×

Biografia de Keter

Formada no ano de 2004 em Salvador – BA, a Keter surge com o primordial intuito de fazer um metal rápido, direto e pesado. Conta com Bawdy no vocal, George Lessa e Yury Duplat nas guitarras, Fagner Nascimento no baixo e Renato Corpse na bateria. Não tardou para surgir a oportunidade da primeira apresentação em um evento de grande porte.

Em fevereiro de 2005 a Keter “destruiu” o “Palco do Rock”, festival que ocorre durante o período de carnaval, sempre contando com a participação de bandas de todo o país e milhares de pessoas presentes no decorrer dos dias de realização do evento. Foi um show muito importante para a banda, mostrando aos presentes a sua doentia influência do Thrash e Death Metal.

Ocorre a primeira edição do “Cajazeiras Metal Fest”. A banda participou dessa primeira edição do evento, que hoje está entre os mais importantes do underground de Salvador. Nesse mesmo ano a Keter tocou em alguns eventos em Salvador, fazendo também suas primeiras apresentações fora da cidade, em Alagoinhas – BA e Lauro de Freitas – BA.2006 começa com outro evento de grande visibilidade.

Em fevereiro, a convite da ACCR-BA, a banda participa do “Festival de Verão Salvador” sendo a única representante do metal extremo no evento. Fora a Keter, a única banda metal de gênero mais pesado a se apresentar no festival foi o Sepultura. As apresentações ocorreram em ocasiões diferentes. Assim como no ano anterior, a rotina assídua de shows foi mantida. Finalizada em dezembro, com um show aterrador no Idearium Bar.

Em 2007 a Keter continuou a trabalhar de forma sincera e sem descanso. Apresentou-se no “Salvador Festival”, evento que contou com bandas de todo o Brasil, novamente sendo a única representante do metal extremo em uma produção de grande evidência na cidade. No término de 2007 e início de 2008, ocorrem apresentações, respectivamente, em Ilha de São João e Simões Filho, região metropolitana de Salvador. Novamente a banda toca no “Cajazeiras Metal Fest”, que já estava na sua terceira edição.

O ano de 2008 foi o mais produtivo em termos de lançamentos. Em junho é lançada a primeira Demo e em agosto o Vídeo Clipe da música “Insanidade”. O show de lançamento do Vídeo Clipe foi realizado no antigo Teatro da Praia, onde respeitados nomes do cenário underground já se apresentaram. Entre eles o Andralls, Claustrofobia e Drowned. A banda manteve sua rotina assídua de shows, fazendo 15 datas na capital.

No início de 2009 a Keter lança um EP Ao Vivo, intitulado “Caçadores das Trevas”. Para esse lançamento a banda tocou em um show na casa de eventos Boomerangue, local bastante requisitado e onde ocorreu o ultimo show de Blaze Bayley (Ex-Iron Maidem), em Salvador e o Malefactor, banda da capital com mais de 17 anos de estrada que também já passou pelos palcos da casa.

O áudio do material foi capturado durante o show de lançamento do Vídeo Clipe da banda. O EP teve uma ótima receptividade do público, esgotando rapidamente a pequena tiragem de 200 cópias. Fez-se necessário a produção de mais cópias do material devido à crescente procura pelo mesmo. Ainda em fevereiro a banda tocou novamente no “Palco do Rock”, fazendo valer a espera do público pela apresentação da banda.Abanda pela segunda vez foi encarregada de encerrar a noite.

Nessa edição do evento a Keter foi premiada em duas categorias (Melhores materiais enviados a curadoria – Vídeo Clipe da música “Insanidade” / Guitarrista destaque – George Lessa). Já em abril ocorre o primeiro show da Keter em Feira de Santana – BA, o que veio a ser mais uma ótima experiência no caminho percorrido pelo grupo. No momento, maio de 2009, a banda esteve em estúdio para a gravação do seu primeiro Full-length e está em curso o planejamento de datas fora da Bahia, ainda em 2009.