×

Curiosidades sobre Ergo Proxy

Enviar curiosidade >
  • A palavra 'cogito' é um verbo latino, conjugado na 1ª pessoa do presente do indicativo, que significa 'penso'. Conhecida pelo ditado "Cogito, ergo sum: Penso, logo existo". Provavelmente, a palavra 'Ergo' surgiu desse mesmo ditado.
  • O episódio 14 tem o título Ophelia. Ophelia é uma pintura de John Everett Millais, que retrata o suicídio da personagem de Hamlet, em um lago.
  • O primeiro episódio começa com uma citação da resposta de Michelangelo ao "Epígramo à Noite" de Giovan Batista Strozzi. A sequência de abertura do episódio 3 em diante mostra fragmentos dessa citação em italiano nos gráficos de fundo da montagem."Caro m' è 'l sonno, e più l'esser di sasso, Mentre che 'l danno e la vergogna dura: Non veder, non sentir, m' è gran ventura; Però non mi destar, deh! parla basso""Bem vindo seja o sono, mais bem vindo o sono de pedra. Enquanto o crime e a vergonha permanecem em terra; Minha grande sorte, não ver ou ouvir; Não me acordem - por piedade, falem baixo."
  • No episódio 1, quando Vincent coloca leite no seu cereal de letrinhas, as letras flutuam soletrando "awakening" ("despertar").
  • Dentro da câmara do regente Donov Mayer, as estátuas das duas figuras deitadas à direita são baseadas nas estátuas "Noite e Dia", de Michelangelo, localizadas acima da cripta de Giuliano di Piero de Medici, na Capela dos Médici, em Florença. No anime, a figura feminina (noite) representa a voz de Lacan, e a masculina (dia) a voz de Husserl. As estátuas à esquerda são baseadas na obra "Crepúsculo e Amanhecer", também de Michelangelo, colocadas acima da cripta de Giuliano di Lorenzo de Medici, também na Capela dos Médici. No anime, a figura feminina (Amanhecer) representa a voz de Derrida, e a masculina (Crepúsculo) a voz de Berkeley. Os nomes das estátuas, por sua vez, pertencem a dois grandes teóricos da psicologia e da filosofia, respectivamente: Lacan e Husserl. O primeiro era psicanalista,e ter sido chamado de noite pode ter alguma conexão com o inconsciente; enquanto que o segundo tem suas obras ditas como base da psicologia existencialista (ou fenomenologia existencialista), que tem uma visão mais clara, por assim dizer, dos eventos psíquicos.
  • O tema de encerramento "Paranoid Android" da banda inglesa Radiohead tem relação direta com alguns aspectos do anime, como andróides adquirindo livre arbitrio (AUTOREIVs infectados com o vírus cogito, como o próprio anime cita, adquirem "alma"). O fatos dos AUTOREIVs infectados desrespeitarem a mais importante lei da robótica e atacarem os humanos, refere-se principalmente a uma passagem de Paranoid Android que diz: "quando eu for rei, você será o primeiro contra a parede...". A música "Paranoid Android" faz referência ao robô maníaco-depressivo, Marvin (O Guia do Mochileiro das Galáxias), com sua extrema inteligência e paranóia, ele passa a desprezar a vida e principalmente, os seres humanos. Sendo assim, o anime faz uma alusão, através da música, à contaminação dos AUTOREIVs, ao modo como eles agem após a contaminação.
  • Os robôs (AUTOREIVs) do anime possuem um aplicativo de nome Turing, que pode ser ligado e desligado, permitindo a conversa normal entre humanos e andróides. O nome foi dado em homenagem à Alan Mathison Turing, um dos grandes teóricos da computação e da inteligência artificial, que criou o Teste de Turing, um teste de inteligência artificial.
  • Os nome dos seguintes personagens foram baseados em filosófos: Husserl, Kristeva, Derrida, Berkeley, Deleuze e Félix Guattari.

Mais tocadas

Ouvir Ergo Proxy Ouvir

Biografia

Ver completa >
Ergo Proxy é um animê de suspense e ficção científica exibido a partir de fevereiro de 2006 no canal japonês. A história começa numa cidade futurista chamada Romdo, construída para a proteção dos cidadãos após o apocalipse ambiental global. Nesta...

Fotos

Ver mais fotos >