×

Curiosidades sobre Heitor Villa Lobos

Enviar curiosidade >
  • Em conformidade com as normas ortográficas atualmente vigentes para a língua portuguesa, o sobrenome "Vila-lobos" deveria ser grafado com apenas uma letra "L", pois nomes de pessoas falecidas devem ter sua grafia adaptada às regras ortográficas em vigor.
  • As doze sinfonias de Villa-Lobos foram escritas ao longo de sua carreira e são consideradas obras sem consistência orquestral, à exceção da n.º 10 (Sumé Pater Patrium, em cinco movimentos, sobre poemas do catequizador jesuíta espanhol José de Anchieta, escrita para o quarto centenário da cidade de São Paulo).
  • "Considero minhas obras como cartas que escrevi à posteridade, sem esperar resposta." Heitor Villa Lobos
  • Villa-Lobos já foi retratado como personagem no cinema e na televisão: - 1979 - Bachianas Brasileiras: Meu Nome É Villa-Lobos, interpretado por Rildo Gonçalves. - 1995 - O Mandarim, por Raphael Rabello. - 1999 - "Villa-Lobos e a Apoteose Brasileira", enredo da escola de samba do Rio de Janeiro Mocidade Independente de Padre Miguel. Considerada uma das maiores escola da época a Mocidade contou a história de Villa-Lobos em um enredo de criação do carnavalesco Renato Lage. Ao final do desfile a escola ouviu os gritos de "é campeã". - 2000 - Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão, por Marcos Palmeira e Antônio Fagundes. - Teve sua efígie impressa nas notas de quinhentos cruzados, de 1986. - Em 2006, o prefeito César Maia decretou que em 5 de Março, uma lei que no aniversário de Villa-Lobos de 119 anos, seria dia da música clássica na cidade do Rio de Janeiro, em homenagem ao patrôno da Música Clássica no Brasil. - Em 2007, no ano seguinte o governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sancionou uma lei de autoria do deputado Alessandro Molon que em todo o estado do Rio de Janeiro o dia 5 de março seria dia da Música Clássica, desde então, esse dia fazem várias apresentações de música clássica e de Villa-Lobos.

Mais tocadas

Ouvir Heitor Villa Lobos Ouvir

Biografia

Ver completa >
Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 — Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um compositor brasileiro, célebre por unir música com sons naturais. Aprendeu as primeiras lições de música com o pai, Raul...

Fotos

Ver mais fotos >