×

Biografia de Gilbert

Nas veias de Abraham Gilbert Stein corre um pouco do sangue de vários povos: ele nasceu no Cairo - Egito no dia 20 de dezembro de 1947 em pleno Ramadã. Filho de um jornalista austríaco e de uma mãe síria. Muito cedo Gilbert teve que deixar o Egito. Tinha então 10 anos quando sua família foi de navio até Marselha e de trem até Paris, afugenta pela crescente crise do governo egípcio de Gamal Abder Nasser. Ainda pequeno em 1957 Gilbert já estava apaixonado pela música. Esse amor cresceria ainda mais nos 7 anos seguintes. Anos em que a família Stein viveria dividida entre a França e o Brasil devido aos trabalhos do pai. Só veio morar definitivamente no Brasil em 1964. Foi nesse ano que a paixão musical foi mais longe e ele começou a estudar violão. Embora músico nato e virtuoso, acabava sempre se destacando pela sua bela voz. Foi assim, quase sem querer, cantando em uma festa em São Paulo, que Gilbert foi convidado para fazer seu primeiro teste. Um ano depois em 1965 ele gravava a sua priemira canção "Cer Soir" pela Fermata. Gilbert foi imediatamente aceito entre a unânime Jovem Guarda, o romantismo francês agradou em cheio os brasileiros e foi assim que em 1968 aos 21 anos gravou "F...Comme Femme..." canção que se tornaria um dos maiores fenômenos musicais de todos os tempos. F...comme Femme... também entrou para a história da tv brasileira como sendo a primeira canção tema dos personagens da novela Beto Rockfeller, os discos da novela eram empilhados por metro nas lojas para serem vendidos.

Da música para a telona a carreira de Gilbert começou em 1971 quando ele gravou o tema od filme Emanuelle. No mesmo ano foi transformado em galã pelo autor de novelas Geraldi Vietri na tv Tupi. O francês como era conhecido se tornava o ator principal da novela A Fábrica, a seguir viria O Machão, ídolo de Pano e Meu Rico Português.

Mas Gilbert nunca abandonaria sua grande paixão a música e em meados dos anos 70 emplacaria mais um hit parede de sua autoria "Sans Amour" tema da novela a Viagem de Ivani Ribeiro e psicografada por Chico Xavier. Gilbert esteve de volta as telas em Esperança onde interpretava Ezequiel patriarca de uma família judaica, pai de Camille (Ana Paula Arozio), na verdade contou um pouco da sua própria saga e foi o primeiro artista a gravar uma abertura de novela em hebraico. Em 2005 participou da mini série Mad Maria onde interpretava o português alcoolatra Antonio.

Também tornou-se locutor, produtor musical e atualmente apresenta o programa Chansons D´amour na rádio Scala /FM São Paulo.