×

Biografia de Mc Marechal

Rodrigo Vieira (Niterói, 1981), mais conhecido pelo nome artístico MC Marechal é um cantor de rap brasileiro. Iniciou sua carreira como MC no ano de 1998, tendo participado do extinto Quinto Andar e atualmente segue carreira solo.

Iniciou sua carreira em batalhas de MCs no ano de 1998, nas quais se destacava. Após, integrou o extinto grupo de rap Quinto Andar em 1999, junto com artistas como De Leve e Shawlin. No entanto, foi o primeiro a deixar o grupo, para seguir carreira solo; gravou com Marcelo D2 e Fernandinho Beatbox a música "Loadeando", que alcançou destaque nacional.

Conhecido nacionalmente por compor letras de espírito diferente da maioria dos rappers, Marechal ficou mais conhecido em 2005, quando entrou em uma rixa com o rapper paulistano Cabal.

Começou com Marechal gravando "Sua Mina Ouve Meu Rap", tendo a resposta por "Temporada de Caça" por Cabal. A rixa começou a ganhar ares mais pesados com as canções "Vai Tomar no Cu Cabal" e "Foda-se Dichinelo", de Marechal & Gutierrez e Cabal e P Rima, respectivamente. Está em um projeto para o lançamento de um álbum a quase uma década; no entanto, o single "Espírito Independente" foi o seu primeiro trabalho.

Marechal tem diversas afiliações com MCs, assim como Gutierrez, Marcelo D2, Rashid. O MC Emicida, lançou o EP Sua Mina Ouve Meu Rap Também, que faz alusão a letra escrita por Marechal onde ele ataca o rapper Cabal.

Conhecido por usar frequentemente a frase Um Só Caminho, Marechal também exerce a profissão de produtor musical. Resgatando as raízes negras do RAP, Marechal se auto-denomina um griot, os contadores de história que transmitiam a cultura oral africana para as novas gerações.

Lançou através de seu twitter oficial outro single, Sangue Bom, uma regravação da canção "Tem que ser sangue bom" com produção de Luiz Café. Também gravou outra versão da música "Sangue Bom" com a participações do Bonde da Stronda.