×

Biografia de Kátya Teixeira

Cantora, compositora e instrumentista, fortemente influenciada pelo folclore e pela música latino-americana a proposta musical de Kátya Teixeira é a de pesquisar e mesclar a cultura dos povos de todo o mundo como um reflexo de Brasil.

Neste trabalho de garimpagem e alquimia musical, nota-se elementos de uma lírica compreensão do homem e da terra. Apresenta um repertório variado, harmonizando voz, violão e rabeca, acompanhada de violões, viola caipira, bandolim e percussão, obtendo assim timbres e nuances, num espetáculo de grande beleza.

Kátya Teixeira é uma pesquisadora da cultura popular. Seu trabalho muito singular de recolhimento do folclore de várias regiões brasileiras, uma voz forte e bonita, transmite uma alegria de viver em sua música recheada de vários brasis.

Katia tem dois discos lançados Katxerê e Lira do Povo, dois lindos discos que em seus lançamentos concebem um belo encarte com informações que incitam quem gosta de pesquisar a origem do que está ouvindo comprar o disco, talvez essa uma sugestão pra manter o cd vivo em tempos de internet, mas os disco tambem podem ser baixados de seu site.

Kátya faz shows acompanhada do violeiro Ricardo Vignini, excelente instrumentista, utilizando violas de 10 cordas e uma viola de cabaça que ele chama de cabacítara com som de cítara indiana, uma surpresa fantástica que ilumina ainda mais a bela voz de Kátya, dando um clima oriental pras cantigas portuguesas e folcores da várias regiões, a cabacítara
deu uma dimensão universal ainda maior ao universo de cantigas populares.

Kátya utiliza um chocalho venezuelano, feito por índios entoa em certo momento do show cantos indígenas onde ela praticamente incorpora uma índia, dançando como se realmente estivesse em um ritual em uma aldeia.

A homenagem a Mercedes Sosa, influência da cantora vem de forma violada em músicas como "Sueño com serpientes" de Silvio Rodrigues entrelaçada com outros clássicos de La Negra.