×

Biografia de James Last

James Last (nome artístico de Hans Last), nasceu em 17 de abril de 1929, em Bremen, Alemanha. É um compositor, arranjador e regente de orquestra de grande sucesso na Europa e em todo o mundo.

Last aprendeu a tocar piano ainda criança, mas mudou para o baixo elétrico na adolescência. Com 14 anos entrou na Bückeburg Military Music School, da Alemanha. Depois do fim do nazismo foi incorporado na Radio Bremen Dance Orchestra de Hans-Gunther Oesterreich, em 1946. Em 1948, tornou-se líder do The Last-Becker Ensemble, onde atuou por sete anos. Durante este período foi eleito como o melhor baixista de seu país por três anos consecutivos (1950-1952). Depois da dissolução do grupo, tornou-se arranjador da Polydor Records, como também de diversas emissoras de rádio européias. Na década seguinte realizou muitos arranjos para hits de artistas como: Helmut Zacharias, Freddy Quinn, Lolita, Alfred Hause e Caterina Valente.

Suas primeiras gravações foram feitas com a Orquesta Orlando, usando seu nome real Hans Last, e posteriormente lançou seu primeiro álbum, Non-Stop Dancing, como James Last, em 1965, uma gravação de diversas canções populares arranjadas em seqüência e com um ritmo dançante a alinhavar o conjunto. Foi um sucesso que o ajudou a se tornar um grande astro da música européia. Nas quatro décadas seguintes, Last realizou mais de 190 álbuns diferentes , incluindo muitos volumes no estilo Non-Stop Dancing. Nestas gravações encontram-se canções de diferentes países e culturas, contando com participações de Richard Clayderman e Astrud Gilberto, por exemplo. Também teve um programa na TV nos anos 70 onde recebia convidados como ABBA e Lynsey de Paul. James Last together with fan Guenter Krueger from Berlin

Embora o sucesso de seus concertos e gravações tenha sido contínuo, especialmente na Inglaterra, onde 52 de seus álbuns se tornaram hits entre 1967 e 1986, o que o coloca atrás apenas de Elvis Presley em termos de número de discos mais populares, só duas de suas canções individuais foram hits - The Seduction, tema do filme American Gigolo (1980), e Biscaya, do álbum de mesmo nome. Sua canção The Lonely Shepherd, escrita por ele e interpretada por Gheorghe Zamfir and The James Last Orchestra, foi incluída na película Kill Bill Vol. 1 (2003), de Quentin Tarantino.

Ele conquistou numerosos troféus e prêmios, dentre eles o Star of the year do Billboard Magazine em 1976, e foi distinguido pela contribuição de sua carreirta como um todo através do troféu alemão Echo, em 1994. Last tem muitos fãs na Europa e em outros lugares. Sua marca-registrada são os arranjos de músicas populares num estilo big-band. Em sua carreira vendeu mais 100 milhões de álbuns.

Na sua vida pessoal, James Last divide seu tempo entre a Flórida e a Alemanha. Passa muito tempo com sua esposa e seu filho, quem também colabora em sua música.