×

Biografia de Godsmack

O fundador da banda de Boston foi o vocalista Sully Erna. Sully aos três anos e meio de idade passou a aprender a tocar bateria. Aos 17 anos, como vários garotos da idade, já tinha sua própria banda. Foi baterista em bandas como Meliah Rage, The Fighting Cocks e Strip Mind, esta última encerrou suas atividades em 1994. Sully larga a música pelo período de um ano.

Após o período de um ano Sully está decidido a formar uma nova banda, então chama seus amigos Robbie Merril (contra-baixo), Tommy Stewart (bateria) e Lee Richards (guitarra). Sully larga a bateria e assume os vocais. A banda recebe o nome de "Scan", logo trocado para "Godsmack".

Lee sai da banda alegando que o estilo da banda está se encaminhando para o Techno, mas na realidade porque ele queria compor suas próprias músicas. Para preencher a vaga a banda convida Tony Rombola para assumir a guitarra. Com a formação definida a banda faz sua primeira apresentação no "The Red Square".

Em 1996 a banda consegue dinheiro emprestado com alguns amigos e gravam o álbum "All Wound Up", que é lançando com selo independente. Logo após a gravação do álbum Tommy se afasta da banda por problemas familiares. Convocam então Joe D´Marco para ficar temporariamente no seu lugar.

Em 1997 Tommy retorna ao seu posto no Godsmack, e é quando eles regravam o álbum "All Wound Up" e mudam seu nome para "God". O álbum é lançado pela Republic Records em 1998. A gravadora aposta na banda e os manda para a estrada entre 98 e 99. A banda realiza participações em shows do Black Sabbath, participações em festivais como Ozzfest e Woodstock.

Por estarem passando por uma ótima fase a gravadora decide divulgá-los mais lançando sigles como "Keep Away", "Voodoo" e "Whatever". Os singles estouram e conseguem permanecer no topo da parada da Billboard por cerca de 32 semanas.

No ano de 2000, a música "Time Bomb" sai no cd da trilha sonora de "Pânico 3", e "Going Down" vira trilha de "Missão Impossível 2".

A banda lança o segundo álbum intitulado de "Awake". A faixa título foi o primeiro single do segundo álbum, e até hoje a música "Awake" é considerada por muitos fãs, uma das suas melhores, senão a melhor.

Em 2002 é lançada uma faixa inédita "I Stand Alone", gravada exclusivamente para o filme "O Escorpião Rei". No mês de maio de 2002, "I Stand Alone" alcança a primeira posição na parada Mainstream da Billboard.

No mês de junho de 2002 o baterista Tommy Stewart deixa as baquetas do Godsmack para se dedicar aos seus próprios projetos, e em seu lugar entra o ex-Amem Shannon Larkin.

No ano de 2003 é lançado em fevereiro o novo single da banda, a música "Straight Out Of Line", que estréia em primeiro lugar na rádio WAAF de Boston. Logo em seguida, em 25 de fevereiro é lançado o video clipe de "Straight Out Of Line".