×

Biografia de Maria Helena Toledo

Irmã da cantora Rosana Toledo. Foi casada com o violonista Luis Bonfá, de quem foi parceira muito constante.

Iniciou sua carreira artística em 1947, como uma das integrantes da dupla Irmãs Toledo, juntamente com sua irmã Rosana. Em 1951, com a dissolução da dupla, mudou-se para o Rio de Janeiro. Nesse ano, gravou o primeiro disco solo interpretando a marcha "Confusão no salão", de Fernando Bachur.

Em 1959, voltou a cantar com a irmã, apresentando-se na TV Itacolomi (BH). Em 1960, gravou na Chantecler os pontos de macumba "São Jorge guerreiro", de J. M. Alves e "Pai Xangô", de Almerinda Fraga. No mesmo ano gravou seu primeiro disco com uma canção de sua autoria, "Me leva pra longe" (c/ Luiz Bonfá). Em 1962, gravou na Continental o cha cha cha "Corre coração", de B. Kaye, D. Hill e E. Lee com versão de Juvenal Fernandes. Nesse ano, casou-se com Luiz Bonfá, viajando com o marido aos Estados Unidos.

Em 1963, gravou mais dois pontos de macumba "Xangõ, rei da pedreira", de J. M. Alves e "Pai José", de J. B. de Carvalho. Nesse ano, suas composições com o marido Luiz Bonfá foram gravadas por ele e Caterina Valente, "Mania de Maria", "Sorrindo", "Se eu pudesse voltar", "Indiferença", "Melancolia", "Menina flor", "Reverso", "Saudade vem correndo" e "Cantiga da vida".

Como compositora teve entre seus parceiros Baden Powell, Chico Feitosa e Geraldo Vespar. Nos EUA, gravou os LPs: "Maria Toledo sings Bonfá", em 1962, "Jazz, samba, encore", em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e "Braziliana", em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott. Em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com "Dia das rosas", com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar. Em 1967, participou, também como compositora do II FIC, na TV Globo, com "Vem comigo cantar", com Luiz Bonfá e "Amada, canta", também com Luiz Bonfá.

No mesmo ano, gravou nos EUA o LP "Maria Toledo canta o melhor de Luiz Bonfá" no qual interpretou entre outras "Se eu pudesse voltar", "Oba-oba", "Mundo perdido" e "Samba de Orfeu".