×

Biografia de Flower Travelling Band

O Flower Travellin' Bandcomeçou no final dos anos 60 como banda cover de Yuya Uchida, que fez o papel de vocalista junto com uma contraparte feminina, Remi Aso. Com o nome Yuya Uchida and the Flowers, eles gravaram o álbum Challenge, com versões novas de hits da época, como músicas de Janis Joplin. A banda recebeu muita atenção controversa devido à capa de seu LP, que trazia os membros como vieram ao mundo.

Após o lançamento do álbum, Aso deixou a banda e Uchida preferiu se concentrar em outras coisas. Isso levou os outros membros a seguirem em frente sozinhos, agora com o nome Flower Travellin' Band, ainda produzidos por Uchida. Junto com seu novo vocalista, Akira "Joe" Yamanaka, eles lançaram o álbum Anywhere em 1970, mais uma vez com covers, incluindo um do Black Sabbath. Os membros até mesmo decidiram tentar mais uma vez a nudez na capa, dessa vez pilotando motocicletas.

Ambos os álbuns foram bem recebidos por críticos e amantes da música. Porém, seu lançamento seguinte, Satori, foi o que causou mais impacto, especialmente no mundo ocidental, e frequentemente é dito que ele está à frente de seu tempo. As faixas de heavy metal e rock psicodélico criadas originalmente pelo Flower Travellin' Band influenciaram muitas bandas com seu som único e deram origem a diversos gêneros do rock progressivo psicodélico/heavy metal e de seus sub-estilos. O álbum também foi lançado nos Estados Unidos, e ganhou um pouco mais de sucesso no Canadá, onde a música Satori part 2 ganhou posições em rankings musicais.

Em 2002, o diretor de cinema Takashi Miike usou todo o álbum Satori como trilha sonora de seu filme "Deadly Outlaw: Rekka", no qual ele foi tocado em capítulos especiais. Yuya Uchida e Akira "Joe" Yamanaka apareceram no filme, que contava uma história sobre conflitos na Yakuza.

Após o sucesso que o Flower Travellin' Band ganhou, eles abriram shows de artistas importantes e lançaram mais dois álbuns: Made In Japan e Make Up. Em 1973 eles abririam um show do Rolling Stones, mas o evento foi cancelado devido a problemas com o visto do vocalista Mick Jagger. Mais tarde no mesmo ano, a banda se separou para que os membros pudessem tentar seguir suas carreiras solo.

Após a separação, o álbum Kirikyogen, do projeto paralelo Kuni Kawachi and Flower Travellin' Band, foi lançado. As gravações haviam terminado originalmente em 1970, mas, devido à insatisfação do produtor Uchida, o lançamento foi adiado.

Akira "Joe" Yamanaka teve uma carreira solo longa e bem-sucedida, chegando até mesmo a tocar algumas músicas do Flower Travellin' Band em seus shows. O guitarrista Hideki Ishima lançou apenas um álbum, mas permaneceu no mundo musical. Ele é conhecido pelo instrumento que desenvolveu, o sitarla, uma combinação de guitarra elétrica com cítara, um instrumento de cordas indiano.

Em janeiro de 2008 o mundo recebeu as boas notícias de que o Flower Travellin' Band havia retornado, ou, em outras palavras, "decidiram fazer barulho mais uma vez". A banda contratou um novo membro, o tecladista Nobuhiko Shinohara, e se apresentou no conhecido Fuji Rock Festival em julho. No dia 17 de setembro eles lançaram o álbum We Are Here, seguido de uma turnê de mesmo nome.

Em 2009 a banda lançou o DVD FLOWER TRAVELLIN' BAND ~Hibiya Yagai Ongakudou~Resurrection no dia 4 de março, contendo gravações do último show de sua turnê de 2008. Além disso, no mesmo mês a banda se apresentou no SXSW, em Austin, Texas.