×

Biografia de Jimmy Gnecco

No Brasil, ainda pouco se ouviu falar de Jimmy Gnecco. Mas o cantor e compositor americano, nascido na cidade de New Jersey, tem uma longa carreira. Com uma voz única, já foi comparado a artistas como Jeff Buckley (de quem inclusive foi muito amigo), mas logo provou que tem talento e carisma únicos. É um dos músicos mais completos de sua geração.

Tudo começou em 1992, com a fundação da banda de rock alternativo Ours. Como frontman, Jimmy liderou o grupo e assinou a composição de todas as músicas.

O primeiro álbum do Ours foi gravado em 1994, com o nome de "Sour". Na verdade, nunca foi lançado oficialmente, era um raro material que podia ser encontrado apenas em versão fita cassete. Pouco depois, em 1997, o grupo assinou contrato com a gravadora DreamWorks Records.

Em 2001, saiu o primeiro disco oficial: "Distorted Lullabies", seguido por "Precious" (2002) e "Mercy (Dancing for the Death of an Imaginary Enemy)", este último lançado pela gravadora Columbia.

Apesar do sucesso que a banda Ours começava atingir nos Estados Unidos, Jimmy Gnecco decidiu reincidir o contrato com a grande gravadora e investir na carreira solo. Ele não estava satisfeito com a forma que seu trabalho estava sendo conduzido. Muitas músicas que gostaria de ter gravado nos três primeiros CDs, ficaram de fora. Isso fez com que repensasse o grupo e tomasse novas decisões.

Após assinar um contrato com a gravadora independente Bright Antenna, em 2010, Jimmy Gnecco lançou o CD "The Heart". Além de compor todas as músicas, ele também tocou todos os instrumentos. Um álbum bastante intimista, com letras que evocam a dor da perda. A mãe de Jimmy estava gravemente doente na época de sua produção, vindo a falecer em novembro de 2009.

Em novembro de 2011, Jimmy Gnecco relançou o CD "The Heart", com o nome "The Heart X Edition". Todas as músicas receberam um novo arranjo, com uma versão mais pesada e participação do guitarrista Static. Além disso, foi adicionada uma nova canção, "Bells".