×

Biografia de Maria Armanda

Maria Armanda, de seu nome completo Maria Armanda de Jesus Lopes, é uma cantora portuguesa, celebrizada pelo tema "Eu vi um sapo", que lhe viria a trazer a vitória no festival italiano de musical infantil Sequim de Ouro, em 1980.

Com 4 anos, Maria Armanda já cantava e a dançava. Em 1979, foi convidada a participar na primeira Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz. A vitória na competição nacional foi do tema "Eu vi um sapo", uma música de César Batalha, com letra de Lúcia Carvalho. Foi lançado um single com a versão do Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras desse mesmo tema.

A canção foi a escolhida para representar Portugal em Bolonha, na edição de 1980 do Sequim de Ouro, festival italiano da canção infantil a favor da UNICEF, e Maria Armanda foi a grande vencedora com "Ho visto un rospo", versão italiana da mesma. Foi editado o disco "Eu vi um sapo", com a participação do Piccolo Coro dell'Antoniano.

Em 1981, continuou a sua carreira com o lançamento de um novo single, com os temas "Escola é vida" e "Balão azul". Também foi lançado o álbum "Maria Armanda (A Kikas)".

Para a CBS, lançou, em 1986, o single "Mamã tens razão". Após a carreira musical terminar, chegou a apresentar um programa infantil numa rádio local. Continuou a dar espectáculos até aos 20 anos.
Em 2 de Novembro de 2008, participou no programa "Minha geração", da RTP.