×

Curiosidades sobre Evaldo Ruy

Enviar curiosidade >
  • Evaldo Ruy fez uma versão no violão totalmente inovadora para "Sino de belém".
  • .Após a morte de Custodio, em 1945, Araci de Almeida gravou da dupla,"Saia do Meu Caminho".
  • Freqüentador do Café Nice, no Rio de Janeiro, ponto de encontro de músicos e compositores, em 1943 começou a compor em parceria com Custódio Mesquita, com quem fez cerca de vinte músicas em estilo romântico. A primeira delas foi o bolero-canção Para que viver (1943) e, entre as de maior sucesso, destacam-se Promessa (1943), Como os rios que correm para o mar e Valsa do meu subúrbio (1944), na voz de Sílvio Caldas; Rosa de maio e Gira, gira, gira, gravados em 1944 por Carlos Galhardo; Valsinha do Turi-Turé, gravada por Linda Batista, e Feitiçaria, gravado por Sílvio Caldas, ambos em 1945.
  • Morador da Vila Isabel, na década de 1930 ingressou em rádio como seu irmão Haroldo Barbosa, começando na Rádio Philips, como contra-regra nos programas Casé e Horas do Outro Mundo, e como locutor esportivo. Trabalhou também nas rádios Educadora, Guanabara, Nacional, onde foi chefe da discoteca, e Mauá, da qual foi diretor artístico. Em televisão, trabalhou na TV Tupi e na TV Record, de São Paulo.
  • São eles Francisco Matoso e Evaldo Rui. Nas datas de 8 e 9 de abril,do mesmo ano (1913) o nasceram dois vultos importantes de nossa música: Francisco Matoso e Evaldo Rui. Ambos tiveram vida efêmera ,sendo que Francisco Matoso faleceu em 18/12/1941, aos 28 anos e Evaldo Rui em 4/8/1954,com apenas 41 anos.
  • .São,ainda,de sua autoria, com Custódio Mesquita,"Algodão","A vida em 4 Tempos","Valsa do Meu Subúrbio"e"Promessa",também gravadas por Sílvio Caldas.
  • Evaldo Rui Barbosa, irmão do radialista (e também compositor) Haroldo Barbosa,embora já tendo gravado com Carmen Miranda em 1934, na realidade começou sua carreira com Custódio Mesquita, tendo com ele composto, em 1943,"Prá Que Viver?"e"O Samba de Beatriz, mas só foi projetado no ano seguinte com:"Como os Rios Correm pro Mar","Feitiçaria","Rosa de Maio" e "Gira...Gira...Gira",os dois primeiros gravados por Sílvio Caldas e os outros por Carlos Galhardo
  • Seu fim de vida foi trágico: morreu por amor. Apaixonado pela cantora Elizeth Cardoso, não sendo correspondido, suicidou-se em 4/8/1954, aos 41 anos.

Mais tocadas

Ouvir Evaldo Ruy Ouvir

Biografia

Ver completa >
Evaldo Ruy foi o seu maior parceiro de Custódio Mesquita, dessa dupla saíram obras-primas da música romântica, as inesquecíveis melodias: Como os rios que correm pro mar, Feitiçaria, Gira...gira...gira..., Nossa comédia, Noturno, Promessa, Rosa de maio, Valsa do meu subúrbio...

Fotos

Ver mais fotos >

Artistas relacionados

Ver mais >