×

Biografia de Karla Sabah

Karla Sabah, atriz, cantora brasileira de MPB e Drum'n'Bossa, cineasta, poeta e carioca, nascida e criada na Cidade Maravilhosa.

Em 1980 e 1981, cursou o Tablado na turma da Maria Vohrees, que a ensinou a consultar a memória afetiva. Depois, mais Stanislawsky na Uni-Rio (Universidade Rio de Janeiro), em 1983, onde cursou Licenciatura Plena em teatro, trabalhando por quatro anos no IBGE desde o Censo de 1980.

Estreou no teatro profissional no espetáculo infantil Adeus Fadas e Bruxas, de Ronaldo Ciambroni, vencedor do Prêmio Mambembe de 1982, considerado um dos cinco melhores espetáculos do ano. Depois, em Vidigal, Memórias de um Sargento de Milícias, de Millôr Fernandes (1982), conheceu Carlos Lyra e a sua bossa, que a fizeram enfrentar atrizes veteranas e Carlota Portela, coreógrafa, no gogó, para assinar, pela primeira vez, a carteira de trabalho como atriz de musical.

Na TV, participou de Salomé, Perigosas Peruas, Vale Tudo e, em Prova de Amor, teve a voz incluída na música de abertura da novela cantando O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. No cinema, atuou em Atlantis Ocean, de Chico de Paula e Bela Donna, de Fábio Barreto.

A vida de atriz e sua instabilidade latente, acabaram por levá-la por caminhos musicais e, durante o ano de 1984, como cantora solo do jingle publicitário A Moda Muda O Mundo, de Ricardo Barreto e Bernardo Vilhena, trabalhou como modelo exclusiva da Pró-Varejo, na campanha de lançamento da marca Alternativa Nativa, uma das ramificações da Mesbla, antes da extinção desta histórica loja de departamentos.

Mais tarde, em 1986, viajou pelo Brasil participando do trio Afrodite Se Quiser, onde estreou como cantora na mídia brasileira, participando de Buzina’s do Chacrinha, Perdidos na Noite, programas da Hebe, da Xuxa, etc., quando conseguiu um “gancho” para posar nua para a revista Playboy, em setembro de 1987.

A dupla Bad Girls (1992) e As Maskaradas (1996) composta com a cantora e também atriz, Danielle Daumerie, foi campeã na Sapucaí com a Mocidade Independente de Padre Miguel, arrematando várias capas de revistas e jornais populares.

Depois dessa fase "cantriz", mergulhou no mundo do video, em finishing houses, que mais pareciam naves espaciais. Começou nos computadores dos Estúdios Mega, de 1997 a 2005, fez cinema na New York Film Academy, no verão de 1998, ano de Copa do Mundo, e na UNESA (Universidade Estácio de Sá), de 2000 a 2003.

No percurso, participou de duas edições do Festival de Gramado: em 2003, Mal Secreto (2002) dedicado a Waly Salomão tendo Luiz Melodia como personagem principal, e em 2004 Namorada De Amiga Minha É Homem (2000) do grupo Os Anjos, primeiro video clipe roteirizado, dirigido e editado, inteiramente, por ela.

Sempre trabalhando e estudando muito, surgiram os DVD’s da Indie Records, desde o primeiro da Tribo de Jah 15 Anos Ao Vivo, ao novíssimo Padre Fábio de Melo Eu E O Tempo, na LGK Music de Liber Gadelha, passando por Jorge Aragão Ao Vivo Convida, Alcione, Faz Uma Loucura Por Mim, Alceu Valença Em Todos Os Sentidos, Luiz Melodia Ao Vivo Convida, e todos os DVD’s do Grupo Fundo de Quintal até hoje editados, fato que lhe possibilitou realizar seu primeiro media-metragem Isto É Fundo De Quintal, contando a história do grupo.

Neste ínterim, realizou inúmeros videoclipes, curtas, comerciais, entrevistas, minidocumentários, que podem ser vistos em seu website. Entre seus projetos, a realização do docudrama Luiz Melodia - vida e obra, iniciado em 1999.

Paralelamente ao mundo da imagem, em 2004 gravou seu primeiro CD solo drum'n bossa e o segundo É Com Esse Que Eu Vou (drum'n bossa 2) em 2006, seguido do DVD de mesmo nome no ano seguinte, quando, pela primeira vez, dirigiu seu próprio produto. Daí em diante, envolveu-se novamente com a Poesia, na tentativa de compor as próprias canções, dando continuidade a tentativas anteriores, desde o Afrodite Se Quiser, quando gravou as primeiras composições.

Com o prêmio da ABRACI (2008), entregue na Academia Brasileira de Letras, ganhou seu primeiro livro de poemas, de onde estão sendo extraídas algumas letras de música, para Cala A Boca A E Me Beija (2009), título do CD e da parceria com o maestro Rildo Hora.

Para o futuro, o presente e cada momento que nunca pára, até o dia em que termine de contar sua história, que começa com "Rainha de Sabah", seu livro de estreia na poesia.

Karla tem uma pequena empresa chamada MedCINE para produção de vídeos científicos, onde também cedo espaço para terapias alternativas como yoga, meditação, massagens e consciência corporal.