×

Biografia de Fates Prophecy

Fates_Prophecy (BRA) - Heavy Metal

O Fates Prophecy surgiu no início de 1991, quando Paulo De Almeida (guitarra), André Boragina (vocal) e Júnior Mascaro (baixo), uniram-se para formar uma banda ao estilo da New Wave Of British Heavy Metal. Para completar a formação, convidaram o guitarrista Cláudio Nogueira e o baterista Paulo Maximiliano. O nome foi inspirado no misticismo a respeito do tempo e do destino. Os anos noventa foram marcados por algumas inovações no mundo do Rock, havia surgido um novo estilo “grunge”, e bandas como Alice In Chains, Nirvana, Soundgarden, entre outras ditavam a moda. O Heavy Metal estava em baixa, as novas bandas faziam um tipo de metal diferente como Pantera, Faith No More, o próprio Metallica mudou bem o seu estilo, e bandas como Judas Priest e Iron Maiden, nomes mais fortes do heavy metal, estavam em decadência e ao mesmo tempo perdendo seus vocalistas, o que fez muita gente acreditar e dizer coisas como “O Heavy Metal está morto”, o que estava muito longe da verdade, pois o metal nunca foi moda e sempre terá um público fiel, foi acreditando nisto que o Fates Prophecy entrou em estúdio para gravar sua primeira Demo-Tape, mas logo após a gravação a banda sofre uma baixa no line-up, com a saída de Cláudio, substituído por Ricardo Tokywa, em maio de 1992. Começam então as gravações do que deveria ser uma nova Demo-Tape, mas o material nem chegou a ser distribuído, pois após alguns contatos saiu pela WLM Corporation como um single 7", Time To Live, contendo as faixas: Time To Live e Sands Of Time.

Entretanto, acontecem mudanças drásticas na formação, restando apenas André Boragina e Paulo De Almeida como integrantes originais. Com a entrada de Conrad Michelucci (guitarra), Alexandre Ferreira (baixo) e Sandro Muniz (bateria), em agosto de 1994, partem para a gravação de outra Demo-Tape. No início de 1995 é lançada a DT Pay For Your Sins, contendo três faixas inéditas e a regravação de Time to Live. Com esse material, o Fates Prophecy começou a aparecer com destaque em vários meios de comunicação, como revistas especializadas, programas de rádio, jornais e fanzines. Logo vieram convites para shows, todos com ótima repercussão. Mas, para crescer e se impor faltava o lançamento do primeiro CD. Com isso, a banda entra em estúdio para a gravação de Into The Mind, gravado no Estúdio 43, contendo 12 faixas. A produção, gravação e mixagem ficaram por conta de Paulo Anhaia, que já havia produzido os trabalhos anteriores da banda. O CD foi lançado em junho de 1998 pela Megahard Records, sendo distribuído para todo o Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Into the Mind foi considerado um dos melhores lançamentos de 1998, segundo as revistas Roadie Crew, Rock Brigade, MetalHead, Heavy Melody, além do programa Backstage (Brasil 2000 FM) e várias revistas eletrônicas na Internet.

Para a gravação do segundo álbum, ocorrida no Creative Sound Studios e no Monster Sound Studio, ambos em São Paulo (SP), a banda contou novamente com o auxílio do produtor Paulo Anhaia. A mixagem e masterização também ficou a cargo de Paulo Anhaia e, mais uma vez, Marcelo Rossi foi o encarregado pela fotografia e todo design gráfico. Eyes Of Truth é um álbum conceitual contendo nove faixas tendo como tema a relação entre o bem e o mal. Após o término das gravações a banda transferiu-se para HTR Records, mas teve que enfrentar um grande desafio, com a descoberta de que o vocalista André Borgaina estava com câncer. Infelizmente, alguns meses depois, ocorre o falecimento do vocalista. Prestes a iniciar a promoção do novo trabalho, o Fates Prophecy viu-se obrigado a encontrar um novo vocalista e, felizmente, encontram Sérgio Faga, que antes mesmo de entrar em definitivo, já havia participado com a banda na gravação de uma música que entrou no projeto Hamlet (Die Hard Records), que reuniu as maiores bandas de Heavy Metal do Brasil.

Passaram-se onze anos desde o início de uma história de dedicação ao Heavy Metal e muitas modas se passaram e muitas outras modas surgirão, mas esta história ainda terá muitos capítulos a serem escritos por uma banda que já tem lugar reservado nos corações dos headbangers do mundo inteiro.