×

Biografia de Jason Becker

Jason_Becker (USA) - Metal Neo-Clássico_Heavy Metal. Nasceu em Richmond,Califórnia em julho de 1969. Seu pai, Gary Becker, que tinha estudado violão clássico, deu uma guitarra para Jason quando ele tinha 3 anos e começou a lhe aplicar aulas de violão. Pai e filho logo descobriram que o melhor jeito de Jason aprender a tocar era aprender músicas.

O seu desenvolvimento se deveu a algumas lições de seu pai (clássico e folk), seu tio, Ron Becker, (blues) e Dave Creamer (jazz). Aos 13 anos tocava nota por nota os discos de Eric Clapton. Depois disso passou a escutar coisas mais complicadas de gente como Eddie Van Halen e Yngwie Malmsteen. Quando tinha 14 anos montou um estúdio e começou a compor e gravar.

Aos 16 anos gravou uma demo e mandou para a revista Guitar Player. Com isso Jason foi apresentado a Mike Varney. Mike apresentou Jason a Marty Friedman. Seu relacionamento com Marty Friedman logo se tornou uma boa amizade e depois terminou em colaborações artísticas.

Eles fizeram uma banda juntos, o Cacophony, e lançaram dois discos: Speed Metal Simphony (1987) e Go Off! (1988). O estilo musical, como o nome do primeiro disco da banda sugere, era Speed Metal com elementos clássicos. Na mesma época cada um dos dois guitarristas da banda lançou um álbum solo com participacões do outro. O disco de Jason chama-se Perpetual Burn e é considerado por alguns um marco na história da guitarra. Jason toca todos os instrumentos no disco, menos bateria, tocada por Atma Anur (que também toca no 1o disco do Cacophony).

Quando resolveu sair do Cacophony foi convidado para substituir Steve Vai na banda de David Lee Roth. Descobriu que sofria de esclerose lateral amiotrófica. Só gravou um álbum com David Lee Roth (A Little Ain't Enough) e depois não pôde sair em turnê. Voltou para Richmond, onde vive com seus pais, e continuou sua carreira como músico e compositor.

Em 1996 lançou o álbum Perspective, com participações de pessoas como Steve Perry e Michael Lee Firkins e com a ajuda de computadores. Infelizmente parou de tocar guitarra por causa da doença.