×

Biografia de Hugh Grant

Hugh John Mungo Grant (Londres, 9 de setembro de 1960) é um ator inglês, vencedor de um Globo de Ouro.

Grant é filho de Fynvola Susan MacLean, uma professora, e de James Murray Grant, um artista e vendedor de carpetes que administrava uma firma de carpetes. Ele tem um irmão mais velho, James. Seu trisavô escocês, Dr. James Stewart, foi um assistento do missionário David Livingstone, e Grant está relacionado com William Drummond, 4° Visconde Strathallan.

Hugh Grant foi educado em Wetherby School e em Latymer Upper School e recebeu uma bolsa de estudos em New College, na Universidade de Oxford, onde estudou literatura inglesa. Antes de finalizar seus estudos em Oxford, Grant tentou obter um doutorado em História da Arte no Instituto Courtauld, mas não pôde segui-lo completamente pois não alcançou o grau de primeira classe, requerido para a concessão de seus estudos de doutoramento.


Carreira
Hugh Grant fez seu primeiro filme, Privileged, financiado pela Oxford, em 1982. Papéis de televisão vieram mais tarde, em 1985. Dois anos depois, ele interpretou o personagem principal do filme Maurice, da companhia Merchant Ivory Productions. Tal papel lhe concedeu o prêmio de Melhor Ator do Festival de Veneza, juntamente com o ator James Wilby. Grant então apareceu no filme Lair of the White Worm, de Ken Russell. Em 1991, estrelou no filme Impromptu, interpretando Frédéric Chopin, ao lado da atriz Judy Davis (como a escritora George Sand) e do ator Julian Sands (como Franz Liszt). Ele teve um papel importante no filme The Remains of the Day, de 1993, e simultaneamente ficou conhecido como o parceiro da modelo e atriz Elizabeth Hurley, com quem namorava desde 1987. Entretanto, foi o filme Four Weddings and a Funeral, de 1994, que o fez uma estrela.

O ano seguinte foi extremamente cheio para Grant. Ele co-estrelou com Alan Rickman em An Awfully Big Adventure, participou da comédia romântica Nine Months com Julianne Moore, foi o objeto de afeição de Emma Thompson em Sense and Sensibility e apareceu em Restoration, com Meg Ryan, Ian McKellen, Sam Neill e Robert Downey Jr.. Em 1996, estreou com Gene Hackman no filme de terror Extreme Measures.

Em 1999, ele estreou com Julia Roberts em Notting Hill (ele contou para a E! Entertainment Television que foi muito estranho beijar uma ícone). Depois de Notting Hill, vieram outros sucessos: Bridget Jones's Diary (2001), About a Boy (2002) e Two Weeks Notice (2002). Neste último filme ele trabalhou com Sandra Bullock. Em 2003, interpretou o primeiro-ministro David em Love Actually, uma comédia romântica do roteirista Richard Curtis. No ano seguinte, retornou como Daniel Cleaver na sequencia de Bridget Jones's Diary, Bridget Jones: The Edge of Reason. Ele também estrelou em American Dreamz (2006), uma sátira num reality show. O papel comoGilderoy Lockhart em Harry Potter and the Chamber of Secrets foi oferecido a Grant, que recusou-o. Mais tarde ele disse que se arrependeu desta decisão. Durante as promoções de Bridget Jones: The Edge of Reason, no The Oprah Winfrey Show, Hugh revelou que o único filme de toda a sua carreira que "não o faz agir timidamente" é About a Boy.

O filme mais recente de Hugh Grant é uma outra comédia romântica, Music and Lyrics, no qual participa com Drew Barrymore. É sobre um pop star dos anos 80 (Grant) que tem que escrever letras de música para uma mais nova artista. Atualmente, ele está discutindo sobre uma possível estréia na animação da Disney American Dog, a qual será exibida em 2008.