×

Biografia de Faichecleres

Faichecleres (BRA) - Rock N Roll

Ao ouvir os primeiros acordes de qualquer uma das canções do Faichecleres, a impressão que se tem é de retornar no tempo, direto aos anos 60, quando a música era feita de maneira bem humorada e natural, sem forçar estilos, sem exageros e com um único objetivo: levar o bom e velho rock n'roll a todas as partes. O som do Faichecleres no mínimo é excitante, enérgico, e repleto de momentos memoráveis. Os integrantes Giovanni [baixo e vocal], Marcos [guitarra e vocal] e o baterista Tuba criam um clima único e com muito gás, marca registrada da banda. O Faichecleres é contagiante de uma maneira que chega a ser impossível ficar parado. O primeiro contato que tive com a banda foi através do programa Musikaos, onde eles puderam mostrar um pouco mais do seu trabalho. Logo após, tornei-me seguidora, acompanhando as apresentações da banda que acontecem todas as quartas-feiras no Empório São Francisco em Curitiba. As influências da banda passeiam pelos apreciados dinossauros do rock: Beatles, Rolling Stones, Little Richard, The Who, rock dos anos 50 e 60, e para completar, Roberto Carlos da época da jovem guarda, e muita influência do rock gaúcho como Júpiter Maçã, Cascavelletes e TNT.

O Faichecleres é uma miscelânea de naturalidades. Tuba e Giovanni são gaúchos e Marcos é catarinense, e Charles [integrante que no momento está afastado, em tratamento devido a um grave acidente de carro] é do Rio de Janeiro, mas a banda propriamente dita é de Curitiba, e isso os torna mais atraentes, pois cada um trás consigo uma influência diferente que ajuda na criação do estilo da banda.

A banda ainda não tem nenhum material disponível, apenas a demo com 3 músicas que serve na divulgação, quando estão excursionando pelos estados brasileiros. Eles já tocaram em Brasília, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, e aí por diante. Vale lembrar que o Faichecleres já participou de vários festivais importantes como o Freakium no RJ e Up Load em SP, e foi eleito como de Banda Revelação do Prêmio da Revista Dynamite, de Música Independente. Um dos festivais que eles participaram mais recentemente foi o Bananada, que além de expandir o número de admiradores, ainda deu a oportunidade deles falarem sobre seu trabalho em entrevista para a MTV. A banda já recebeu propostas para gravar, mas nesse caso, os meninos do Faichecleres estão sendo cautelosos, pois de nada adianta assinar um contrato no escuro, e ficar na "geladeira" da gravadora, esquecidos.

Enquanto isso, eles seguem fazendo shows, esperando o momento e a proposta apropriada para gravar um álbum. A expectativa em torno deles é grande, já que o som dos guris é "tri-roquenrou".

Todos os integrantes compõem as músicas, e as letras geralmente têm a ver com a realidade da banda, segundo o baterista Tuba: "Festas, mulheres e rock n'roll. Escrevemos sobre nosso Universo" - completa. Apesar das influências já citadas, a banda canta em português, o que enriquece e dá ainda mais personalidade ao trabalho deles, visto que hoje em dia é um tanto complicado uma banda "estourar" cantando em inglês.

Muitas das músicas do Faichecleres podem ser interpretadas de maneira dúbia, mas isso depende da vontade do ouvinte. A música "Ela Só Quer Me Ter" já foi proibida de tocar em programa de TV por causa do trocadilho sacana. Mas na verdade, a letra não tem nada demais, ela apenas traça um perfil das mulheres do século 21, e da atitude que a mulherada está tendo em relação aos homens.

E pra completar, eles também tocam "Estupro com Carinho", música da banda gaúcha Cascavelletes que diz em seus versos "Quero te estuprar, com todo carinho te estuprar, com todo jeitinho te estuprar...", e sem dúvida é uma das músicas mais comemoradas pelo público, juntamente com as pérolas: "Casalzinho Pegando Fogo", "Metida Demais" e "Lado B". Se você estiver com vontade de prestigiar um show com muito rock n'roll, ficar bêbado, se divertir, você tem que ver um show do Faichecleres. São três músicos arrojados! Marcos debulhando na guitarra, Giovanni exímio no vocal e no baixo, e o virtuosismo de Tuba na bateria. É isso tudo que faz do Faichecleres uma banda muito mais que roquenrou!Músicas próprias: "Bajulações Modéstia À Parte", "Em Outro Lugar", "Casalzinho Pegando Fogo", "Ela Quer Só Me Ter", "Isso Não É Tão Mal Assim", "Lado B", "Metida Demais", "Garota Do Bar", "Santa Rock n'Roll", "Flying To Me", "O Meu Rock n'Roll".