×

Biografia de Fred e Pedrito

O repertório jovem e arrojado da dupla sertaneja “Fred & Pedrito”, de Ribeirão Preto/SP, traz canções sucesso como: “Recortado Paulista”, “Pinha no Pinheiro”, “Mocinhas da Cidade”, “Mariquinha”,
“Ajoelhou tem que Rezar”, “Amo Você” e “Não Diga Nada”, que marcaram a carreira da dupla.

Estes sucessos integram os CDs lançados “Fred & Pedrito” (volume 1 e 2) e “Amo Você”, além de compor três edições do CD Clube da Viola (1999/2000/2001).

Frederico Cação Carvalho Leme - Ribeirão Preto, SP - 12/01/1970.

Pedro Augusto de Souza Cintra Filho - Ribeirão Preto, SP - 21/08/1972.

Fred aprendeu a tocar violão ainda criança e antes de seguir a carreira artística, cursou a Faculdade de Direito em sua cidade natal, trabalhou ainda como técnico em agropecuária, administrador de fazenda, vendedor de telhas e secretário-geral de um fazendeiro.

Pedrito aprendeu a tocar órgão quando criança e também cursou Direito em Ribeirão Preto e iniciou a carreira de modelo. Toca também sanfona e teclado. A dupla formou-se quase por acaso em 1994, quando os dois se conheceram no evento Terça Country, promovido pelo recém-fundado Clube da Viola do qual Pedrito fazia parte.

Frederico começou a tocar uma música no violão emprestado por um amigo e Pedro começou a acompanhá-lo. O público presente gostou e os dois acabaram formando uma dupla. A primeira música que interpretaram juntos foi "Novilha", de Tião Carreiro. Fazem um estilo que mistura o arrasta-pé e o country, numa batida bem dançante.

Fred & Pedrito continuaram a apresentar-se em eventos promovidos pelo Clube da Viola, ao mesmo tempo em que realizam shows e eventos ligados à dupla. Em 2000 participaram do "Clube da viola 3" interpretando as músicas "Mocinhas da cidade", "Na hora do amor", "Não diga nada" e "Tô caído por você".

No mesmo ano, por ocasião do CD "Clube da viola 3", apresentaram-se juntamente com outros artistas da coletânea em show no Olimpia de São Paulo. Em 2001 participaram do "Clube da viola 4" interpretando "Mariquinha" e "Nascemos um para o outro".

Em 2001 Fred & Pedrito lançaram o primeiro CD da dupla depois de deixar o Clube da Viola, empresa fundada por eles em 1994. Segundo Fred: "Este é um projeto do próprio clube, que pretende lançar aos poucos as duplas que fazem parte de seu casting", explica.

O primeiro sucesso da dupla foi "Recortado paulista", que no interior paulista ficou conhecido como "Vira pra lá, vira pra cá". Também se destacaram com as composições "Ajoelhou tem que rezar", "Turum tum tum" e "Abre o jogo", bastante executadas em rádios do interior. Todas essas composições estão presentes nos discos "Clube da Viola I", e "Fred e Pedrito", primeiro CD solo da dupla, lançado em 1998, apresentando como grande sucesso a composição "Pinha no pinheiro".

No mesmo ano, lançaram o segundo CD solo "Amo você", pela Continental East West, com destaque para a música título. Em 2002 realizaram shows em diversas cidades brasileiras, entre as quais, Brasília, no Distrito Federal, São Bernardo do Campo, em São Paulo e Uberaba em Minas Gerais.

"Amo Você" mostra as várias faces da dupla, desde a mais romântica, como a faixa título, até o arrasta-pé, ritmo que a tornou conhecida em todo o Brasil.

A dupla começou a carreira em setembro de 94, quando Fred, Pedrito e o atual empresário, Matheus Calil, organizavam um evento ao qual deram o nome de Clube da Viola.

O projeto passou a acontecer todas as terças-feiras, em uma choperia de Ribeirão Preto, cidade natal da dupla. Na verdade, "Amo Você" não é o primeiro CD solo dos músicos: ele veio em 98, pela Paradoxx.

Fred explica que, com a saída da dupla do Clube da Viola, além da empresa começar a concretizar seu projeto de lançar duplas em carreira solo, ainda abre vagas para que outros músicos façam parte do grupo.

Fred & Pedrito também encaram este lançamento como uma grande responsabilidade. "Nós estamos bem confiantes, afinal, este é um desejo nosso e do público que nos acompanha", diz.

A dupla, aliás, estava receosa em ter como faixa de trabalho uma música romântica, "Amo Você", pois ficou conhecida por canções mais animadas. Mas não é só de romantismo que é feito o novo CD. "O disco tem a cara do show do Fred & Pedrito, com muita animação. Nós costumamos dizer que trouxemos o show para o CD", diz.

Entre as músicas de destaque, segundo a própria dupla, está "Recortado Paulista (Vira Pra Lá)", uma canção dos reis do catira, Vieira & Vieirinha. O CD ainda tem espaço para o pé-de-serra em "Aula de Prazer", seguindo a moda do forró universitário.

"Como o forró está em alta, o produtor do disco Reinaldo Barriga resolveu nos presentear com essa canção simples, feita de palavras que usamos no nosso cotidiano", diz.

A dupla também mostra versões no novo disco, como "Não Sei Se Me Ama", uma releitura da canção mexicana "Esperando Su Llamada", e "Catarina", elaborada por Waldir Luz a partir de "Matarina", de Cesar Ramiro e Fernandez Bringas.

Há ainda a gravação de uma música brasileira raiz, "Meu Veneno", de Renato Teixeira. "Esta música ficou fora de vários discos na hora de gravá-los, mas desta vez conseguimos incluí-la. Ela sempre faz sucesso nos shows por ter um ritmo bem dançante".

Seguindo o gênero, há "Vide Vida Marvada", de Rolando Boldrim. "Na verdade, nunca deixamos as raízes de lado", diz Fred.

Em 2008 na Recra em Ribeirão Preto aconteceu o show sertanejo com a dupla Fred e Pedrito. A dupla lançou o novo CD, depois de treze anos de carreira e nove Cds lançados.