×

Biografia de Gloria Trevi

Gloria Trevi, cujo nome de batismo é Gloria de Los Angeles Trevino Ruiz, nasceu na província de Monterrey, México em 15 de fevereiro de 1968. Ela é cantora, compositora e atriz mexicana. Desde criança, a cantora mostrava interesse pela música e suas influências vinham do rock americano e britânico, como Led Zeppelin, The Doors, Deep Purple, Pat Benatar e Janis Joplin, entre otros; esta última a marcou fortemente para estilizar seu som e sua imagem rebelde.

Gloria Trevi sempre sonhou em ser bailarina e trabalhar na TV. A primeira oportunidade surgiu em 1982, quando a Televisa iniciou um concurso para eleger a sósia de “Chispita”, personagem interpretada por Lucerito e a novela de mesmo nome obteve grande êxito em toda a America Latina. A mesma resolveu participar e acabou ganhando o concurso pela sua semelhança com a atriz Lucerito. O concurso não a ajudou muito e nunca foi aproveitada na trama.

Três anos mais tarde em 1985, com o empresário Sergio Andrade, ela e outras quatro garotas se uniram e lançaram um grupo musical chamado Boquitas Pintadas – uma espécie de “Banana Split” mexicana. O grupo não obteve sucesso e o mesmo se desfez naquele mesmo ano devido a diferenças entre seus membros e à falta de apoio da gravadora. Nessa época Gloria sofreu dificuldades financeiras e teve que trabalhar como instrutora de aeróbica.

Trevi determinada resolveu procurar Sergio para a criação do seu primeiro trabalho como cantora solo. Em 1989, lança seu primeiro álbum ¿Que hago aquí? (BMG-Ariola Mexico) gravadora que permanece até 2004. Desse álbum é lançado o primeiro single “¿Que hago aquí?” e seguido dos outros hits como: “Dr. Psiquiatra”, “Mañana”, “Que voy a hacer sin él” e “Satisfecha”, além disso os mesmos dominaram as rádios mexicanas em 1990.

Em setembro de 1991, é lançado o segundo álbum Tu Angel de la guarda (BMG-Ariola Mexico), nele inclue o seu maior hit “Pelo Suelto”, no mesmo período ela fez um filme de comedia homônimo. Nesse disco as letras tratavam de temas antes tidos como tabu dentro da sociedade conservadora mexicana, entre eles virgindade, machismo e suicídio. Depois seguem outros temas como “Tu Angel de La guarda” e “Agárrate”.

Em 1992, é lançado o terceiro trabalho de Trevi Me Siento Tan Sola (BMG-Ariola Mexico). O primiero single lançado foi “Zapatos viejos”, musica que se manteve no topo das listas das rádios mexicanas. Este disco produziu os maiores êxitos da cantora nos Estados Unidos, os singles “Me siento tan sola” e “Con los ojos cerrados”, dois dos três temas de Trevi alcançaram o Top 10 na Billboard Hot Latin Songs; com isso, conseguiu sua internacionalização definitiva obtendo disco de ouro em países como Espanha e Japão.

Em 1994, é lançado o seu quarto álbum de estudio chamado Mas Turbada Que Nunca (BMG-Ariola Mexico). O primero single, “La papa sin cátsup”, se manteve nos topos das radios e o videoclip; com certo tom de agressividade foi o único videoclip da sua carreira com maior exibição no canal MTV Latina durante a década de 90. Depois ,seguiram outros hits como “El recuento de los daños” e “¡Qué bueno que no fui Lady Di!”.

Em novembro de 1995, é lançado o quinto CD de Trevi, Si me llevas contigo (BMG-Ariola Mexico). Este disco não obteve muito êxito devido ao veto da Televisa por não oferecer exclusidade a mesma fez cair a vendagem do álbum. Em 1996, a cantora se afasta dos palcos devido a problemas de seu produtor Sergio Andrade.

A vida pessoal seguia problemática. Em 1999, surgiu uma ex-mulher de Andrade denunciando, primeiro na Justiça, depois na TV mexicana, que ele não só usaria drogas, mas também exploraria sexualmente meninas menores de idade. Surge outro problema, muito mais grave: uma menina de 16 anos grávida, apontando Andrade como o pai. Os três fugiram às pressas do México, em novembro de 98. Fizeram uma rota ainda desconhecida, que teria passado pela Europa antes do desembarque no Brasil: teriam entrado no Nordeste, mas se estabeleceram no Rio de Janeiro.

Então considerados foragidos pela Justiça mexicana e procurados em mais de 150 países, foram presos no dia 13 de janeiro de 2000 numa operação conjunta da polícia, que encontrou Andrade e sua "secretária" em Copacabana, e Gloria na Barra da Tijuca.
O governo mexicano solicitou ao brasileiro a extradição dos envolvidos. Logo que o clan Trevi-Andrade foram transferidos a Brasilia, Sergio Andrade declarou a um canal de televisão dos Estados Unidos que teve uma filha com Gloria Trevi no Brasil antes de que fossem capturados.

Cinco meses depois, o Supremo Tribunal Federal do Brasil concedeu ao México a extradição do clan Trevi-Andrade para enfrentar a justicia mexicana pelos crimes de abuso, sequestro e violação de menores. Imediatamente, os envolvidos iniciaram uma batalha legal para impedir a extradição para o México argumentando que suas vidas estavam em risco.

Em outubro de 2001, Gloria revelou que estava grávida e em 18 de fevereiro de 2002 a cantora deu a luz a um menino, seu nome Ángel Gabriel. Ao final daquele ano, Gloria Trevi anunciou que regressaria ao México de maneira voluntaria para enfrentar a justiça. Em 21 de dezembro de 2002, Gloria Trevi e seu filho Ángel Gabriel chegaram a Cancún, México para serem trasladados a Chihuahua onde a atriz ingressou ao Centro de Readaptacão Social do Estado. Em 2004, o juiz Javier Pineda Arbola ordenou a libertade imediata de Gloria Trevi, María Raquenel Portillo "Mary Boquitas" e Marlene Calderón por não encontrar elementos suficientes para ditar uma sentença condenatória.

Reiniciou sua carreira musical com o álbum Cómo Nace el Universo produzido por Armando Ávila e lançado em dezembro de 2004. Obtuve disco de ouro e disco de platina nos Estados Unidos além da indicação ao melhor álbum de pop latino pela revista Billboard. O primero single promocional “En medio de la tempestad” obtuve um êxito moderado junto com o álbum que recebeu críticas mistas. “El domador” e “Timbres postales al cielo” não conseguiram o êxito esperado devido à fusão de sua gravadora BMG com Sony Music Entertainment a qual se viu afetada a promoção. Por este motivo decide fechar contrato com Univision Music Group, a gravadora mais importante de música latina nos Estados Unidos.

La Trayectoria é o título do primeiro projeto que realizou junto com a gravadora Univision Music Group em 2006. Contem material gravado ao vivo, durante sua turnê Trevolución na Cidade do México e Monterrey, quatro músicas inéditas y o grande êxito de “Todos me miran”, música que se converteu num hino da comunidade gay. Apesar da escassa promoção do single, pode ocupar os primeros lugares de vários países como Argentina e España. Otros singles que se destacaram covertendo um êxito moderado foram “Estrella de la mañana”, “El ingrato” e “Sufran con lo que yo gozo”.

Em 2007, é lançado o álbum Una rosa blu (em espanhol, Una rosa azul) é o sétimo álbum de estudio da cantora mexicana. Nos Estados Unidos, o álbum vendeu mais de 50.000 cópias no primeiro dia de lançamento e em abril de 2008 foi certificado disco de ouro e mais tarde disco de platina pela RIAA (Recording Industry Association of America). No México recebeu disco de ouro em dezembro de 2007. As músicas que se destacam desse álbum são: “Psicofonía” e “Cinco minutos”.