×

Curiosidades sobre João Gilberto

Enviar curiosidade >
  • Em 1968, gravou Ela é Carioca, durante o tempo em que residiu no México.
  • João Gilberto tem, há muito, a reputação de excêntrico, recluso e perfeccionista. Não tolera celular, cochichos na platéia, ar-condicionado barulhento ou caixas de som desreguladas. Continua a fazer (raras) apresentações, com enorme sucesso no Brasil e no exterior.
  • Nos anos 80 no Brasil, João Gilberto colaborou com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia (criadores, em fins da década de 1960, do movimento conhecido como Tropicália). Em 1991 lançou o disco João, que não tinha nenhuma composição de Tom Jobim. Ao invés disso, teve trabalhos de Caetano, Cole Porter e de compositores de língua espanhola. João Voz E Violão, lançado em 2000, assinalou um retorno aos clássicos da bossa nova, como "Chega de Saudade" e "Desafinado". O CD, uma homenagem à música de sua juventude, foi produzido por Caetano Veloso.
  • Seu esforço finalmente foi recompensado e, após conhecer Tom Jobim - pianista acostumado à música clássica e também compositor, influenciado pela música norte-americana da época (principalmente o jazz) - e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançaram o movimento que ficou conhecido por bossa nova.

Mais tocadas

Ouvir João Gilberto Ouvir