×

Biografia de Grooveria

“A Grooveria é um coletivo musical brasileiro que desde 2001 se apresenta pelas noites de Sampa, Rio e Espírito Santo, em shows e jam sessions muito especiais. A banda, formada por músicos com uma longa ficha musical e anos de bons serviços prestados à MPB, apresenta composições próprias além de resgatar e atualizar, clássicos de Chico Buarque, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Bob Dylan, João Bosco entre outros; misturando os sotaques afro-brasileiro e afro-americano com uma sonoridade própria.

A Grooveria é: a bateria e vocais de Tuto Ferraz, com a mistura exata do groove de lá com o suingue de cá, a percussão e o vocal de Jota Erre, trazendo consigo toda a tradição do suingue pernambucano mais precisamente de Recife, a guitarra de Leonardo Mendes, adicionando a pitada de Dendê diretamente do recôncavo baiano e o DJ Rick Dub, que além de soltar efeitos e percussões virtuais, faz vocais e raps e pilota as pickups depois dos shows tocando só “pedras preciosas”.

A Grooveria conta também com um time de colaboradores de primeira, revezando-se Danilo Santana, Dado Tristão e Caco Sample nos teclados, Paulinho Viveiros, Rubinho e Cambé no trompete, Paulinho Norberto, Jaziel e Paulinho Malheiros no trombone e os baixos de Edson Menezes e Magno Vito.

E é neste clima de jam session que surgiu o primeiro CD da Grooveria, o delicioso 1. Em doze canções – próprias e regravações – os músicos, afiadíssimos, trazem para o disco alguns convidados que já participaram dos shows, como Rappin’ Hood, Max de Castro, Jair Oliveira, Claudio Zoli, Toninho Horta, Edu Tedeschi, Tomati, Zé Ricardo e Paula Lima.