ouvir qualquer um de seus discos. Em primeiro lugar, seus arranjos iguais ou não aos originais, se encontram na medida certa da reverência, sem deixar de inserir acordes e compassos, que personalizam e assinam a sua interpretação. Isso, somado ao fato de se tratarem de versões acústicas, faz com que as músicas, por mais conhecidas que sejam, saiam sempre renovadas nas releituras. Possuindo uma voz bem ao estilo rock ‘n roll e uma rouquidão perfeita para o gênero. Outro traço marcante é o fato dele abrandar a rebeldia do “rock and roll”, “pero no mucho” . Além disso, Emmerson é dono de reconhecido talento instrumental, sobretudo com o violão. Sempre muito bem acompanhado por sua banda e backing vocals. Enfim, o repertório faz parte da trilha sonora da vida de quem curti rock nos anos 60, 70, 80 e 90. Ou seja, mais da metade do planeta.

Em 2.005 Emmerson Nogueira volta às origens musicais e de criação, um retorno ao começo de sua carreira, lançando o CD “Miltons, Minas e Mais”. Escapando um pouco dos trabalhos tão conhecidos e reconhecidos, marcados pelos clássicos internacionais, Emmerson mergulha fundo no trabalho de compositores mineiros consagrados como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Cláudio e Flávio Venturini entre outros. Com este CD, Emmerson confirma sua extraordinária capacidade de cantar, tocar e fazer arranjos musicais como poucos antes vistos na música brasileira. Nas palavras do próprio: “Puxei a “sardinha” pro meu lado ao gravar esse CD”. Pelo fato de serem músicas mineiras, possuem todo o cheiro e sabor de um bom pão de queijo com café.

Emmerson Nogueira, hoje, lota todas as casas de show nas quais se apresenta pelo país. Possuindo na bagagem mais de 500 shows nestes seis anos de carreira. Mesmo não sendo fã de exposição na mídia, já participou de vários programas de televisão, exemplo: Hebe (SBT), Altas Horas (TV GLOBO), Amaury Jr. (REDE TV), Todo Seu com Ronnie Von (TV GAZETA), Caldeirão do Huck (TV GLOBO), entre outros, afastando assim a imagem de que não gosta de aparecer em programas de TV.

Como ele mesmo diz: “Gosto de atravessar a rua e comprar meu pão”. Esse jeito mineiro e libriano de ser, além do irrefutável e incontestável talento, transformaram Emmerson Nogueira no “FENÔMENO POP”, pois mesmo sem estar presente na mídia, sua qualidade e engenho o fizeram ser o que é hoje, vendendo o que vende de CD’s e na manha e calma mineira, com muito trabalho, esforço e dedicação, alcançou hoje o sucesso tanto com os críticos, como com o público que lota todas as “casas” que Emmerson se apresenta Brasil a fora.

Em uma dessas entrevistas, Emmerson em meados de 2.006, diz: “Estou me devendo o DVD” Esse era um sentimento dele e dos milhares de fãs que sempre cobravam esse trabalho, vista a fantástica performance dele no palco. Depois da mudança de produtora, sendo agora um artista Sunshine , Emmerson vê esse sonho mais próximo, uma vez que as barreiras de direitos autorais e de imagem enfim foram superados.

Em 2.007 depois de 1.500.000 de cópias vendidas, Emmerson enfim lança seu primeiro DVD ao vivo, gravado dia 24/01/2.007 no Moinho Santo Antônio, em São Paulo. Este trabalho contou com uma versão em CD com 14 das 23 músicas gravadas. Foi um show para 300 convidados especiais, que compartilham um carinho especial por este tão querido artista, cada um destes vibrando a cada música, a cada acorde, sentindo a emoção de estar num momento tão especial na carreira de Emmerson, o início de um novo caminho. E tudo isso se faz visível no DVD. Onde é possível se inserir naquele momento tão especial e sentir cada música sendo única. Além de um show extraordinário baseado no repertório do projeto “Versão Acústica”, com clássicos como ‘I Want to Break Free’, ‘Every Breath You Take’, ‘I Still Haven’t Found What I’m Looking For’, ‘Tears In Heaven’, ‘Roxanne’, ‘Sailing’, entre outros, o DVD ainda chama mais atenção pelos extras, que trazem making of do show, imagens da turnê e depoimentos do artista mineiro. A unicidade deste DVD é tamanha que, além do sucesso de venda, já se destaca na parada da revista “SUCESSO!”, chegando a ocupar o segundo lugar de vendas em todo Brasil. Com a certeza de se repetir o sucesso no mercado internacional, a Sony/BMG estará lançando o DVD em 26 países.

No início de 2.007 Emmerson recebe mais uma prova de sua popularidade e competência a ter novamente no ar na Internet seu Fã Clube, que agora conta com a participação ativa de vários amigos e fãs de vários locais do Brasil e ser hoje o 8º site mais consultado no Google Brasil . Além disso, os fãs e o Fã Clube movimentam várias comunidades dedicadas ao seu trabalho no ORKUT somando mais de 40.000 membros.

Durante o início de 2.007 Emmerson se dedica inteiramente ao projeto do DVD, além dos shows de lançamento do mesmo nas três capitais de seu enorme coração mineiro (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

Dois acontecimentos marcam este momento:

O show de São Paulo onde além de aclamado pelo público que esgotou com 2 semanas de antecedência os ingressos para os dois dias de shows no Citibank Hall, Emmerson recebe de Donay Neto(Fã clube) uma placa do Fã Clube do Fenômeno Pop Emmerson Nogueira em homenagem ao seu trabalho e sua trajetória ao longo desses 6 anos como profissional.

E o segundo é o show de Belo Horizonte, que lotou o Chevrolet Hall, com quase 4.000 pessoas, e que levou Emmerson as lágrimas. Neste show Emmerson teve a fantástica participação da banda 14 Bis com a presença do amigo Cláudio Venturini onde juntos cantaram “Linda Juventude” .

Neste exato momento saiba que a cabeça do Emmerson não descansa, e ele com toda certeza, entre um show e outro, já deve estar pensando no próximo projeto para o deleite de todos nós. Quem viver verá.