×

Biografia de La Nueva Banda Timbiriche

O grupo, apadrinhado pelo cantor espanhol Miguel Bosé, lançou seu primeiro disco "Timbiriche" em 1982, sendo os integrantes originais Alix Bauer, Benny Ibarra, Diego Schoening, Mariana Garza, Paulina Rubio y Sasha Sokol.
Un ano depois lançam seu segundo LP "La Banda Timbiriche" e posteriormente "La Banda Timbiriche en Concierto". Nesse mesmo ano Erik Rubín se une ao grupo e lançam um novo disco: "Disco Ruido".
Algum tempo depois, os sete meninos passam também a atuar na peça de teatro "Vaselina", e como conseqüência lançam o disco "Vaselina com Timbiriche".
Em 1985 começa a evolução do grupo para um estilo mais adolescente, mas é em 1987 que acontecem as maiores mudanças. Dois integrantes deixam o grupo, Benny para continuar os estudos e Sasha para começar a sua carreira como solista. No lugar deles, entram Eduardo Capetillo e Thalia Sodi. É nesse ano, com o disco "Timbiriche 7" que a banda se consolida como grupo juvenil.
No final de 1987, Mariana sai do grupo para ser atriz de televisão e é substituída por Edith Márquez. A próxima a sair é Alix, em 1989, que decide deixar o grupo para preparar sua carrera como solista e em seu lugar entra Bibi Gaytán. Em 1990 saem mais dois, Thalia e Eduardo para seguirem carreira solo, sendo substituídos por Claudio Bermúdez e Patty Tanus, que alguns meses depois foi substituída por Silvia Campos.
A partir de 1990 Timbiriche não foi mais o mesmo, o grupo já não estava tão unido como antes e quase sempre faltava algum integrante nos shows e nas entrevistas, mas ainda conseguiram emplacar alguns hits e havia um novo estilo musical que mesclava dance, house e ritmos tropicais que não agradaram seu público fiel. Mas em 1991, com cinco novos integrantes: Tanya Velasco, Kenya Hijuelos, Alexa Lozano, Lorena Shelley e Daniel Gaytán (irmão de Bibi) começou mesmo a decadência do grupo. Não conseguiram nenhuma música de sucesso com o LP desse ano e, apesar de conseguirem emplacar um último hit em 1992, o grupo perdeu seu encanto e se desfez em 1994.
Em 1998, sem Erik Rubín, se reencontram os integrantes originais de Timbiriche no festival Acapulco 98. Por causa do éxito deste reencontro é lançado o dico "Timbiriche Sinfónico" com as músicas clássicas da banda e é planejada um turnê que se torna realidade em 1999. A turnê percorre todo o México e parte da América Latina, com records de audiência. É também lançado um disco ao vivo.
Seis dos sete membros originais (Paulina não participou) voltam a se reunir em 2007 para festejar o 25º aniversario da banda (30 de Abril de 2007). O grupo faz shows e lança dois cds: um antes dos shows e outro cd (duplo) do show.
Ainda com o mesmo objetivo, decidem lançar um grande convocatória para a formação de uma nova Banda Timbiriche, desta vez formada por seis jovens entre 15 e 22 anos. O processo é levado a cabo mediante um reality show chamado Buscando a Timbiriche: La Nueva Banda, no qual participam 30 jovens e conta con o aval dos criadores originais do conceito (Luis de Llano, Memo Méndez, Marco Flavio Cruz, Marta Zavaleta, Amparo Rubin e Kiko Campos) bem como dos seis integrantes do projeto Timbiriche 25 (Diego, Erik, Sasha, Alix, Mariana y Benny) que participam como jurados avaliando o desempenho dos aspirantes. Deste modo se busca que o conceito Timbiriche continue vivo entre a juventude latino-americana. Os jovens escolhidos para a Nova banda Timbiriche foram: Brissia Mayagoitia, Fernanda Arozqueta, Alberto Dogre, Gaby Sánchez, Eduardo Brito, Taide Rodríguez e Yurem Rojas.1 No dia 4 de maio de 2008 vai ao ar na XEW TV México o programa "Noche de Estrellas - El Adiós de Timbiriche", onde a banda se apresenta junta pela última vez na TV e declara não voltar a reunir-se mais. O programa teve a maior audiência no horário. No dia seguinte, 5 de maio, a banda faz seu último show no Foro Sol - Cidade do México - onde compareceram 50 mil pessoas.