×

Biografia de Margarida Guerreiro

Margarida Guerreiro nasceu no Alentejo, terra onde os cantares tradicionais se estendem na planície e se enraízam no espírito das pessoas mais sensíveis. Guerreiro, cresce a ouvir estes sons juntamente com os discos de Amália Rodrigues que faziam parte da escolha de seus pais. E é assim a ouvir Amália que nasce a vontade de cantar. Este é o sentimento que a torna diferente, a junção da sua raiz popular com o misticismo do fado.

Em 1991 estreia-se num dos concertos mais importantes da sua vida, como fadista amadora fez a primeira parte de Amália Rodrigues (Cine Teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo) obtendo assim a bênção da Diva.
Seis anos depois conquista o primeiro lugar no concurso “Amália Clube de Fado“, do qual surge o seu primeiro registro fonográfico. De seguida é convidada a representar o Alentejo na Expo 98, também no Festival de Música Internacional el Hatillo na Venezuela, no Festival das 4 Cidades (Portugal), voz convidada do projeto “ Fado - Flamenco”.

Em 2003, Margarida é criticada por não ter no mercado um trabalho discográfico a solo, então decide reunir-se com músicos de grande importância no fado, Jaime Santos (viola) e Tó Moliças (Viola - Baixo), também Jorge Silva (guitarra portuguesa) e Susana Santos (Violoncelo) de onde surge o seu primeiro trabalho discográfico “Sal e Mel“ (Ovação).