×

Biografia de Kamen Rider 555

Kamen Rider 555 (仮面ライダー555 <ファイズ> no original em japonês) ou Kamen Rider Faiz é uma das séries de televisão da franquia Kamen Rider, produzida pela Toei Company e exibida no Japão pela TV Asahi entre 2003 e 2004. A série nunca foi exibida por emissoras brasileiras, e é considerada por alguns fãs de Tokusatsu uma das melhores séries Kamen Rider, embora não haja um consenso sobre isso.

História
Um jovem sem muita perspectiva na vida Inui Takumi tem sua bolsa roubada durante uma viagem de moto e acredita que ela está com uma garota chamada Mari Sonoda. Ao encontrar Mari, os dois são atacados por uma estranha criatura, e durante o ataque, Takumi percebe que a bolsa em poder de Mari não é a dele. Dentro da bolsa há uma maleta com um cinto de transformação. Mari tenta usar o cinto mas não funciona com ela. Como último recurso, ela experimenta com Takumi, que acaba se tornando Kamen Rider Faizu.

Mari é filha adotiva do antigo presidente da megacorporação Smart Brain, controlada pelas criaturas, chamadas de Orphenochs. Os Orphenochs são mutantes que seriam um novo estágio de evolução da raça humana. Os cintos, inicialmente projetados para defenderem o Rei Orphenoch, foram entregues a membros do Ryuseiji Tutor, entre eles Mari, para se protegerem contra os Orphenochs. Inicialmente relutante, Takumi resolve ajudar Mari a enfrentar os Orphenochs. Ao chegarem em Tokio, Takumi e Mari conhecem Keitarou, um jovem dono de lavanderia que abriga os dois em sua casa.

Paralelamente, surge um trio de Orphenochs rebeldes, Kiba, Yuka e Kaido. Os três não obedecem as ordens da Smart Brain para atacar os humanos e garantir a perpetuação dos Orphenochs pelo planeta. Posteriormente surgem os Kamen Rider Kaiza e Kamen Rider Delta, ambos membros do Ryuseiji Tutor.

Os Orphenochs se dividem em duas categorias: os selecionados e os originais. Aqueles que morrem e ressuscitam como Orphenochs são considerados originais. Aqueles que são atacados por Orphenochs e não morrem, se tornam os selecionados.

A relação de adoção entre o antigo presidente da Smart Brain e Mary não é comum. Na realidade, ele criou uma instituição chamada Ryuseiji Tutor, na qual todas as crianças são seus filhos adotivos. Essa instituição, que tem como fachada um local que representa a nobreza e a caridade de seu fundador, na realidade faz parte de um projeto para a criação de Orphenochs. Os jovens foram submetidas à genes de Orphenochs e expostas à morte no "dia do ataque", mas a experiência deu errado e apenas Sawada reviveu como um Orphenoch.

Eles têm uma transformação Henshin pouco usual, usando um celular digitando um código (555 para Faizu e 913 para Kaiza. O código de Delta é 333, mas ele pode se transormar apenas por um comando de voz, 315 para Psyga e 000 para Orga). A série inclui um filme com final alternativo Kamen Rider 555: Paradise Lost.

A tecnologia mostrada na série é o ponto mais atrativo da história. Códigos de celular, Jatos, o modo como cada golpe, transformação ou módulo de luta é revelado e narrado pelas vozes eletrônicas do celular é algo realmente diferente e interessante.

Uma característica peculiar da série é que não apenas os protagonistas podem se transformar, qualquer Orphenoch (ex-humanos, que passaram por experiencias ou foram atacados por outros Orphenochs e não morreram) também podem usar os cintos. O Delta driver pode ser usado por humanos e fornece poderes para os usuários, mesmo que estes não estajam utilizando o cinto, enquanto o Kaiza e o Faizu só podem ser usados por Orphenochs. O cinto de Faiz repele aqueles que não forem Orphenochs, enquanto o Kaiza pode ser ativado por qualquer pessoa, porém caso o corpo não seja de um Orphenoch não suportará a transformação e voltará a sua essência(Torna-se pó).