×

Biografia de Marcelo Rios

Comemorando 10 anos de carreira, o cantor,compositor, violonista e intérprete mineiro, MARCELO RIOS, lançou seu primeiro CD,em show e noite de autógrafos na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes em Belo Horizonte/MG

O cantor, compositor, violonista e intérprete Marcelo Rios comemorou 10 anos de sólida carreira musical e lançou o seu primeiro CD “Tenra Melodia”. O show de lançamento foi no dia 30 de maio, sábado, às 20h, na Sala Juvenal Dias (Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Centro – BH – MG). O disco, no formato SMD, traz 14 músicas compostas pelo artista no decorrer de sua trajetória reconhecida pelos inúmeros shows em bares e eventos nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, além de premiações em Festivais de Música. No show do dia 30, Marcelo Rios (voz e violão) foi acompanhado pelos músicos Júlio Ramirez (violão solo) e Zeca Magrão (percussão).

O cantor, compositor, violonista e intérprete Marcelo Rios, mineiro de Pará de Minas, iniciou sua formação aos 12 anos de idade, apresentando-se na escola e em festas familiares. Realizou estudos de violão clássico e de teoria musical com Ana Paula Beligoli e Adonay das Neves, bacharéis em violão clássico pela UEMG. Aperfeiçoou sua técnica vocal com a professora Kátia Regina de Melo Couto (Babaya Escola de Canto), além de dedicar-se a cursos especializados, como os de História Comparada da Música, sob a orientação do professor Andersen Viana (Palácio das Artes/Fundação Clóvis Salgado) e Percepção Musical e Apreciação (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG). Nos 10 anos ininterruptos de atuação, sua carreira foi consolidada e reconhecida, com shows de repertório próprio e vasto acervo de músicas e canções nacionais, em Belo Horizonte , no interior de Minas e em outros estados das regiões sudeste e nordeste, além de contar com um seleto público de admiradores em Portugal e na França. O músico desenvolve projetos especiais, destacando-se, entre eles, Estrada Real, tema instrumental de sua autoria, escrito para violão, que foi escolhido para o vídeo documentário Garimpando Virtudes – Preservando a Tradição, apresentado em várias salas de cinemas do Brasil desde 2004. Marcelo Rios valoriza os festivais de MPB e já participou e conquistou prêmios em muitos deles, destaque para festivais de: Belo Horizonte, Contagem, São Sebastião do Paraíso, Itaú de Minas e Monte Sião, em Minas Gerais; Queluz, em São Paulo e Marica, Rio de Janeiro. Um dos vencedores do festival Circuito de Bar 2006, Marcelo recebeu o troféu em solenidade realizada no Palácio das Artes, quando apresentou a música “Tenra Melodia”, de sua autoria. Como convidado, Marcelo Rios tem participado de vários projetos musicais, incluindo-se o MPBH – A música abraça a cidade, com shows em praças públicas da Grande Belo Horizonte, sob patrocínio da Prefeitura Municipal; Quarta Cultural, em iniciativa da CBTU para apresentações musicais na estação central do metrô de Belo Horizonte; além de outros eventos culturais públicos e privados. Através de disco próprio dedicado a músicas infantis, o artista desenvolveu o “Canta Criança”, um projeto educacional nas escolas da rede pública e particular de Belo Horizonte.

“Tenra Melodia é um filho que nasce” (Marcelo Rios)

Lançado no formato SMD, o CD “Tenra Melodia”, de Marcelo Rios, traz no repertório, as canções autorais: Rua Safira, Bonito, Tenra Melodia, Poeira de Chão, Teu Cheiro, Sentimento, Onde está você, Pó de correr, Bar da Contria, Disposição, Menina do Norte, De vez em quando, Todos os Beijos e Morena. O disco, independente teve a produção de Marcelo Rios & Terezinha Friche e os apoios culturais da Faculdade ASA - de Brumadinho e Corumbá – Mineração Corumbá Ltda.