×

Curiosidades sobre Janis Joplin

Enviar curiosidade >
  • Você sabia que Janis Joplin fez o clássico' Me and Bob Macgee'em homenagem ao seu amante que era caminhoneiro e se chamava Bob Macgee,por isso a explicação da música ser em estilo coutry,o estilo de música que ele mais gostava.
  • Em seu testamento, Janis pediu que a quantia de US$ 2.500,00 fosse usada para que se desse uma festa após sua morte.
  • Janis Joplin afirmava que sua maior influência era a cantora de blues Bessie Smith, tanto que ajudou a custear, em 1970, uma lápide mais "decente" para ela (a original nem tinha seu nome). O custo foi dividido com o último produtor de Bessie, John Hammond.
  • Janis Joplin quando estava no Brasil teve um breve relacionamento com o rockeiro brasileiro 'Serguei'.
  • Janis, em 1962, se destaca como traficante de maconha na Universidade. Foi eleita o homem mais feio do campus.
  • A festa de sua morte (com o dinheiro que ela deixou no testamento) foi realizada ainda em outubro. Eram 200 convidados e no convite estava escrito Drinks are on Pearl, traduzido como bebida por conta de pérola, um de seus apelidos. Fazia alusão ao hábito de diluir "pérolas" nas bebidas.
  • Curiosamente, Janis Joplin abominava certos tipos "difundidos" de drogas (maconha, LSD e alucinógenos em geral) pois ela dizia que a faziam pensar demais... e ela queria esquecer. Janis era adepta de estimulantes (como anfetaminas, heroína e álcool) que, no fim, foram a causa de sua morte.
  • A cantora norte-americana Janis Joplin foi barrada em um bar carioca no final de década de 60. “Os seguranças estranharam suas roupas, seus chinelos e os longos cabelos despenteados. Foi necessário explicar quem era Janis. Janis e Serguei foram um bar onde teria show da Darlene Glória. Ela jamais deixa alguém subir ao palco quando está cantando, mas quando viu Janis, fez questão de dar o lugar”...
  • Na apresentação em Woodstock, Janis abusou da bebida e quase não sobe no palco, tendo que ser amparada para isso. Sam Andrew, ex-Big Brother que também estava na Kozmic Blues foi demitido. Motivo: roubar heroína de Janis.
  • Quando esteve no Brasil, conheceu o cantor Serguei, com quem canta a música "With a little help from my friends" dos Beatles. Os dois tiveram um caso. Ela disse ter sido humilhada algumas vezes por aqui, sendo até mesmo barrada na porta de seu hotel.
  • Aos 20 anos, trilhando os caminhos da folk music, Janis já está envolvida com drogas, pequenos furtos e brigas de ruas. Sua alma atormentada pedia algo mais do que os festivais folclóricos. O blues era perfeito para isso e quando Travis Rivers foi buscá-la para ir a São Francisco juntar-se ao Big Brother & The Holding Company, em maio de 1966, Janis viu a chance de sair de seu pequeno mundo e fazer fama.
  • Janis foi cremada em 7 de outubro e suas cinzas foram jogadas no mar da Califórnia.
  • Poucas pessoas sabem, mas o Big Brother de Janis Joplin foi a única banda a se apresentar duas vezes no festival de Monterey. Acontece que a primeira apresentação na tarde do dia 17 não foi registrada em vídeo e sequer em áudio devido a problemas técnicos, e devido à performance explosiva da banda os organizadores resolveram encaixá-la novamente no dia seguinte.
  • Ela chegou a pesar 43 quilos antes de fazer um tratamento em São Francisco. Ela abusara no whiskie e anfetaminas.
  • "Buried Alive In The Blues", faixa do "Pearl", último lp gravado por Janis Joplin, não possui vocais, somente a parte instrumental, pois Janis faleceu na véspera da data marcada para a gravação de sua participação. Curiosamente vários "críticos" até hoje se referem a esta faixa como a mais fraca do disco, tratando-se apenas de um "instrumental chocho".
  • O nome Janis vem do deus romano Janus, que deu origem ao nome do mês de Janeiro (mês em que Janis nasceu). Janus é representado por dois rostos idênticos olhando para direções opostas, e é o governante dos inícios e dos fins. O pai de Janis era uma pessoa muito culta e sua paixão era a história.

Mais tocadas

Ouvir Janis Joplin Ouvir

Biografia

Ver completa >
Janis Lyn Joplin(19 de janeiro de 1943 - 4 de outubro de 1970) foi uma cantora norte-americana de blues, influenciada pelo rock e pelo soul com uma voz marcante e que também chegou a compor. Joplin lançou quatro álbuns, desde...

Discografia

Ver mais >

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >