×

Biografia de Impacto Soul

Impacto Soul é uma banda de soul music que mistura o melhor da sonoridade black nacional e internacional, tanto da música contemporânea, quanto da música dos anos 70 e 80. O som swingado e a alegria do grupo, como o nome já diz, deixam os ouvintes impactados.

O grupo é formada por Élson Duarte (baixo e backing vocal), Davi Rodrigues (teclado e vocal), Flavio Helli (backing vocal), Jonas Anjos (guitarra), Marcos Will (trompete), Marcos Viana (sax), Noel Lima (trombone), Ricardo Cabral (bateria) e Eliezer Thomaz (voz).

Eles já se apresentaram com diversos artistas do meio gospel, como por exemplo, a abertura do show do cantor Michael W. Smith e a participação de eventos com os principais nomes da Black Music nacional: FLG, Templo Soul, Raiz Coral, entre outras.

Participaram da gravação de duas músicas no cd e dvd Black Gospel Live (BGL) onde demonstram toda a alegria das suas apresentações. A banda participou da gravação do DVD e CD Black Gospel Live no Natal Black de 2006. Então, surgiu a oportunidade de gravar “Novidade” o mais novo Lançamento da Aw Produções. Agora além de fazer apresentações em igrejas e outros eventos ainda são atração garantida da turnê do BGL já que são contratados exclusivos da AW Produções.

A banda lançou no primeiro semestre de 2008 seu primeiro cd intitulado Novidade, que tem 11 canções e uma delas conta com a participação do trio DHD, um cd com o puro soul e umas pitadas de R&B que são estilos marcantes desse grupo que promete conquistar a todos que curtem música de qualidade.

A programação visual ficou sob responsabilidade do já conhecido Anderson Novais, que tem sido um dos designers mais requistados pelos ministérios de black music paulista e tem sustentado o fôlego criativo a cada cd lançado com layout assinado por ele.

O repertório tem início com o swing alegre de O tempo que foi uma das músicas que o grupo deixou registrada ao vivo no cd/dvd Black Gospel Live. Nesta versão de estúdio destacamos os ataques do naipe de metais, as quebradas do arranjo, os vocais e o solo de trompete.

Majestade mantém a qualidade sonora do hino anterior. Os metais percorrem o arranjo, junto com cordas de teclado, preenchendo os espaços com clusters muito bem encaixados. No turn around final executam o refrão com um arranjo típico dos anos 60.

A seguir temos a festiva A mensagem. Mais uma vez os metais são um caso a parte. O louvor é conduzido por uma guitarra “blackeira” tendo como base um um piano rhodes . Com uma linguagem evangelística o hino traz ainda a participação das irmãs do Trio DHD. Perto do final ainda ouvimos um solo de guitarra overdrive e logo após uma série de nuances de dinâmica executados pela banda.

Me guia traz mais swing, mais groove e muita mais frases de sopro, criativas e interessantes. A letra versa sobre presença de Deus.

Sem deixar a peteca cair emendamos em Posso ver. A canção traz uma levada mais lenta em relação aos anteriores, mas mantém a linguagem black característica do disco. Versa sobre confiança. Destaque para o riffs e solo de guitarra com um timbre jazzístico que dão um tempero bacana.

A faixa título, Novidade, possui uma pegada black funkeada, meio “james browmniana”. O arranjo é um-prato-cheio-pro-dirigente-de-louvor interagir com a galera em apresentações ao vivo. Traz um ainda um solo de trompete denso e marcante

Serei fiel traz uma sonoridade mpb-soul. A roupagem do hino mescla nuances de estilos diferentes que deixaram ele com uma levada interessante. Pra exemplificar melhor, seria algo do tipo, “meio Tim Maia, meio Earth, wind and fire”. Funcionou.

A seguir temos um louvor mais contemplativa, mas sem perder o peso presente no repertório. É mais um hino evangelístico. Possui uma cadência melódica interessante e conta com a participação de Juliana Thomaz. Desta vez o solo denso e marcante é executado pela guitarra.

A faixa nove traz outra música que fez parte do repertório do BGL Quero ver você pular é mais um soul típico com muita metaleira e muito groove que agitou a galera presente na Assembléia de Deus do Brás. O registro em estúdio mantém o “impacto” da versão gravada ao vivo.

Com teu amor é outra swingueira com muita guitarra wha-wha, frases de teclado e ataques precisos do naipe de metais. A letra, que exalta o amor de Deus por nós, é pequena e bem simples, porém é bem cativante e envolvente.

Fechando o repertório temos uma canção densa, com um vocal forte e expressivo. Tudo mudou é um hino de gratidão a Jesus. Mais uma vez o instrumental rola redondinho. O cd traz como bônus a gravação ao vivo de Tempo que já havia sido registrada no cd e dvd Black Gospel Live.

O som da banda tem um diferencial de fusion, soul, funk, mas tudo isso a moda antiga. A banda gosta muitos dos eletrônicos, mas prioriza os acústicos. Grooves pesados, som um pouco mais sujo, metais com bastante arranjo, vozes mais simples e direta, é uma banda entrosada. Eles ouvem bastante coisa "das antigas", por exemplo: Earth Wind Fire, Tower Of Power, James Brown, Parliament Funk, Imperials, vindo mais pra cá, Incógnito.