×

Curiosidades sobre Jimi Hendrix

Enviar curiosidade >
  • "Eu tento usar a minha música como uma máquina para fazer estas pessoas agirem - para que façam mudanças" (Jimi Hendrix)
  • "Minha filosofia pessoal é minha música. Nada menos que a música - vida - isso é tudo" (Jimi Hendrix)
  • "Imaginação é a chave para as minhas letras. O resto é temperado com um pouco de ficção científica" (Jimi Hendrix)
  • Dez entre dez guitarristas consideram Jimi Hendrix sua maior influência. E não é para menos: no final da década de 60, Hendrix revolucionou não só a forma de tocar como também a forma de se apresentar nos shows. Fosse com distorções, microfonias, usos de novos efeitos, fogo ou destroçando sua guitarra no palco, o guitarrista teve um de seus maiores sucessos no disco Are You Experienced? (1967). 'Purple Haze' era a história de uma viagem de ácido de Jimi Hendrix, e que foi adaptada para os quadrinhos por Robert Crumb, controverso cartunista americano.
  • Embora estudiosos costumem apontar elementos do jazz-rock desde meados da década de 60, principalmente nos trabalhos de Larry Coryell, o primeiro álbum considerado do gênero foi o "Bitches Brew" de Miles Davis, editado em 1970. Na época Miles andava ensaiando uma aproximação com o Rock, tendo sido o único jazzista a participar do Festival da Ilha de Wight, além de haver tentado marcar uma sessão de gravação com Jimi Hendrix, sessão esta que não se concretizou devido à morte de Jimi. Miles Davis e Jimi Hendrix tinham um encontro marcado no final do mês de setembro de 1970 no Carnegie Hall, onde ensaiariam para um eventual álbum ao vivo a ser editado futuramente. Com a morte de Jimi, obviamente o projeto não saiu do papel. Miles esteve presente nos funerais de Hendrix, onde tentou em vão tocar seu trumpete, mas foi impedido por Leon, irmão de Jimi.
  • A casa onde Jimi Hendrix passou sua infância foi demolida depois de anos sendo preservada. A residência de 900 pés quadrados em Seattle foi desmontada recentemente por um promotor imobiliário, que supostamente está planejando construir condomínios no local.Localizada no outro lado da rua onde está sepultado o corpo de Hendrix, a casa era dita como o lugar onde o lendário guitarrista teve seu primeiro contato com a música, já que nela morou entre os dez e treze anos de idade.O promotor disse que partes dela foram salvas e podem ser vendidas mais tarde, relata o Los Angeles Times. "Você pode imaginar uma guitarra feita da casa de Jimi?", ele perguntou. "Quem não iria querer isso?"
  • No dia da morte de Jimi, Eric Clapton havia comprado uma strato para canhotos e ia dá-la a Hendrix, à noite. Levou-a ao Lyceum, mas Hendrix que estava tocando com a banda de Eric Burdon, desapareceu antes que Clapton pudesse alcançá-lo. Jimi morreu horas depois. Clapton ficou arrasado, e ficou vagando pela sua propriedade. Quinze anos depois, Clapton declarou: "Quando Jimi morreu, chorei o dia todo porque ele não me levara com ele."
  • Eric Clapton negou-se a ir ao funeral de Jimi, temendo que o funeral se transformasse num evento do showbiz.
  • "As vezes em que queimei minha guitarra foi como um sacrifício. Você sacrifica as coisas que você ama. Eu amo a minha guitarra." (Jimi Hendrix)
  • De acordo com o WalesOnline.co.uk, uma guitarra assinada por Jimmy Page, do Led Zeppelin, e um pedaço de papel assinado por Jimi Hendrix estão entre os autógrafos mais caros do mundo.
  • Jimi era guitarrista da banda de Little Richard, isso na época de Jimmy James (pseudônimo) ainda. Mas ele acabou sendo despedido porque constantemente chegava atrasado nos ensaios.
  • Em 1968, Jimi Hendrix lançou o disco Electric Ladyland. Ele dizia que havia feito um disco sobre groupies, garotas que seguem seus astros da música por toda parte e são muito mais do que fãs. Apesar disso, ele não gostava do termo e as chamava de ‘Electric Ladies’ (Damas elétricas). Estas damas ilustram a capa do disco, mas novamente, Hendrix não gostou do resultado, com tantas garotas nuas na capa. As lojas de música também não gostaram, e o disco era vendido com uma capa de papel pardo cobrindo a original.
  • O verdadeiro nome de Jimi Hendrix era Johhny Allen Hendrix, nome que seria trocado pelos pais dele aos 4 anos para James Marshall Hendrix.
  • "Você tem que esquecer o que as pessoas dizem, quando você possivelmente estiver para morrer ou quando você estiver amando. Você tem que esquecer todas essas coisas. Você tem que ir em frente e ser louco. A loucura é como o céu." (Jimi Hendrix)
  • Embora muitas pessoas pensem que Jimi Hendrix morreu por overdose de drogas, na realidade o que aconteceu é que horas antes Hendrix tomara alguns remédios para dormir, e ao passar mal e ser levado para o hospital, os enfermeiros o deitaram na maca de barriga para cima. Hendrix acabou vomitando, e morrendo sufocado pelo próprio vômito.
  • Embora muitas pessoas pensem que a última apresentação de Hendrix com sua banda própria tenha sido no Festival da Ilha de Wight, depois dessa houveram mais seis apresentações, culminando com a derradeira ocorrida nesta data em 1970. Embora tenha sido registrado profissionalmente em vídeo, este filme nunca apareceu, pois foi roubado em 1971. Apenas um pequeno trecho com menos de três minutos circula atualmente, e foi usado pela estação de TV que o filmou no anúncio de sua morte. Gravações de áudio existem três, apenas duas completas, uma feita por um fã que amarrou um microfone junto às caixas de som (devido ao barulho do vento batendo no mesmo, esta gravação é conhecida como "windy tape") e a outra registrada por um roadie, a pedido de Billy Cox, ao lado do palco (esta denominada "stage tape"). Hendrix ainda faria mais uma aparição pública, numa jam junto a Eric Burdon
  • Os Beatles haviam lançado o álbum Sgt. Peppers numa sexta-feira, e na segunda-feira, Paul McCartney foi assistir um show de Jimi Hendrix. Jimi já estava mandando bala num cover de Sgt.Peppers, simplesmente detonando sua strato. Parou no meio da música e perguntou: "Alguém aí sabe se Eric Clapton está na platéia?". Alguém respondeu que sim. então Jimi disse: "Será que ele poderia vir aqui em cima afinar minha Strato?" - Quem contou essa história foi Paul McCartney.
  • "Meu objetivo é ser o número 1 com a música. Eu dedico apenas toda a minha vida para esta arte" (Jimi Hendrix)
  • Um pedaço de papel assinado por Jimi Hendrix teve um preço inicial de £41,000 (aproximadamente US$60,000). O músico, que morreu aos 27 anos, é considerado o maior guitarrista na história do rock.
  • Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake and Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso, o trio acabaria se chamando Emerson, Lake and Mitchell!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o "Jimi Hendrix dos teclados", e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma "jam" com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível, gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando
  • Eric Clapton gravou Little Wing, com os Dominos e Duane Allman, (EC, Jimi e Duane eram considerados os três melhores do mundo, na época) como tributo para Hendrix. Quando o disco saiu, Jimi já estava morto. Executar Little Wing nos shows passou a ser uma catarse para Eric. Jimi havia gravado Sunshine of Your Love do Cream.
  • Jimi possia uma caixinha de drogas, que ele apelidou de "Drope Box", e que segundo ele era da onde vinha a inspiração para tocar. "Foxy Lady" é uma música em homenagem a caixa.
  • Quando nasceu, Jimi Hendrix foi chamado por sua mãe de Johnny Allen Hendrix; entretanto, após o pai de Jimi levá-lo consigo, decidiu registrar o garoto - isto já em setembro de 1946 - com o mesmo nome de um irmão, falecido na década de 20, chamado James Marshall Hendrix. Mas, ao contrário do que alguns pensam, a lendária fábrica de amplificadores Marshall, não deram nenhuma inspiração em Jimi, pois estão em atividades desde o ano de 1962.
  • Brian Jones foi um dos primeiros amigos que Jimi Hendrix fez quando foi morar em Londres. Mick Jagger e Keith Richards, que estavam dando um "gelo" em Brian, odiaram Hendrix de cara visto que suas respectivas, Marianne Faithfull e Linda Keith, mostraram-se muito interessadas no guitarrista americano
  • "Música me faz sentir o máximo no palco, e isto é verdade. É como ser um viciado em música." (Jimi Hendrix)
  • Reza a lenda que um dos primeiros encontros entre Jimi Hendrix e os Beatles aconteceu nos estúdios londrinos da Polydor, no princípio de 1967. Hendrix gravava seu álbum de estréia, "Are You Experienced?", e os Beatles esboçavam os primeiros traços de "Sgt. Pepper's...". Esse suposto encontro teria sido um dos estopins do nascimento de algo único na história do rock, o psicodelismo.
  • Reza a lenda que HENDRIX morreu sufocado com seu próprio vômito após uma overdose de vinho tinto e medicamentos. Muitos de seus fãs acreditam que HENDRIX se suicidou, porém recentemente seu ex- roadie James ‘Tappy’ Wright, escreveu um livro chamado "Rock Roadie" no qual revela que HENDRIX foi assassinado por Michael Jeffery, seu empresário na época, e sua morte foi resultada por um esquema de seguro. JIMI HENDRIX faleceu no dia 18 de setembro de 1970 aos 27 anos.
  • Uma das maiores lendas da história do Rock é a que diz que Jimi Hendrix teria se oferecido para integrar o Emerson, Lake and Palmer, e que o trio teria recusado o convite! Pura ficção: quem foi efetivamente convidado para integrar o que viria a se tornar o trio foi o baterista Mitch Mitchell, amigo de Keith Emerson (e neste caso, o trio acabaria se chamando Emerson, Lake and Mitchell!). Porém, logo depois decidiu-se que quem ficaria com as baquetas seria Carl Palmer. Na época, Keith Emerson era alcunhado pela imprensa britânica como o "Jimi Hendrix dos teclados", e Mitch acabou comentando com Hendrix sobre a possibilidade de uma "jam" com Keith, ao que o guitarrista concordou, e disse que quando possível, gostaria sim de dividir o palco com o tecladista, numa das costumeiras jam-sessions que fazia com inúmeros músicos, mas não mencionou nada sobre ingressar na banda!. Entretanto, com a morte de Hendrix em setembro de 1970, o encontro acabou não vingando.
  • A única condição que Jimi Hendrix exigia para ir para a Europa, era conhecer pessoalmente Eric Clapton. Eric e Jimi foram apresentados por Chas Chandler, baixista dos Animals. Jimi tocou num show do Cream no Polytechnic em 01/10/66. Ele fez uma versão arrasadora de Killing Floor e deixou a banda impressionada pelo seu jeito de tocar guitarra. Após o show encontraram-se num bar. Depois de beber e filosofar bastante, Jimi disse que admirava Clapton, beijou-lhe as mãos e disse: "acabei de beijar o mais maravilhoso irmão de alma da Inglaterra". Era o começa de uma profunda amizade entre ambos.
  • Jimi influenciou profundamente Eric Clapton, que começou a vestir-se e usar o cabelo como Jimi. Adotou um estilo de tocar mais relaxado. O Cream fez Sunshine of Your Love em homenagem a Hendrix.

Mais tocadas

Ouvir Jimi Hendrix Ouvir