×

Biografia de Garotas Suecas

Garotas Suecas é uma banda de rock brasileira fundada em 2005, mais conhecida por ter vencido o prêmio de "Aposta MTV" no VMB 2008. Formada em 2005 a banda Garotas Suecas já lançou dois EPs, o Hey Hey Hey, Nós Somos os Garotas Suecas e Difícil de Domar.

O grupo Garotas Suecas resgata a juventude e seus estados alterados da mente tocando um velho rock nacional e despretensioso pelas noites do Rio de Janeiro. O estilo das músicas é Rock com uma mistura de Psicodélica,Garagem e Soul.

Integrantes
Guilherme Saldanha – vocal e gaita
Tomaz Paoliello – guitarra e vocal
Irina Bertolucci – teclado, harmônio e pandeirola
Perdido – baixo e vocal
Antonio Paoliello – bateria e vocal
Sergio Sayeg – guitarra

Prêmios e indicações
MTV Video Music Brasil
Ano Trabalhos indicados Prêmios Resultado
2008 Garotas Suecas Aposta MTV Venceu
2009 Garotas Suecas Banda/Artista Revelação Indicado

Cinco rapazes e uma moça formam a banda Garotas Suecas. Não, eles não são suecos. O nome da banda é mais um aperitivo para não revelar logo de cara o estilo do som, uma mistura de rock garagem e soul.

Pelo menos é esta a descrição na internet do Garotas Suecas, composto por cinco garotos e uma garota, que se definem como deslocados do local de nascimento pela música e se proclamam livres para circular por qualquer espaço ou tempo.

Tipicamente roqueira, a banda tem como influências o rock de garagem e a música soul, a jovem guarda e Os Mutantes, Tim Maia e Jorge Ben, e Rolling Stones e Aretha Franklin.

Irina Bertolucci (teclado, harmonium e pandeirola), a única garota --e ela não é sueca--, divide o palco com Guilherme Saldanha (voz, gaita, pandeirola), Tomaz Paoliello (voz, guitarra), Sesa (guitarra, maracas), Perdido (voz, baixo) e Nico Paoliello (voz, bateria).

O disco de estreia do quinteto, que está junto desde 2005, busca a efervescência musical das décadas de 1960 e 1970. Do álbum saiu "Codinome Dinamite", faixa que já tem vídeo exibido pelas emissoras de TV Multishow e MTV.

Ao estilo Mutantes, eles inovam com arranjos de percussão movidos por tambores destacados na música Bugalu, uma das canções que pode ser conferida na internet. O Rock dos anos 70 também é característico do som do grupo, como pode ser percebido na faixa Mademoiselle.

Na edição do ano passado do VMB, o sexteto venceu na categoria Aposta MTV, uma espécie de prêmio para a banda que mais se destacou no circuito independente.

No final de janeiro, a banda encerrou uma pequena turnê pelos Estados Unidos. Por lá, o ex-vocalista da banda Sleater-Kinney, Carrie Brownstein, foi a um dos shows e disse que ficou admirado com o som produzido pelos brasileiros.

No Brasil, os Garotas Suecas se apresentaram no dia 28/02/09 no Centro Cultural São Paulo e no dia 03/03/09 no Studio/SP. No entanto, o retorno foi breve. No final de março/09, o grupo voltou a tocar nos Estados Unidos, começando pelo Texas.

No dia 27 de agosto/2009, a choperia do SESC Pompeia recebeu a banda Garotas Suecas. O show faz parte do projeto Plataforma, que lança CDs e DVDs de artistas e bandas. Na ocasião, o grupo interpretou canções de seu primeiro disco, intitulado “Garotas Suecas”.

Homônimo ao nome do grupo, o primeiro CD do Garotas Suecas é como uma viagem à efervescência musical dos anos 60 e 70.

“Codinome Dinamite”, uma das faixas do trabalho, caminha rumo ao hit, com exibições de seu vídeo clipe nos canais Multishow e MTV. Além do sucesso citado, a faixa “Difícil de Domar” – composição sobre garotas, estradas e carros – faz lembrar canções de Roberto Carlos e Mick Jagger, entre outras.