×

Biografia de Facundo Toro


Facundo Toro é um jovem cantor de folclore argentino, filho do reconhecido folclorista Daniel Toro.
Começou sua carreira em 1994 quando ganhou o prêmio “Revelação” no Festi-Front na Bolívia. Em 1995 chega a Córdoba, Espanha, onde atua em “El Cencerro”, de Ismael Rossi. Aí começam os contatos que desembocaram em seu primeiro contrato discográfico com a gravadora Crystal Music.
No ano seguinte, no Festival de Conquín, seu pai o apresenta frente ao público assim: “apresento meu herdeiro e filho, Facundo Daniel Toro, para que vocês façam dele o que em outros tempos fizeram de mim...”.
Em 1997 foi nominado “Artista Revelação” no Festival Nacional de la Doma e em Folclore de Jesús Maria. Poucos dias depois ocorreu o mesmo no Festival Nacional del Folclore en Cosquín, a exatos 30 anos depois da consagração de seu pai.
Em 16 de fevereiro de 1997, na cidade de Villa Carlos Paz, foi homenageado como "Artista Revelação Concert'97" em uma cerimônia realizada na discoteca Cheops.
No mesmo ano apresenta o seu segundo compacto "Te Quiero Hata A Lua", em um recital, no estádio Chateau Carreras Córdoba frente de 30.000 pessoas.
Em 1999 ganhou o "Artista da Consagração Cosquín", prêmio mais importante da canção folclórica. Nesse ano publicou o seu terceiro álbum "entre você e eu."
No final de 2000, em Buenos Aires, começou a gravar o seu quarto álbum, suspenso até
Março de 2001 devido a intensa participação em festivais. Este álbum foi lançado em julho, a nível nacional e Warner Music Latin America, sob o título "Para o actual seguir" e rendeu-lhe a nomeação para "Premios Gardel a la Música”.
Em 2004 apresentou o seu quinto álbum "Esperança", com Chaqueño Palavecino como um artista convidado.
Em 2006 publica seu sexto e último álbum com a participação de Abel Pintos e Raly Barrionuevo.