×

Biografia de Lia Sabugosa

A presença feminina na nossa MPB tem sido marcante. Jamais poderemos esquecer a importância da nossa grande pioneira Chiquinha Gonzaga, que com talento e coragem abriu esse caminho. A era de ouro do rádio e em seguida a televisão nos trouxeram grandes cantoras que ao longo do tempo vão se tornando verdadeiras referencias para as novas gerações.

A Internet sem sombra de dúvida é uma valiosa ferramenta, que de forma democrática vem facilitando a vida da “cena independente” que muito mais que as grandes gravadoras tem revelado verdadeiros artistas.

Já conhecia há algum tempo a doce figura que é a Lia Sabugosa, o seu alto astral, sua beleza natural, sabia que ele cantava, mas quando parei pra ouvir o seu Cd tive uma grata surpresa. O timbre encorpado da sua voz empresta vigor às interpretações, a extensão vocal nos leva as alturas e a afinação nos traz a certeza do seu potencial.

Para formar o repertório não recorreu a medalhões, foi encontrando as canções como quem encontra amigos, foi descobrindo e cantando os compositores da sua geração. Dentro da sua própria turma foi achando os músicos, e mesmo aqueles que participaram como convidados, se tornaram parceiros e se envolveram de forma prazerosa, apostando no bom resultado do trabalho.

Lia é amante das novas tecnologias e com certeza tirou proveito disso para fazer o seu registro. A sua paixão pela música começou desde cedo e em casa, como ela mesma me disse. Teve com certeza grande influência da sua mãe Ana Sabugosa, que como produtora cultural participou ativamente da construção e consolidação das carreiras de grandes artistas.

Como quem sabe o que quer, é isso aí, Lia Sabugosa, “Pra quem quiser” ouvir e se admirar.

Por Moraes Moreira