×

Biografia de Jeanette MacDonald

Jeanette Anna MacDonald (Filadélfia, Pensilvânia,EUA, 18 de junho de 1903 - Houston, Texas, EUA, 14 de janeiro de 1965) foi uma cantora e atriz cinematográfica norte americana. Celebrizou-se com sua voz de soprano em musicais, a maior parte deles contracenando com Nelson Eddy, como Canção de Amor (1938), Casei-me com um Anjo (1942), Divino Tormento (1940), Lua Nova (1940). Outros trabalhos: Alvorada de Amor (1929), San Francisco, a Cidade do Pecado (1936), Três Filhas Levadas (1948).

Extraordinária lenda da música e do cinema americanos, Jeanette MacDonald foi a mais bem sucedida soprano da história de Hollywood. Nascida em Filadélfia, Pensilvânia, sua popularidade no mundo inteiro deveu-se principalmente à graça e ao encanto do seu talento inigualável de cantora e atriz. A opereta é um gênero virtualmente morto, que nos anos 30, no entanto, mobilizou multidões. O parceiro mais habitual de Jeanette MacDonald, a grande musa do gênero, foi Nelson Eddy.

Ela foi a caçula das três filhas de Daniel e Anna Wright MacDonald. Em tenra idade, se formou no sapateado em frente ao espelho em aulas de dança com a Al White, e imitava as gravações de óperas de sua mãe em aulas de canto com Wassil Leps. Apresentou-se em igrejas e escolas, e começou a excursionar com shows infantis.

Em novembro de 1919, MacDonald se juntou à irmã mais velha, Blossom, em Nova York, e conseguiu um emprego no coro da NED Wayburn's Demi-Tasse Revue, um entretenimento musical entre filmes apresentados no Capital Theatre na Broadway. Na primeira fase dos filmes sonoros, de 1929 a 1930, MacDonald atuou em seis produções, as quatro primeiras para os estúdios da Paramount.

Durante os anos 1930 e 1940, ela estrelou 29 filmes, quatro indicados ao Oscar de Melhor Filme (Alvorada do Amor, Uma Hora Contigo, Oh, Marieta! e São Francisco, a Cidade do Pecado), e fez várias gravações, ganhando três discos de ouro. Posteriormente, ela apareceu em óperas, concertos, rádio e televisão. Jeanette MacDonald faleceu aos 61 anos, em 14 de janeiro de 1965.