×

Biografia de Good Charlotte

Banda punk-pop/pós-punk estado-unidense da cidade de Waldorf do condado de Maryland, formada em 1996 pelos gêmeos-idênticos Joel Madden e Benji Madden e seus outros companheiros Billy Martin, Paul Thomas e Deano. Joel nos vocais, Benji na base e vocal de apoio, Billy nos teclados, mixers e guitarra solo, Paul no baixo e Deano na bateria. Quatro CD’s de inéditas lançados, três DVD’s, dezenove singles e videoclipes, uma série inédita online feita pelos próprios integrantes e duas marcas de roupas famosas - DCMA (Joel e Benji) e LeVel27 (Billy) - onde os produtos são desenhados por eles mesmos.

Formada em 1996 inicialmente pelos irmãos Joel, Benji e Josh madden, porém, com a deixa rápida de Josh. O grande motivo pelo desejo dos irmãos que lhes motivou a criar uma banda de punk rock, acredita-se que foi o fatídico abandono que sofreram por seu pai (Roger Combs) com apenas 16 anos em 1994. O trágico fato aconteceu numa véspera de natal, como os gêmeos contam, Roger saiu dizendo que ia em alguma loja fazer as compras de natal e nunca mais voltou. Tiveram um último contato com o pai no natal de 1995 pelo telefone, onde o pai destes, contou que estava com outra família, e estava muito feliz. A mãe (Robin Madden) e seu irmão mais velho (Josh Madden) tiveram de trabalhar por muito tempo em dois empregos para sustentar a família, enquanto Joel e Benji, cuidavam da irmã mais nova (Sarah Madden). Joel diz que antes disto, tinham que ouvir suas músicas num velho toca-fitas que tinham, pois não tinham dinheiro para comprar um aparelho que tocasse CD’s. Foram levados ao seu primeiro show de rock (Beastie Boys) pelo irmão, Josh, aos 16 anos e ficaram fascinados. Com o passar do tempo, os gêmeos ganharam um violão da mãe, que percebeu que, os irmãos sentiam-se bem em fazer música. Logo, a vontade de formar uma banda foi tomando a cabeça dos gêmeos e Benjamin começou aprender a tocar guitarra com um amigo de colégio, Paul, que tempos depois, entraria para a banda dos meninos. O primeiro show da banda foi realizado num sótão para apenas 20 pessoas, e a partir daí, começaram a divulgar a banda batizada como Good Charlotte por sua cidade, realizando pequenos shows em eventos locais. O nome Good Charlotte vem do livro infantil Good Charlotte: The Girls Of Good Day Orphanage, apesar de nunca terem lido o livro, batizaram a banda com este nome, porque acharam o título sonoro e legal. Houve então uma época em que o Good Charlotte necessitava de mais membros, precisamente, de um guitarrista mais experiente para realizar os solos das suas músicas; foi aí que Billy entrou em cena, conheceu os garotos em um pequeno show que realizou com sua antiga banda (Overflow) e foi logo convidado a fazer parte da Good Charlotte. Então algum tempo depois covidaram Chris (um amigo do colegial) para ser o baterista oficial do grupo e logo a banda estava completa.

Após estar completa e com suas próprias músicas escritas, procuraram apoio em todas as gravadoras locais por meses, Benji usava como tática dizer aos donos das gravadoras algo como: “é melhor vocês nos contratarem agora que somos anônimos e estamos baratos! Quando ficarmos famosos ficaremos caros demais pra vocês!”. Conseguiram, então, um contrato com uma gravadora de sua cidade, Maryland, pegaram 14, de suas inúmeras faixas, e formava assim, o primeiro CD da banda, auto-intitulado “Good Charlotte” em 2000. Foi imenso o sucesso que a banda fez em sua cidade, logo se espalhando por todo os E.U.A, tendo como singles muito bem sucedidos, The Little Things, The Motivation Proclamation, The Click e Festival Song. Dois anos depois, o Good Charlotte lançava seu segundo álbum, The Young And The Hopeless, o álbum de maior sucesso da banda até hoje, incluindo os maiores singles que mais marcaram a história da banda, como Girls and Boys, The Anthem, Lifestyles Of Rich And Famous e a inesquecível Hold On. Com este álbum o Good Charlotte permaneceu nas primeiras posições em importantes rankings musicais, chegando a permanecer em 1º lugar com o hit Lifestyles Of Rich And Famous e tempos depois, Hold On na 2ª posição por várias semanas.

Como o sucesso de seus dois primeiros álbuns não parávam de crescer, e a banda começava a ser reconhecida em muitos países, o Good Charlotte, em 2004, lançava então mais um álbum com músicas inéditas, o The Chronicles Of Life And Death, quase que explodindo nas paradas com seus hits, entre eles, I Just Wanna Live, que se manteve nas paradas das rádios em vários países incluindo o Brasil, o que não foi diferente com seus outros três singles, Predictable, The Chronicles Of Life And Death e We Believe.

Após quase dois anos e meio sem lançar discos, divulgam seu último álbum lançado, Good Morning Revival (Março, 2007) acarretando uma nova fase da banda, mais madura, com composições mais evoluídas e menos revoltadas. Seu primeiro single foi a ousada Keep Your Hands Off My Girl, divulgada em Outubro de 2006, que deu início a um novo tipo de som para a banda, o intitulado “powerpop” que consitui em misturas punk rock e batidas leves de músicas bem dançantes (como outro exemplo, o single mais diferente e de maior sucesso do disco, Dance Floor Anthem/I Don’t Wanna Be In Love). Neste álbum fizeram também, uma parceria com os screamos da banda Avenged Sevenfold, onde seu solista (Synyster Gates) e seu vocalista (M. Shadows) fazem uma participação no single The River, que chegaram também a participar da gravação do videoclipe em março de 2007, com imagens usadas de momentos da cidade de Los Angeles. Os planos da banda para o segundo semestre de 2008, como seu próximo single (Where Would We Be Now 2.0), sua nova turnê mundial estão à todo vapor, e as novidades também não param de surgir! Como o casamento de Joel com Nicole Richie, a espera do bebê de Linzi com Billy e a mais nova: Em 2009, a banda vai lançar um CD de inédias chamado Cardiology. Com 20 letras já criadas, a banda ainda tem que decidir quais estarão no CD. Os fãs estão apenas esperando para que 2009 chegue o mais rápido possível, pois estamos felizes em saber que Good Charlotte ainda está na ativa. Mas infelizmente a banda ainda não sabe informar a data certa, Joel diz que será em algum momento de 2009.