×

Biografia de Eric Jupp

Jupp nasceu em Brighton em 1922 e começou a estudar piano aos sete anos. Ele deixou a escola e começou sua carreira musical aos quatorze anos, tocando em casas noturnas . Juntou-se à RAF na eclosão da Segunda Guerra Mundial . Quando a guerra terminou, ele foi para Londres, onde logo se tornou um proeminente membro de várias importantes big bands , trabalhando como pianista, compositor e arranjador.
Jupp trabalhou como arranjador para as duas das principais bandleaders da Grã-Bretanha do período, Stanley Black e Ted Heath . estrela pessoal, tudo de Heath arranjadores incluíram Jupp, Dankworth John , George Shearing e Wally Stott (mais tarde o diretor musical do The Goon Show ). Como pianista e arranjador Jupp era também um membro de longa-serving do Oscar Rabin Band , um dos mais populares de dança da Inglaterra orquestras daquela época.
Em 1951, Jupp formou sua própria orquestra, a pedido da BBC e começou a fazer transmissões de rádio regulares e também apareceu na Hammer Films série de TV Bands On Parade . Ele começou a escrever músicas para filmes na Grã-Bretanha, começando com o drama A Secret Place (1957). Jupp visitou pela primeira vez na Austrália em 1960 sob contrato de curto prazo para a Australian Broadcasting Commission (ABC), e durante a sua visita, ele arranjou a música para o single First Kiss / My Secret (julho 1960) pelo duo pop dos irmãos Allen, que incluía Peter Allen .
Jupp voltou à Inglaterra no final do ano, mas em 1961 ele foi convidado para participar do ABC como diretor musical do seu departamento de entretenimento ligeiro, com sede em Sydney . Logo após assumir seu novo cargo, ele formou a Orquestra de Eric Jupp e lançou seu popular e longa série da ABC-TV semanal A Magia da Música , que foi visto em 29 países e decorreu de 1961 a 1974. A série caracterizado, principalmente, "orquestra pops" e música classicaI luz, mas também incluiu segmentos regulares de jazz com artistas notáveis, como a australiana Don Burrows e George Golla .
O sucesso da série levou a um contrato com a EMI 's Columbia rótulo e uma série de popular "Magia da Música" LPs que continuou a meados dos anos 1970. Os LPs (e do show), muitas vezes caracterizado vocalistas Shirley McDonald, (a quem Jupp casou em 1960) e Neil Williams.
Jupp logo fez um nome para si mesmo como um importante compositor para cinema e TV na Austrália. Sem dúvida, sua melhor composição lembrado é o tema para a popular série de TV dos anos 1960 enormemente o canguru Skippy Bush . A versão longa (o lado B do disco ) tem letra escrita por Ted Roberts .
No início de 1968 Jupp se mudou para Ilha Norfolk , deslocamento por via aérea para o continente para a sua TV, rádio e trabalho no cinema.
Entre seus filmes mais tarde e créditos na televisão, Jupp foi o diretor musical de 1971 sobre o Fauna Produções de aventura da série Barreira de Corais . Compôs música para a série de TV Bailey's Bird (1977) e escreveu a partitura para Pate de 1979 versão para o cinema Michael de Colleen McCullough é primeiro romance, Tim , estrelado pelo então desconhecido Mel Gibson . Foi Jupp que convenceu McCullough a se estabelecer na ilha depois que ela ganhou fama com seu segundo romance, Os Pássaros Feridos .
Sua última grande TV de crédito foi a pontuação para o remake da década de 1990 Skippy . Em sua aposentadoria, Jupp e sua família se mudou para Launceston, na Tasmânia . Ele morreu em janeiro de 2003, após lutar contra a doença por vários meses. Ele foi socorrido por sua terceira esposa, Anita, suas duas filhas, Linda e Catherine, seis netos e sete bisnetos.