×

Biografia de Luis Enrique

Luis Enrique Mejía López artisticamente Luis Enrique o "Príncipe da salsa" (nacido em 28 de setembro de 1962 em Madrid) cantor e compositor nicaragüense de Salsa. Naceu na cidade de Somoto, Madrid, Nicaragua. Começou a ser conhecido ao final da década de 80 e muito sucesso na década de 90.

Desde sua infancia em Somoto, Nicaragua, Luis Enrique esteve rodeado de uma familia aonde a música era primordial. Seus interesses em inovar e criar estava crescendo.

Entusiasmado em desenvolver-se, vai morar nos Estados Unidos no ano de 1978, mudando-se para a cidade de Los Ángeles. Inspirado pelos rítmos de jazz e o blues americano, foi agregando novos sons a suas composições.

Se presenta na cidade de Miami em uma audição para ser a voz líder de um grupo salsero, e onde gravou mais tarde, onde descubre sua ligação com a música tropical, que se transforma em sua primeira produção discográfica nos Estados Unidos: "Amor de medianoche", editado em 1987 pela Sony Discos. Outro dos momentos que foram importantes na carreira deste cantor foi a chegada, em 1988, a Porto Rico. Nesta terra grava a segunda produção titulada "Amor y Alegría", com sucessos imediatos como "Desesperado", "Tú No Le Amas, Le Temes", "No te quites la ropa" e "Compréndelo".

A partir dai a carreira de Luis Enrique ganha solides e seus novos discos se converteram em números de vendas: "Mi Mundo", "Luces del Alma", "Una Historia Diferente", "Luis Enrique Live" - gravado ao vivo pela Universal Amphitheater de Los Ángeles -, "Dilema" e "Luis Enrique", daí pra frente uma dezena de produções gravadas em Costa Rica, Venezuela, México e Porto Rico.

Seu talento também brilhou em produções de outras estrelas como "Abriendo Puertas", do disco de Gloria Estefan onde interpretou instrumentos de percussão do clássico "Mi Tierra". Fazendo dessa faixa,a primeira sensação e sucesso desse CD.

Por outro lado também trabalhou como arranjador musical na canção "María" interpretada por Ricky Martin, e em produções discográficas para Chayanne, Arturo Sandoval, Alex Acuña Collective Soul, entre outros.

Sua popularidade lhe permitiu ir mais longe, atuando no papel principal da novela "Al Son del Amor". Em meio de tanta popularidade conseguida, grava "Génesis", uma produção que o aproxima ao género pop, trascendendo as barreiras que impedem de fazer sendo consequente com um estilo e finalizando sua relação com Sony Discos.

Com Polygram Latina como sua nova gravadora, dois anos mais tarde lança "Timbalaye", deixando claro o amadurecimento conseguido por esse espaço de tempo, tanto como compositor, intérprete e produtor, permitindo que a influencia afrocaribeña que havia recebido voltaria a suas composições.

Com o novo milenio ao longo de cinco anos, Luis Enrique grava "otra vez salsa" de una manera inovadora, fresca, con um ritmo próprio estrelando seu próprio disco: Chazz Music, distribuida por WEA Latina. Assim o artista se compromete em sua totalidade com seus álbuns: nasce "Evolución" (2000) e logo "Transparente" (2002), cumprindo sua função de produtor, autor, arranjador, músico e intérprete sendo reconhecido.

En 2007 tirou a venda do álbum do género World music denominado "Dentro y Fuera" onde cabe destacar os sucessos: "Ay Amor", "Mañana Es Muy Tarde", "Yo Te Amé", etc.

Em 2009 retoma a salsa a tempo de completar o ¨Ciclos¨ album que produz o reconhecido músico Sergio George e que leva novamente Luis Enrique ao reconhecimento internacional.