×

Biografia de Mauro Motta

Esse cara pode não ser tão conhecido quanto devia. Mas, seu trabalho com certeza consta na vida de muitos brasileiros. É só observar os últimos vinte cds lançados pelo rei e constar no campo da produção seus créditos. Mauro da Motta Lemos é o produtor dos últimos vinte cinco anos dos discos de sua majestade musical, Roberto Carlos. Mas, seu trabalho vem de muito antes e o mais curioso é que ainda são modestas as informações na internet sobre esse grande profissional.

Consta que algumas das primeiras composições foram feitas com Raul Seixas, como o grande sucesso do Jerry Adriani Doce doce amor. Posteriormente compôs com mais frequência com parceiros como Robson Jorge, Eduardo Ribeiro, Isolda e Carlos Colla. A primeira canção que Roberto gravou foi Nosso amor, de 1977. Daí em diante, várias como Canção do sonho bom, De coração pra coração, Como eu te amo, Você em minha mente, Coisas que não se esquece, Eu sem você, Meu coração ainda quer você, Voltei ao passado, Eu me vi tão só, Prá ficar com você, Preciso de você, Quando o sol nascer, Quando vi você passar, Sabores, Se você pretende, Tanta solidão, Você mexeu com a minha vida e Tente viver sem mim.

Em 1971 compôs "Sheila", em parceria com Raul Seixas, gravada por Renato e Seus Blue Caps. No ano seguinte fez "Baby baby", com o mesmo Raul Seixas, gravada por Renato e Seus Blue Caps. Seu principal parcerio foi Robson Jorge com quem compôs entre outras, "Amanheceu", "Esqueça o que eu te fiz" e "Não diga nada", as três gravadas por Jerry Adriani. Fez parcerias também com Renato Barros e Rossini Pinto. Em 1982, Roberto Carlos gravou "Coisas que não se esquece", de sua parceria com Eduardo Ribeiro. No mesmo ano, produziu, com Roberto Costa, o disco infantil " A turma do balão mágico" primeiro de uma série que tematizava o programa infantil homônimo apresentado pela TV Globo. Em 1986, produziu, dessa vez sozinho, outro disco da série "A turma do balão mágico", no qual constaram 3 composições de sua autorria: "Roda, roda pião", parceria com Robson Jorge e Lincoln Olivetti, que abria o disco; "Boa vida", tema do gato Garfield e "Felicidade", as duas em parceria com Edgard B. Poças

Mauro também foi cantado por intérpretes como Fat Family (Fim de tarde), Elymar Santos (Escancarado de vez), Rosemary (Sem querer fui feliz), entre outros. Já trabalhava em alguns discos na década de 60, como do grupo Renato e seus blue caps. E foi crescendo como produtor e compositor, e por sua imensa contribuição à música brasileira.

Vive atualmente em Guapimirim, Baixada Fluminense, onde ajuda a levantar a cultura local.