×

Biografia de Lucia Moniz

Lúcia Moniz nasceu a 9 de Setembro de 1976, em Lisboa e, por ser filha de dois músicos, Carlos Alberto Moniz (famoso maestro açoriano) e Maria do Amparo, desde muito cedo esteve ligada à música. Foi logo aos seis anos de idade que ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, inciando, aos quatorze, os seus estudos de piano e violino.

Lúcia era ainda bastante desconhecida em Portugal quando, aos 19 anos, participou no Festival RTP da Canção com o tema “O Meu Coração Não Tem Cor” chegando, inesperadamente, à final, ocorrida a 7 de Março de 1996. Venceu o concurso, conquistando assim a representação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção onde é uma das melhores presenças nacionais de sempre.

Somente em 1999, porém, saiu o seu primeiro registo discográfico, entitulado Magnólia, por ser o nome da localidade estadunidense onde foi gravado, o qual incluiu ritmadas canções pop de estilo completamente diferente de sua interpretação na Eurovisão, em português e em inglês. Magnólia estabeleceu Lúcia como um nome dos mais promissores da música portuguesa, a saltar rapidamente para o topo das tabelas de vendas, rendendo-lhe disco de Ouro.

Já 2002 foi o ano da consolidação da carreira da cantora, que então regressou com novo álbum, chamado 67, composto por dez temas, eminentemente rocks, escritos por Lúcia Moniz em parceria com autores como Jorge Palma, João Gil, Pedro Campos e também Maria do Amparo (mãe da cantora).