×

Biografia de Kittie

Kittie é uma banda de New Metal canadense de London (Ontário). Foi formada em 1996. A banda passou para o sucesso em 1999, quando a faixa "Brackish" tornou-se um hit único. A banda também apoiou, durante o início da década de 2000, o Slipknot em turnê pelo Reino Unido, abrindo-lhes vários concertos aumentando a popularidade da banda.

ORIGEM DO NOME:
O nome "Kittie", explicado por Morgan Lander:

"Quando nós fomos a pensar em nomes para chamar a banda antes de nosso primeiro show, nós tínhamos decidido que queríamos algo completamente contraditória ao que a banda e o som da banda. Penso que escolhemos Kittie porque queríamos algo totalmente inesperado, algo que soou fraca, de modo que quando se ouve a banda pela primeira vez, seria um choque total. Penso que houve alguns outros nomes pussy sounding ... Tal como Swan ou Swansong (que é o que eu me lembro realmente querendo chamar a banda) ... Mas Kittie foi escolhido, e o resto é historia."

1996-2004
A banda canadense Kittie foi formada por Morgan Lander (vocal e guitarra), Mercedes Lander (bateria) - irmã da vocalista Morgan. Mercedes e Fallon se conheceram nas aulas de ginástica em 1996 e juntamente com Morgan começaram os ensaios fazendo covers de Nirvana e Silverchair. "Eu cresci muito com tudo isso" diz Mercedes. Fallon completa: "Eu encontrei uma música legal tocando com elas". A banda precisaria de uma baixista, e foi assim que chamaram Tanya Candler. Nascia então a banda "Kittie" em setembro de 1999. As músicas começaram a surgir e Tanya escreveu e colocou sua voz na versão original de "Paperdoll" que só é encontrado em antigos registos da banda, já que a versão atual é cantada por Morgan.

Por motivos desconhecidos Tanya não durou muito em Kittie, sendo substituída por Talena Atfiled e se envolvendo com uma banda chamada "Candy Darlings". Com a entrada de Talena, a formação atual do Kittie estava pronta.

Segundo elas, nunca ficaram dançando semi-nuas para o time do colégio, não estão incluídas no sonho americano de vender milhões de discos e muito menos entrariam em um palco para cantar "Hit me baby, one more time" - "Somos mais maduras que isso!" - referência à cantora pop Britney Spears. "Não temos nada contra Britney, não estamos falando mal dela, nós só não queremos ser como ela!" esclarece Mercedes. Morgan completa "Comparar nossa banda com Britney é a mesma coisa que comparar o preto com o branco."

A definição para o som da banda seria uma mescla de glam, New Metal e Death Metal, mostrando uma brutalidade verdadeira igual à sua realidade obscura. "Percebo às vezes que as pessoas não entendem o que estamos fazendo e de onde viemos, por isso fiz a música 'Do you Think I´m a Whore?' onde falo de mim e do jeito que os outros estão me vendo. É o preço que se paga ao entrar em um meio que até pouco tempo atrás era exclusivamente masculino." diz Morgan.

"Nós mostramos uma atitude pesada tanto no palco como em estúdio e as pessoas não esperam isso de uma banda formada só por garotas. É por isso que 'Spit' é minha música preferida. Falo sobre aquelas pessoas que nos julgam antes de escutar nossa música. Quando entramos no palco as pessoas ficam com aquele ar desconfiado esperando as Spice Girls ou coisa do tipo. Minutos depois que o show começa todos estão pulando, gritando e fazendo mosh!" diz Mercedes.

Na composição das músicas, segundo elas tudo é natural. "Nós não queremos fazer um som parecido com o de outra banda. Todas as idéias surgem naturalmente, simplesmente acontecem. A faixa 'Paperdoll' por exemplo foi uma das primeiras músicas do nosso CD, mas nela passamos uma mensagem. Queremos acabar com aquela imagem de que a mulher sempre é indefesa." fala Morgan.

Sendo uma banda bastante comentada e com um CD bastante divulgado, fizeram uma turnê abrindo os shows do Slipknot. Foram a primeira banda confirmada no Ozzfest 2000 e sua música "Spit" foi usada nos comerciais da Playstation "ECW Hardcore Revolution".

Mas nem tudo estava bem para as garotas do Canadá. Mike Cox, baterista do Coal Chamber, falando numa entrevista do cimo do seu elefante privado, falou em uma entrevista que o Kittie é uma banda "vendida", que os pais delas escrevem todas as músicas e que pagaram para excursionar com o Slipknot e terem suas músicas executadas nas rádios.

Depois de ter sido cancelada a turnê junto com o Pantera por causa do acidente com o vocalista Phil Anselmo, elas entraram em turnê com o Mudvayne e Nonpoint.

A banda lançou um ep "Paperdoll Ep" em dezembro de 2000, com faixas ao vivo, uma faixa remixada e o clip da música "Charlotte".

Em 2001 a banda preparou - se para lançar seu segundo cd oficial, com o nome de "Oracle". Fallon deixou o grupo sem dar muitas explicações e começou um novo projeto chamado Amphibious Assault.Em seu lugar entra Jeff que tem um outro projecto os Thine Eyes Bleed, antigo professor de guitarra das delas.

2002 chega e a banda começa novos shows e turnês pelo mundo. De repente é anunciado no site oficial que a baixista Talena saiu da banda. Novamente sem muitas explicações para o ocorrido, a banda chama Jennifer Arroyo (ex-Spine) para ocupar o posto de baixista. Em junho a banda começa uma turnê pela europa onde inclusive toca em algumas datas do Ozzfest europeu. Mais tarde seria a vez de Jeff sair e Liza Marx assumir as guitarras.

Em 2004 Kittie lança o seu 3º álbum Until the End.

2005-2007
Até março de 2005, foram assinadas a Kittie Artemis Records , mas devido a "uma proposta de alteração ao orçamento para a gravação enquanto se aguarda o quarto álbum Kittie". Os problemas entre o grupo e a gravadora tinha sido por muito tempo. Em março de 2004, Artemis e Kittie veio para fora do tribunal, uma resolução sobre royalties não pagos e 11 por incumprimento de contrato Artemis.

Em Março 23 de 2005 Morgan Lander fez um post que indica que ambos Lisa Marx e Jennifer Arroyo tinha deixado a banda. Jennifer Arroyo's foi amigável, enquanto Lisa Marx's foi uma surpresa. Tal como acontece com Talena Atfield da partida a partir da banda, razões financeiras foram citadas, e, no caso de Jennifer Arroyo, o desejo de trabalhar fora de Kittie a tempo inteiro, foi um factor adicional. Jennifer Arroyo iria para se juntar ao Billy Graziadei de Biohazard para formar Suicide City.

Em 2005 Kittie acrescentou dois novos membros: Tara McLeod, na guitarra, e Trish Doan, no baixo. 2005 também trouxe a estréia de Morgan e Mercedes "linha vestuário, Poisoned Black .

Em 7 de fevereiro de 2006 Kittie liberou oNever AgainEP através de Rock Ridge Music. Também em 2006, vocalista Morgan Lander fez vocais para a música "It Turns to Rust", do álbum "In the Arms of Devastation", dabanda de death metal canadense Kataklysm.

Em maio de 2006 Kittie anunciou para criar sua própria gravadora, "Kiss of Infamy Records", que incluirá a distribuição por grandes rótulos IME. O nome do marcador foi mais tarde alterado para o X of Infamy previamente anunciada a partir de Kiss of Infamy após receber um cessar-e-desistirem carta de advogados que representam Kiss Catalog Ltd. (o proprietário dos direitos de propriedade intelectual relacionados com o grupo musical Kiss) alegando que o Kiss of Infamy marca era "confusa similar" ao seu cliente da marca. O 4º álbum é intitulado Funeral for Yesterdaye foi lançado em fevereiro 20 de 2007 através de sua nova etiqueta.

Juntamente com o lançamento de Funeral for Yesterday foi anunciado por Morgan Lander que seria lançadoum DVD de 45 minutos junto com o CD.

Em 2007 o " Funeral for Yesterday Tour" vai correr a partir do início de fevereiro até o final de março. Outras bandas sobre o projecto de lei inclui Walls of Jericho, 36 Crazyfists, Dead to Fall, e In This Moment. O feedback positivo e de sucesso da turnê, encorajados a alargar a sua turnê em maio 2007, com Walls of Jericho.

2008
Em 4 de março de 2008 Kittie anunciou a saída da baixista Trish Doan devido a um transtorno alimentar. Trish Doan tinha sido diagnosticada com o transtorno alimentar - anorexia, que ela desenvolveu durante a gravação de "Funeral for Yesterday". Doan anda a combater contra a anorexia a dois anos.