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Biografia de Martha & The Vandellas

Martha and the Vandellas (conhecidas entre 1967 a 1972 como Martha Reeves and the Vandellas) estavam entre os grupos de maior sucesso da lista Motown durante o período de 1963-1967.

Em contraste com outros grupos da Motown, como The Supremes e The Marvelettes, Martha and the Vandellas eram conhecidos por um som de R & B mais difícil, caracterizado por "(Love Is Like a) Heat Wave", "Nowhere to Run", "Jimmy Mack" e, a sua canção mais famosa, "Dancing in the Street".

Durante seus nove anos de execução nas paradas 1963-1972, Martha and the Vandellas traçado mais de vinte e seis acessos e gravado nos estilos de doo-wop, R & B, pop, blues, rock e soul. Dez músicas das Vandellas alcançou o top ten dos R Billboard & B singles, incluindo dois de R & B number ones.

Doze canções the Vandellas, cartografado no Top 40 da Billboard Hot 100, com seis músicas de gráficos dentro do Top Ten, incluindo "Dancing in the Street", "Heat Wave", "Nowhere to Run" e "Jimmy Mack."

Em 2004, a revista Rolling Stone classificou Martha and the Vandellas # 96 em sua lista das 100 maiores artistas de todos os tempos.

Martha Reeves, nasceu em Alabama e na adolescência foi criada em Detroit, por sua avó que a levava a igreja. Ao ir para a escola no sul de Detroit High School, ela foi treinada vocalmente por Abraham Prata, que também treinou a voz de futuros membros Supremes Florence Ballard e Mary Wilson e membro Milagres Bobby Rogers.

Em 1957, aos dezesseis anos de idade Martha juntou-se a Gloria Williams e Rosalind Ashford ambas com quinze anos de idade e a Annette Beard com quatorze anos, para formar The Del-Phis.

O grupo passou cerca de quatro anos atuando em shows de talentos, festas e eventos colégio privado e sendo treinado pelo futuro groomer Motown Maxine Powell no salão de Detroit de dança, o Centro de Ferris.

Quando o grupo decidiu dar uma pausa em suas atividades musicais, Reeves formou o Sabre-Ettes e se juntou ao Fascinations antes de retornar de volta para o Del-Phis e gravar o backup com o músico Mike Hanks (Detroit).

Após a realização de vários shows de talento, o grupo foi contratado para a filial, Xadrez Checkmate Records, com a liberação do registro, os Reeves-led "I'll Let You Know", que foi lançado em 1961.

Ganharam alguma atenção da gravadora Motown, após a compra Checkmate, o grupo, agora sob o nome The Vels, registrou a Williams levou-canção "There He Is (At My Door)", enquanto outro cantor Detroit, Saundra Mallett membro (futuro do grupo Motown O Elgins), cantada em "Camel Walk", este último no rótulo Tamla.

Após esses dois singles, Williams saiu do grupo e o grupo parou a gravação enquanto Martha Reeves decidiu cantar solo em casas noturnas de Detroit sob o pseudônimo de Martha LaVaille.

Ao executar a solo no Detroit Grand Vinte clube, Reeves foi convidada pelo produtor executivo da Motown o compositor / produtor William "Mickey" Stevenson para uma audição.

Reeves inesperadamente assumiu o cargo de secretária do rótulo depois de mostrar-se para um teste no dia errado. Por esta altura, Marta e suas colegas ex-Vells Ashford e Beard foram recrutados para realizar trabalhos de fundo para Marvin Gaye no seu segundo álbum, "That Stubborn Kinda Fellow.

Em 1962, quando Mary Wells perdeu uma sessão de gravação para gravar uma canção que Stevenson tinha escrito, ele recrutou Reeves para cantar a canção como uma demo. Stevenson trouxe Ashford e Beard, o trio gravou "I Have vou deixá-lo ir".

A resposta mais forte da canção convenceu o fundador da Motown Berry Gordy assinar o Vels para outra subsidiária da Motown, Gordy, como um ato de gravação profissional, em 21 de setembro de 1962, depois que Marta mudou o nome do grupo.

A história sobre a mudança de nome (de Martha and the Vandellas) é uma das mais interessantes. A parte Van veio de uma rua que Reeves viveu - Van Dyke Street, em Detroit - e a parte Della foi em homenagem a Della Reese (cantora, atriz e ministra evangélica), cantora favorita de Martha Reeves.

Após a sua assinatura ea logomarca da Motown Gordy, em 1962, Martha and the Vandellas conquistou o ouro com a sua segunda versão, a primeira composição e produção da equipe de roteiristas famosos, Holland-Dozier-Holland, intitulado "Come and Get These Memories".

Tornou-se o primeiro single das Vandellas Top 40, atingindo o número vinte e nove na Hot Billboard 100 e atingindo o número seis no R & B gráfico.

Seu segundo hit, "(Love is Like a) Heat Wave", tornou-se um recorde fenomenal para o grupo, atingindo o número quatro no Hot 100 e atingindo um número com o R & B singles durante cinco semanas.

Tornou-se seu primeiro milhão-seller e,eventualmente, o grupo ganhou seu único Grammy nomination Award for Best R & B Vocal Performance de um Duo ou Grupo.

O sucesso do grupo continuou com o seu Top Ten único segundo e terceiro Top 40 single, "Quicksand", que foi outra composição com Holland-Dozier-Holland e chegou ao número oito pop no outono de 1963.

Em 1964, Beard, que estava grávida de seu primeiro filho casou-se, e decidiu deixar sua carreira de cantora. Betty Kelly, ex-The Velvelettes, foi trazida para continuar a ascensão Vandellas.

Os próximos dois singles, "Live Wire" e "In My Lonely Room" (# 6 R & B Cashbox) tinham menos de singles de sucesso, não conseguindo chegar ao Top 40.

Entretanto, seu próximo single, "Dancing in the Street", levantou-se para # 2 no Billboard Hot 100 e também encontrou o sucesso global, atingindo o número 21 na parada britânica de singles pop em 1964.

Em 1969, "Dancing in the Street" foi reeditado e era muito ligado em estações de rádio. Não demorou muito para ser a música de pico na posição # 4 no Reino Unido, tornando-a uma canção de todos os tempos releases favoritos Motown única vez. A canção vendeu um milhão de cópias, e tornou-se um dos singles mais tocados da história.

Entre 1964 e 1967, singles como "Wild One" (E.U. # 34), "Nowhere to Run" (E.U. # 8; UK # 26), "You've Been in Love Too Long" (E.U. # 36), "My Baby Loves Me "(E.U. # 22, R & B # 3)," I'm Ready for Love "(E.U. # 9, R & B # 2, UK # 29) e "Jimmy Mack "(E.U. # 10; R & B # 1, UK # 21) manteve a Vandellas no mapa como um dos atos topo do rótulo.

A popularidade do Vandellas, ajudou o grupo a conseguir pontos no The Ed Sullivan Show, The Mike Douglas Show, American Bandstand e Shindig!. Ao longo deste período, o Vandellas também havia se tornado um dos mais populares do rótulo.

Em 1968, Motown lutava para encontrar um bom material para muitos de seus atos após a saída de Holland-Dozier-Holland, em 1969, e que de outro contribuinte Motown e mentor de Martha Reeves o William, conhecido como "Mickey" Stevenson.

Após os colaboradores do grupo sairem o Vandellas de algum modo continuou a encontrar o sucesso com o Richard Morris-produziu singles "Love Bug Leave My Heart Alone" (E.U. # 25, R & B # 14) e "Honey Chile" (E.U. # 11; UK # 30, R & B # 5) adicionado à sua lista já alargado de singles.

No verão do ano, se juntou ao grupo The Supremes, The Temptations, The Four Tops e Marvin Gaye no desempenho
no Copacabana embora muito parecido com álbuns do Four Tops e Gaye, o álbum ao vivo foi arquivado.

Naquele mesmo ano, as mudanças rótulo tinha começado a produzir efeitos, e CEO da Motown Berry Gordy concentrou grande parte da sua atenção na construção das Supremes e Diana Ross (carreira solo de germinação próximas que se seguiria em 1970).

O som Vandellas (e som de muitos atos Motown, com as excepções de Marvin Gaye, The Temptations e Stevie Wonder) sofreu, como resultado. Brigas internas também contribuiram para as crises do Vandellas. Houve casos em que as brigas entre Martha e Betty Kelly aconteceram no palco. Kelley foi demitida em 1970 e substituída por Lois, irmã de Martha Reeves. Simultaneamente, o nome do grupo foi oficialmente mudado para Martha Reeves and the Vandellas.

Em 1971, Martha teve um colapso nervoso e foi internada num hospital pisiquiátrico. Em decorrência desse fato o grupo Vandellas foi temporariamente dissolvido. Rosalind Ashford deixou o grupo para dedicar-se a profissão de enfermeira. Durante esse tempo, incluindo registros Vandellas "(We've Got) Honey Love", "Sweet Darlin" e "Taking My Love and Leaving Me", foram emitidas na ausência de Martha.

Reeves recuperou-se e retomou o grupo, onde Rosalind Ashford foi substituída por outro ex-membro do The Velvelettes, Sandra Tilley, e o grupo continuou a lançar álbuns e singles no início dos anos 70, embora não poderia reacender o fogo que tinha feito seus registros de sucesso nos anos sessenta.

Entre seus hits final dos anos sessenta foi "I Can't Dance That Music You're Playing", que trazia a cantora Syreeta Wright, cantando o refrão, e alcançou o número quarenta e dois anos.

Reeves teria odiado cantar a música "close to home/perto de casa". Em 1970, o grupo emitiu protesto a Motown devido a polêmica canção anti-guerra, "I Should Be Proud", que chegou a um modesto quarenta e cinco sobre o R & B Singles Chart. A canção foi incaracterística de The Vandellas e nada fez para promover o grupo. O flip-side Love "Guess Who" provou ser mais bem sucedido e foi tocado.

Em 1971, o grupo teve um modesto sucesso internacional com o Jackson 5-esque "Bless You" (produzido pelos produtores do Jackson 5 The Corporation).

A música alcançou o número cinquenta e três na parada de singles pop americana (pico maior de setenta Vandellas 'singles), e número vinte e nove sobre o R & B Singles Chart.

"Bless You" foi a sua primeira UK Top 40 hit desde "Forget Me Not", com a canção chegar a número trinta e três anos lá. "Bless You" se tornou hit Top 20 no Canadá. Era para ser o último na Billboard Hot 100 single de sucesso para o grupo. Depois de duas sucessivas 40 Top R & B singles, a balada "In and Out of My Life" (# 22 E.U. R & B) e Marvin Gaye cover, "Tear It On Down" (# 37 E.U. R & B), o grupo foi dissolvido depois de um concerto de despedida, realizado em Detroit no Cobo Hall em 21 de dezembro de 1972.

No ano seguinte, Reeves anunciou planos de iniciar sua carreira solo. Depois de viver o que ela chamou de "um estilo de rock & roll" da prescrição pílulas e álcool, Reeves em 1977, superando sua dependência tornou-se cristã.

Considerado por seu início e meados da década de 60, algumas das gravações populares the Vandellas
tornaram-se parte da cultura americana, com o seu nível de 1964, "Dancing in the Street", sendo o exemplo óbvio.

Uma das músicas mais populares na história do rock & roll, a música foi renovada várias vezes, incluindo uma gravação de 1982 ao vivo pela banda de rock Van Halen e um dueto famoso por roqueiros 1985 David Bowie e Mick Jagger, é considerado por muitos como o "Motown Anthem".

Outra canção de 1965, "Nowhere to Run" foi apresentada durante eventos desportivos de 1967, enquanto "Jimmy Mack" que inspirou Reeves foi chamado de "lenda virtual" do nome da canção.

Seus melhores hits em 1963, "Heat Wave", foi a primeira canção para representar o som da Motown ou "Sound of Young America" com sua chamada de doo-wop e vocais resposta, Backbeat evangélico e tons de jazz.

Com seus singles citados e outros subseqüentes, incluindo "I'm Ready for Love" e "Honey Chile", the Vandellas inspirou o grande número de grupos de meninas negras que os seguiram: The Emotions, Honey Cone, High Inergy, The Pointer Sisters, En Vogue e Destiny's Child.

"Dancing in the Streets", foi realizada mais de uma centena de vezes por o Grateful Dead, desde 1966.