×

Biografia de John Norum

John Norum (NOR) - Heavy Metal_Hard Rock

John Terry Norum nasceu no dia 23 de fevereiro de 1964 em Vardö, Noruega, mas se mudou para a Suécia com apenas um ano e cresceu em Upplands Väsby, um subúrbio de Estocolmo.

Com doze anos começou a tocar guitarra, influenciado por Deep Purple e Kiss. Seu talento já era nato, e com quatorze anos, seu padrasto Thomas Witt (gerente da antiga CBS, na Suécia) levou John para gravar com Eddie Meduza, um rockstar sueco. John gravou um álbum "Punkjävlar", e saiu em turnê pela Suécia. O álbum chegou a disco de ouro na Suécia, mas John, não satisfeito em tocar punk saiu da banda e decidiu seguir seu próprio caminho, ou seja, voltar ao som pesado de Deep Purple e outras bandas.

John Norum ficou completamente fascinado após ouvir Thin Lizzy e UFO, e consequentemente passou a ser um grande fã de Gary Moore e Michael Schenker. Ele formou o WC, que depois viria a se tornar Force (já com Joey Tempest).

A banda participou e ganhou um campeonato sueco de rock de 1982, com John Norum eleito melhor guitarrista e Joey o melhor vocalista. Durante a competição a banda mudou o nome para Europe, nome que entraria para a história do hard rock quatro anos depois.

O prêmio do campeonato foi a gravação de um álbum de estúdio pela gravadora Hot International, e Thomas Erdtman passaria a ser o empresário da banda (desafeto de John Norum).

O album "Europa" foi lançado em fevereiro de 1983. Gravado em apenas uma semana, chegou ao top 8 sueco, e a música "Seven Doors Hotel" alcançou o top 10 japonês. 35.000 cópias saíram nos primeiros meses somente na Suécia. Após a turnê, John Norum tocou na excursão com a banda de Eddie Meduza.

Em Fevereiro de 1984 "Wings Of Tomorrow" saiu já com 70.000 cópias somente na Suécia, visto que a banda começava a se tornar muito popular no cenário sueco, fazendo turnês pelo país e tendo seus shows exibidos na TV sueca.

Em 1985 o Europe participou do filme sueco "On The Loose", aonde Joey atuou como ator. A banda saiu em turnê especial, com shows na TV e ganhando o título de melhor banda de rock sueca.

A banda assinou contrato com a Epic e
o álbum "The Final Countdown" foi gravado na Suíça no final de 1985, mas atrasou devido a sérios problemas na voz de Joey (que so gravaria os vocais em fevereiro de 1986).

Em maio de 1986, o álbum "The Final Countdown" já saiu com 100.000 cópias na Suécia em poucos dias. O sucesso era cada vez maior, e rapidamente foi alcançando os tops de todos os países da Europa, no Japão, E.U.A e resto do mundo. Mas estranhamente a turnê acabou atrasadíssima. O motivo foi uma série de divergências entre John Norum e Thomas Erdtman, o que levou o guitarrista a decidir abandonar a banda no auge do sucesso do Europe, logo após os shows no Japão em setembro (porém a mídia só soube em outubro). John só tocou na Suécia ao vivo, pois a banda adiou a turnê mundial para 1987. Em outubro a banda saiu para amostras em play-back na TV pelos países europeus, e John Norum se despediu na Holanda.

John Norum decidiu fazer carreira solo e fazer sucesso fora do Europe. Em outubro de 1987 veio "Total Control", que foi um sucesso na Suécia. John Norum levou todos os prêmios das revistas especializadas em guitarra e em rock do país em 1988.

Durante a turnê, a banda de John Norum chegou a abrir o show de Ace Frehley no Hammersmith Odeon, em Londres. Em Londres John encontrou-se com Glenn Hughes pela a primeira vez e começaram um projeto, chegando a tocar ao vivo em Estocolmo, porém Glenn saiu do projeto (problemas com drogas).

O talento de John Norum visto nos álbuns com Europe e com seu primeiro álbum solo despertou o interesse do vocalista Donald Dokken, da banda americana Dokken, que acabou em 88. John foi chamado, e era sua grande chance na América.

Don não poderia seguir sua nova banda com o nome de Dokken (devido a direitos autorais de outros membros), e então "Up From The Ashes" saiu como álbum de Don Dokken em 1989. Eles saíram em turnê até o início de 1991, terminando no Japão. Em 1990 John Norum lançou um álbum solo ao vivo (gravado em 1988), "Live In Stockholm".

A parceria enter Norum e Hughes voltou em 1992, e eles gravaram o álbum "Face The Truth", considerado por muitos o melhor trabalho de Norum. John ajudou Hughes em algumas músicas de seu álbum "Blues", lançado no mesmo ano.

Em 92 ainda, o Europe acabou e Joey Tempest o chamou de volta, mas John Norum se recusou. Em agosto eles chegaram a tocar juntos num festival sueco (desde 1989 John Norum não ia à Suécia).

Em 95, o álbum "Another Destination" saiu, e logo uma turnê saiu na Suécia. No mesmo anos ele se casou em Las Vegas com a guitarrista Michele Meldrum. Ainda em 1995 John chegou a tocar com Carmine Appice numa parceria ao vivo.

Em dezembro de 1996, o álbum "Worlds Away" saiu e mais uma turnê na Suécia. Durante a turnê o show no Japão foi gravado, para mais tarde sair o álbum "Face It Live 97", segundo álbum ao vivo. No fim de 1997 John Norum fez 15 shows com Dokken nos E.U.A, substituindo George Lynch que havia deixado a banda.

Em 1998, John Norum saiu em mais uma turnê, agora na Suécia. De última hora, foram os "headliners" do Sweden Rock Festival (pois o Van Halen desistiu). Em 98 também houve rumores de que John iria tocar com o UFO, mas após Michael Schenker saber dos boatos, retornou à banda.

Em 1999 outra turnê especial, mas agora com o guitarrista Brian Robbertson, tocando músicas do Thin Lizzy pela Escandinávia. Na virada do milênio, John Norum participou da apresentação do Europe para a TV sueca (fazia 14 anos que ele não tocava com o Europe).

Em 2000 John Norum mais uma vez se juntou ao Europe, desta vez no Hard Rock Cafe de Estocolmo. Apesar de se encontrarem por duas vezes ainda não tinham acertado a volta da banda.

Neste ano saiu o último álbum solo de Norum até 2005, "Slipped Into Tomorrow". Mais uma vez John Norum voltou a ser "headliner" do Sweden Rock Festival, desta vez acompanhado de Brian Robbertson.

Em 2001 John Norum se juntou ao Dokken outra vez, mas desta vez em definitivo. Fizeram uma turnê em 2001 pelos E.U.A. Em 2002 lançaram um álbum "Long Way Home", e mais uma turnê se sucedeu por E.U.A e Europa. No show na Inglaterra John Norum quebrou o braço e teve de abandonar a banda (as relações com Don também já estavam comprometidas antes)

Finalmente em 2003 o Europe anunciou o retorno das atividades, e depois de 17 anos John Norum retornava à banda. Ele recusou uma proposta do UFO antes de se juntar ao Europe.

Em 2004 a banda fez uma turnê de reunião no verão e foram os "headliners" do Sweden Rock Festival. Em setembro saiu o novo álbum "Start From The Dark", com direito a turnê mundial e gravação de DVD. Em 2004 também nasceu o primeiro filho de John e Michele, Jake Thomas.

Em 2005 saiu o álbum "Optimus", novo solo de norum após cinco anos. Em 2006 o Europe lançou o álbum "Secret Society", e estão em turnê mundial.

Agora em 2007 John Norum lançará em setembro novo álbum solo. O título não foi divulgado, mas será seu primeiro álbum totalmente instrumental.