×

Biografia de Maria Guinot

Maria Guinot nasceu em Lisboa a 20 de Junho de 1945.
Inicia os estudos de piano com apenas 4 anos, ingressando, mais tarde, no Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Para além das aulas de piano, Maria cursou ainda Composição e Arte de Dizer.

Frequenta em simultâneo o curso liceal na secção de Germânicas e inicia os estudos de francês na Alliance Française. Frequenta ainda o Instituto Britânico, Alemão e Italiano aperfeiçoando assim os seus conhecimentos de línguas estrangeiras.

Graças ao seu trabalho «Debussy et son oeuvre» ganha uma bolsa de estudo concedida pelo governo francês e parte para Paris. A estadia em França influencia a sua visão e a sua música, reflectindo-se mais tarde nas suas composições e interpretações.

A gravação dos primeiros registos musicais aconteceu aos 21 anos com temas da sua autoria como Balada do Negro Só, Criança Loura, Silêncios do Luar, Escuta Menino ou ainda os temas em francês La Mére sans Enfant ou Toi Mon Ami. Seguiram-se participações em programas de rádio e televisão até que resolve interromper a carreira recentemente iniciada.

O grande regresso aconteceu em 1981 com a participação no Festival RTP da Canção onde se classificou em 3º lugar, com o tema Um Adeus, Um Recomeço. Este tema de Maria Guinot foi elogiado pela crítica que considerou a autora “uma artista de grande valor e qualidade”, como ainda recebeu louvores de um juri formado por jornalistas que não hesitou em afirmar que a canção de Maria Guinot era sem dúvida a melhor de todo o Festival naquele ano.